Qual a diferença do Whey protein isolado para o concentrado?

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Você sabia que existem vários tipos de whey protein? Vamos explicar a diferença entre o whey protein concentrado e o whey protein isolado.

Além de explicar o processo de produção e as diferenças entre as concentração dos nutrientes, melhor horário para consumir, benefícios e contra indicações. Confira!

Como surgiu o whey protein

O whey protein surgiu com a produção do queijo através do leite. Entretanto, ele surgiu como solução para evitar o descarte do soro do leite.

Esse subproduto, o soro do leite, é um grande poluente ao meio ambiente. Por exemplo, devido à alta demanda biológica de oxigênio, chega a ser 100 x mais poluente que um esgoto doméstico.

Um laticínio com produção média de 10 mil litros de soro por dia gera a mesma carga de poluentes de uma população de 5 mil habitantes por dia.

Além de ser considerado crime, o descarte da proteína do soro do leite sem tratamento adequado, também é um grande desperdício por ser um composto nutricional de alto valor nutricional.

A partir desse problema, foi desenvolvido o suplemento whey protein. Um suplemento proteico de alto valor biológico, rico em aminoácidos essenciais, que além de ser interessante para a população, resolveu um grande problema da indústria produtora de laticínios.

Qual a diferença do whey protein concentrado para o isolado?

Agora que sabemos que o whey protein é produzido com o soro do leite, uma substância sem utilidade para a produção de queijo. Vamos explicar a diferença de um composto concentrado para um isolado.

O Whey Protein Isolado deve apresentar uma maior quantidade de proteína, cerca de 90% em sua concentração por dose deve ser de proteínas. Além de ter menor teor de gordura e carboidratos que o whey protein concentrado.

E para essa diferença existir, são necessários mais processos industriais do que para a produção do whey protein concentrado, o que torna o processo produtivo mais caro.

Por esse motivo, um whey protein isolado costuma ser mais caro que um whey protein concentrado.

Veja esse exemplo com os Wheys Vhita, as diferenças entre o Whey concentrado e o Whey isolado.

Por dose recomendada:Whey Protein Concentrado VhitaWhey Protein Isolado Vhita
Carboidratos10%2%
Gorduras10%3%
Aminoácidos essenciais22%25%
Fibras-3,8%
Sódio-166mg

Whey protein isolado é melhor do que o whey protein concentrado?

São suplementos com os mesmos benefícios. Porém, o concentrado apresenta mais carboidratos e lactose em sua fórmula do que o whey protein isolado.

Além disso, o whey protein isolado oferece uma maior quantidade de proteínas por porção. Mas se formos analisar apenas pela quantidade de proteína e as necessidades individuais de cada indivíduo, esse ponto deixa de ser relevante.

Por esse motivo o ideal é você avaliar junto ao nutricionista ou profissional da saúde habilitado qual a melhor opção para você.

Qual o melhor horário para tomar o whey protein isolado?

O recomendado de acordo com nutricionistas é o consumo de proteínas durante todo dia. Ou seja, consumir proteínas em todas as refeições, o whey protein isolado costuma ser recomendado em duas situações:

  1. Após a prática de exercícios
  2. Refeições intermediárias pobres em proteínas, como lanches e ceia. Para estimular a produção de proteínas durante todo o dia.

Quais são os benefícios do whey protein isolado?

O whey protein apresenta benefícios que vão além do ganho de massa muscular para praticantes de atividade física. Veja no infográfico abaixo outras funções do whey:

Benefícios do Whey Protein

Quem não pode tomar whey protein isolado?

O whey protein isolado apresenta as mesmas restrições que o whey protein concentrado. Como para ambos suplementos há a presença de lactose, quem possui intolerância à lactose, ao tomar a suplementação pode sentir os seguintes sintomas: inchaço abdominal, gases, fadiga, dores de cabeça e irritabilidade.

O ideal é sempre consultar o nutricionista ou médico sobre qual a melhor opção de suplementação para o seu caso, como consumir, a dose recomendada e também relatar sempre que sentir um sintoma adverso.

Como escolher o melhor whey protein isolado?

Para te ajudar a escolher o melhor whey protein isolado, separamos as principais dicas:

  1. Ter 90% de concentração de proteína por dose;
  2. Menor quantidade de gordura;
  3. Menor quantidade de carboidratos;
  4. Poucos aditivos;
  5. Quantidade de sódio por porção baixa (Menor que 200 mg);
  6. Usar apenas um adoçante natural;
  7. Pelo menos 6 g de BCAA;
  8. Pelo menos 2,5 g de leucina.

QUER SABER MAIS?

Que tal um desconto especial para experimentar um whey protein de altíssima qualidade?

Referências:

DE MELO, Fernanda Feltrin; BORDONAL, Vanessa Cantieri. Relação do uso da Whey Protein isolada e como coadjuvante na atividade física. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 3, n. 17, p. 10, 2009.

POPPI, Fernando Augusto et al. Soro de leite e suas proteínas: Composição e atividade funcional. Journal of Health Sciences, v. 12, n. 2, 2015.

WEST, Daniel et al. Whey protein supplementation enhances whole body protein metabolism and performance recovery after resistance exercise: A double-blind crossover studyNutrients, v. 9, n. 7, p. 735, 2017.

 
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2 comentários em “Qual a diferença do Whey protein isolado para o concentrado?”

    • Bom dia Patrícia,
      Como vai?
      Que bom que você acho um whey protein isolado com sabor agradável, realmente é complicado de achar rs, mas você já experimentou o Whey isolado da vhita? é sabor cacau, 100% feito com ingredientes naturais e com a melhor matéria-prima mundial de proteína do soro do leite.
      Se quiser saber mais sobre essa opção, basta acessar esse link:
      Inclusive, também vai encontrar receitas incríveis para incorporar esse whey de forma gostosa e prática no seu dia a dia 🙂
      Receitas com whey para você se inspirar: https://blog.vhita.com.br/como-preparar-whey/
      Qualquer dúvida Patrícia,
      Estamos à disposição!

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