Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Vitamina D injetável: conheça os benefícios e as indicações

Vitamina D injetável: conheça os benefícios e as indicações

Vitaminas d injetaveis
8 minutos de leitura

A vitamina D injetável é uma das opções de tratamento para a deficiência do nutriente. É uma forma de oferecer a vitamina direto na corrente sanguínea. 

É um tratamento recomendado e aplicado por médicos quando há a necessidade da recuperação da saúde em menor tempo possível, ou para condições clínicas como fertilização in vitro e tratamentos dermatológicos.

Embora tenha um valor mais elevado em relação aos suplementos e medicamentos, as injeções podem ser necessárias em casos graves de deficiência, principalmente quando associados a outras doenças ou condições clínicas.

Existem vários protocolos de aplicação, eles se diferenciam em relação à concentração e formato bioquímico da vitamina D, periodicidade da aplicação e tempo do tratamento.

A escolha do protocolo depende das concentrações da vitamina no organismo e das outras condições de saúde da pessoa, ou seja, depende de cada caso. 

Quais são os benefícios da vitamina D injetável?

A vitamina D injetável tem a vantagem de oferecer o calcitriol, que é a forma ativa do nutriente ao metabolismo. Isso faz com que o resultado venha bem rápido porque elimina as etapas que a vitamina passa dentro do nosso metabolismo até chegar a sua forma ativa.
Para doenças graves e tratamentos específicos, a forma injetável pode ser a melhor opção. Nos demais casos, é recomendado repor o nutriente com o uso de alimentos fortificados e suplementos.

Para que serve vitamina D injetável?

A vitamina D injetável serve para a reposição do nutriente em casos de deficiência para tratamentos específicos e doenças graves. 

A sua recomendação para esses casos ocorre por fornecer a sua forma ativa da vitamina direta na corrente sanguínea.

Veja, a seguir, as conclusões das pesquisas que usaram essa forma para  tratar a deficiência no organismo humano:

  • Em Mulheres para Fertilização in vitro

Os estudos mostram que a deficiência do nutriente está associada com a redução de nascimento após fertilização in vitro.

Para mulheres que estão recorrendo à fertilização in vitro para realizar o sonho de ser mãe, é recomendado o uso de injeções de vitamina D que podem ajudar no sucesso da fertilização

Isso acontece porque a vitamina possui um formato bioquímico semelhante ao de hormônios sexuais.

A falta de vitamina D na gravidez aumenta a probabilidade de complicações como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto cesariana. 

  • Doença renal (Hemodiálise)

Pacientes com doença renal crônica que estão passando por hemodiálise, geralmente apresentam outras doenças e disfunções endócrinas que diminuem a sua qualidade e expectativa de vida.

Uma dessas comorbidades é o hiperparatireoidismo, disfunção endócrina tratável com a vitamina D injetável. A doença renal dificulta a produção do hormônio da paratireoide (PTH), problema que pode ser solucionado pela forma ativa da vitamina (calcitriol).

O uso da forma injetável também está relacionada com o aumento da expectativa de vida dessas pessoas. E não foi só isso, o grupo que recebeu a injeção ainda teve menor incidência de morte por doenças cardiovasculares.

  • Tratamento de verrugas recalcitrantes

A verruga é uma condição bem comum com várias opções de tratamento. Porém, a verruga conhecida como recalcitrante é recorrente e possui alta probabilidade de reaparecer após o tratamento.

Por isso, ainda é preciso buscar soluções mais eficientes para o tratamento desse tipo de verruga. As injeções são eficazes para combater as verrugas recalcitrantes. A recorrência medida após 6 meses, confirmou o sucesso das aplicações de injeções de vitamina D. 

Conhecida tecnicamente por aplicação intralesional de vitamina D3,  o suplemento injetável é uma opção segura e eficaz para o tratamento de verrugas recalcitrantes.

  • Em Crianças e Adolescentes:

O nutriente é fundamental para a saúde óssea e muscular. É essencial ter as quantidades suficientes dela no organismo durante a infância e puberdade, fase de maior desenvolvimento dos músculos e ossos. 

Porém, se o objetivo for apenas recuperar os níveis adequados de vitamina D no organismo, usar as injeções em crianças e adolescentes não é a melhor opção. Estudos mostram bons resultados na agilidade dos músculos, mas não em  benefícios relacionados à composição dos ossos. 

O consumo de alimentos fortificados e suplementos é mais eficaz do que as injeções em crianças e adolescentes com deficiência.

Em cápsulas, o Kit de Vitamina C e Vitamina D3 da Vhita oferece os dois nutrientes elaborados com matéria-prima de qualidade internacional, permitindo o consumo de forma prática e garantindo todos os benefícios que as vitaminas proporcionam ao nosso corpo.

Quando e como usar a vitamina D injetável para tratar a deficiência?

A forma injetável só deve ser usada em decorrência de alguma doença grave ou condição clínica em que ela seja a opção mais eficaz para o tratamento. A avaliação de quando e como usar deve vir após diagnóstico médico.

Ou seja, só devemos utilizar quando um médico prescrever e da forma (concentração e periodicidade da aplicação) que ele indicar.  

Estudos demonstram cada vez mais os benefícios das quantidades adequadas de vitamina D para a nossa saúde.  

O problema é que na maioria das vezes, não conseguimos consumir quantidades suficientes através dos alimentos, e a exposição solar não é capaz de garantir níveis adequados do nutriente para a promoção da saúde.

Dessa forma, devemos procurar por alternativas eficazes para reposição da vitamina D, como os alimentos fortificados, suplementos alimentares, medicamentos e até sua forma injetável.

Qual nome da vitamina D injetável?

O nome da vitamina D injetável é calcitriol, essa é a forma ativa do nutriente, encontrada na corrente sanguínea. 

Por exemplo, as formas em suplementos e alimentos são o colecalciferol e ergocalciferol. Após sua digestão e absorção no organismo, as outras formas também são metabolizadas em calcitriol.

Quanto tempo a vitamina D injetável faz efeito?

A vitamina D injetável faz efeito imediatamente, porém é necessário realizar o acompanhamento a cada 2 a 6 meses. 

Após o período, são realizados novos exames laboratoriais para identificar a dosagem da vitamina na corrente sanguínea. Verifique se estão adequados, inadequados ou deficientes.

Além disso, também é necessário o acompanhamento clínico, para verificar como estão as condições do tratamento e doenças que motivaram a aplicação de vitamina D.

Quais os cuidados no uso da vitamina D injetável?

É importante que o uso da vitamina D injetável não seja feito sem prescrição médica. 

O uso do formato pode levar a hipervitaminose D, quadro onde ocorre excesso da vitamina no organismo e que também traz efeitos prejudiciais à saúde.

Para casos de deficiência onde não existem outras doenças graves ou tratamentos, a suplementação oral é mais indicada.

Qual a reação da vitamina D Injetável?

As reações adversas da vitamina D injetável são similares à ingestão excessiva do nutriente por meio de suplementos. Mas também pode ocorrer dor leve no local da aplicação da injeção.

Porém, é importante lembrar que com o acompanhamento médico adequado a hipervitaminose D não ocorre.

Reações comuns a hipervitaminose D:

  • Dores de cabeça;
  • Falta de apetite;
  • Desidratação;
  • Sonolência;
  • Parestesia;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Secura na boca;
  • Constipação;
  • Dor abdominal;
  • Infecção no trato urinário;
  • Mialgia;
  • Dispepsia.

Para soluções práticas e confiáveis, confira as vitaminas e minerais em nossa loja online.

Quer saber mais?

Referências:

Brett NR, Gharibeh N, Weiler HA. Effect of Vitamin D Supplementation, Food Fortification, or Bolus Injection on Vitamin D Status in Children Aged 2-18 Years: A Meta-Analysis. Adv Nutr. 2018;9(4):454‐464. Disponível nesse Link 

Duhamel JF, Zeghoud F, Sempé M, et al. Prevention of vitamin D deficiency in adolescents and pre-adolescents. An interventional multicenter study on the biological effect of repeated doses of 100,000 IU of vitamin D3. Arch Pediatr. 2000;7(2):148‐153. Disponível neste Link

Ward, G. Das, S. A. Roberts, J. L. Berry, J. E. Adams, R. Rawer, M. Z. Mughal, A Randomized, Controlled Trial of Vitamin D Supplementation upon Musculoskeletal Health in Postmenarchal Females. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Volume 95, Issue 10, 1 October 2010, Pages 4643–4651. Disponível neste Link.

Raghukumar S, Ravikumar BC, Vinay KN, Suresh MR, Aggarwal A, Yashovardhana DP. Intralesional Vitamin D3 Injection in the Treatment of Recalcitrant Warts: A Novel Proposition. J Cutan Med Surg. 2017;21(4):320‐324. Disponível neste Link

Teng M, Wolf M, Ofsthun MN, et al. Activated injectable vitamin D and hemodialysis survival: a historical cohort study. J Am Soc Nephrol. 2005;16(4):1115‐1125. Disponível neste Link.  

Zhao J, Huang X, Xu B, Yan Y, Zhang Q, Li Y. Whether vitamin D was associated with clinical outcome after IVF/ICSI: a systematic review and meta-analysis. Reprod Biol Endocrinol. 2018;16(1):13. Published 2018 Feb 9. Disponível neste Link.

3.8/5 - (13 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + sete =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.