O whey protein é um dos suplementos mais aceitos, recomendados e utilizados atualmente. Ganhou espaço não só na nutrição clínica, mas também para a nutrição esportiva principalmente pelo benefício de ganho de massa muscular.

Mas você sabia que existem vários tipos de whey protein? Vamos explicar a diferença entre o whey protein concentrado e o whey protein isolado.

Além de explicar o processo de produção e as diferenças entre as concentração dos nutrientes, melhor horário para consumir, benefícios e contra indicações.

Como surgiu o whey protein

O whey protein surgiu com a produção do queijo através do leite. Entretanto ele não foi primeiro idealizado para depois executado. O whey protein surgiu como solução para evitar o descarte do soro do leite.            

Esse subproduto, o soro do leite, é um grande poluente ao meio ambiente. Por exemplo, devido à alta demanda biológica de oxigênio chega a ser 100x maior que um esgoto doméstico.

Um laticínio com produção média de 10mil litros de soro por dia gera a mesma carga de poluentes de uma população de 5mil habitantes por dia.

 Além de ser considerado crime o descarte da proteína do soro do leite sem tratamento adequado, também é um grande desperdício por ser um composto nutricional de alto valor nutricional.

A partir desse problema, foi desenvolvido o suplemento whey protein. Um suplemento proteico de alto valor biológico, rico em aminoácidos essenciais, que além de ser interessante para a população, resolveu um grande problema da indústria produtora de laticínios.

Qual a diferença do whey protein concentrado para o isolado?

Agora que sabemos que o whey protein é produzido com o soro do leite, um subproduto inutilizado para a produção de queijo.

Vamos explicar como ele se diferencia de um whey protein concentrado para um whey protein isolado.

O Whey Protein Isolado deve apresentar uma maior quantidade de proteína, cerca de 90% em sua concentração por dose deve ser de proteínas. Além de ter menor teor de gordura e carboidratos que o whey protein concentrado.

E para essa diferença existir, é necessário mais processos industriais do que para a produção do whey protein concentrado, o que torna o processo produtivo mais caro.

Por esse motivo, um whey protein isolado costuma ser mais caro que um whey protein concentrado.

Veja esse exemplo com os Wheys Vhita, as diferenças entre o Whey concentrado e o Whey isolado.

Por dose recomendada:Whey Protein Concentrado VhitaWhey Protein Isolado Vhita
Carboidratos10%2%
Gorduras10%3%
Aminoácidos essenciais22%25%
Fibras-3,8%
Sódio-166mg

 

Whey protein isolado é melhor do que o whey protein concentrado?

São suplementos com os mesmos benefícios. Porém, o concentrado apresenta mais carboidratos em sua fórmula e lactose do que o whey protein isolado.

Além disso, o whey protein isolado oferece uma maior quantidade de proteínas por porção. Mas se formos analisar apenas pela quantidade de proteína e as necessidades individuais de cada indivíduo, esse ponto deixa de ser relevante.

Por esse motivo o ideal é você avaliar junto ao nutricionista ou profissional da saúde habilitado qual a melhor opção para você.

Qual o melhor horário para tomar o whey protein isolado?

O recomendado de acordo com nutricionistas é o consumo de proteína durante todo dia. Ou seja, ter proteínas em todas as refeições, o whey protein isolado costuma ser recomendado em duas situações:

  1. Após a prática de exercícios
  2. Refeições intermediarias pobres em proteínas como lanches e ceia. Para estimular a síntese proteica durante todo o dia.

Quais são os benefícios do whey protein isolado?

O whey protein apresenta benefícios que vão além do ganho de massa muscular para praticantes de atividade física.

Benefícios do Whey Protein

Quem não pode tomar whey protein isolado?

O whey protein isolado apresenta as mesmas restrições que o whey protein concentrado. Como para ambos suplementos há a presença de lactose, quem possui intolerância à lactose, com a suplementação pode sentir os seguintes sintomas: Inchaço abdominal, gases, fadiga, dores de cabeça e irritabilidade.

O ideal é sempre consultar o nutricionista ou médico sobre qual a melhor opção de suplementação para o seu caso, como consumir, a dose recomendada e também relatar sempre que sentir um sintoma adverso.

Como escolher o melhor whey protein isolado?

Para te ajudar a escolher o melhor whey protein isolado, separamos as principais dicas:

  1. Ter 90% de concentração de proteína por dose;
  2. Menor quantidade de gordura;
  3. Menor quantidade de carboidratos;
  4. Poucos aditivos;
  5. Quantidade de sódio por porção baixa (Menor que 200mg);
  6. Usar apenas um adoçante natural;
  7. Pelo menos 6g de BCAA;
  8. pelo menos 2,5g de leucina.

QUER SABER MAIS?

Que tal um desconto especial para experimentar um whey protein de altíssima qualidade?

 

Referências:

DE MELO, Fernanda Feltrin; BORDONAL, Vanessa Cantieri. Relação do uso da Whey Protein isolada e como coadjuvante na atividade física. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 3, n. 17, p. 10, 2009.

POPPI, Fernando Augusto et al. Soro de leite e suas proteínas: Composição e atividade funcional. Journal of Health Sciences, v. 12, n. 2, 2015.

WEST, Daniel et al. Whey protein supplementation enhances whole body protein metabolism and performance recovery after resistance exercise: A double-blind crossover studyNutrients, v. 9, n. 7, p. 735, 2017.