Alimentos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refinamento, ou seja, possuem películas que envolvem os grãos e que são ricas em nutrientes, como fibras, vitaminas do complexo B e minerais.

Com a constante busca por qualidade de vida e por produtos naturais benéficos à saúde, não fica difícil localizar alimentos integrais. Eles podem ser encontrados em supermercados, lojas de produtos naturais, padarias, entre outros lugares. Diversos estudos já comprovam que os grãos integrais trazem vários benefícios ao organismo, confira 6 motivos para consumir!    

 

Possuem baixo índice glicêmico, evitando picos de glicemia que ocorrem quando há liberação de insulina em excesso na célula.

 

Promovem sensação de saciedade, favorecendo o controle e a redução de peso.

 

Melhoram o trânsito intestinal, pois atuam positivamente no peristaltismo.   

 

Melhoram a absorção dos nutrientes devido à sua atuação na microbiota intestinal, assim, permitindo maior biodisponibilidade destes.  

 

Promovem a saúde do sistema imunológico, pois auxiliam na recuperação de uma microbiota intestinal saudável por serem utilizados por bactérias benéficas no intestino. 

 

Aumentam o valor nutricional da sua refeição, visto que contêm mais nutrientes, como vitaminas, minerais e compostos bioativos que são perdidos no processo de refinamento.  

As barrinhas de cereais, definitivamente, entraram para o cardápio da população, ainda mais por conta do crescimento desses produtos no mercado. Quando há impossibilidade de consumir uma refeição elaborada e deseja-se evitar a escolha de um alimento mais calórico, as barrinhas são as escolhidas! O grande desafio é encontrar opções realmente saudáveis, com ingredientes nutritivos e sem adição de açúcares e gorduras desnecessárias.

A melhor maneira de saber se uma barrinha é nutritiva ou não é simples: ler o rótulo! A tabela de composição nutricional e a lista de ingredientes são os principais itens a serem checados. Prefira sempre as versões que contenham itens saudáveis e que agregarão valor nutricional ao produto e, consequentemente, ao organismo do seu paciente. Veja alguns:

 

Oleaginosas

As oleaginosas, em geral, possuem gorduras benéficas ao organismo e, com certeza, podem compor a barrinha de cereal! São ricas em ácidos graxos, principalmente, ômega-3 e 6, que são essenciais para a formação e o funcionamento celulares. A castanha-do-pará fornece grande quantidade de selênio e, por isso, auxilia no processo antioxidante do corpo!

 

Coco

O coco, em suas diversas formas e composições, apresenta ótima quantidade de vitaminas e minerais, uma combinação adequada de ácidos graxos e promove muitos benefícios importantes para a saúde. A polpa do coco fornece flavonoides que combatem agravos cardiovasculares! Ele pode fazer parte dos ingredientes de uma boa barra de cereal!

 

Banana

banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo, conhecida pelo seu alto teor de potássio, que é extremamente benéfico aos praticantes de exercícios físicos, visto que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares. Além disso, conta com o aminoácido triptofano – capaz de promover a sensação de bem-estar e melhora do humor!

 

Cacau

O efeito antioxidante dos compostos bioativos presentes no cacau se dá pelo bloqueio da atividade nociva dos radicais livres, em especial, devido à ação das procianidinas, podendo agir também na inibição de inflamações agudas.

Para saber mais sobre os benefícios das propriedades antioxidantes de alguns alimentos, leia este post: ANTIOXIDANTE | O QUE É, BENEFÍCIOS E COMO CONSUMIR

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