Home » Melhor anti-inflamatório para criança: Ômega 3

Melhor anti-inflamatório para criança: Ômega 3

Anti inflamatório para criança
3 minutos de leitura

O uso de medicamentos anti-inflamatórios deve ser realizado apenas com recomendação médica. Seu uso sem prescrição médica ou excessivo pode trazer riscos à saúde da criança.  

Por esse motivo, consumir suplementos com ingredientes naturais é sempre a melhor opção para cuidar da saúde do seu filho. Podem ser consumidos diariamente e servem para manutenção de uma boa saúde ou mesmo prevenção de problemas que podem surgir durante o desenvolvimento infantil.

Um anti-inflamatório natural para criança é o ômega 3, uma gordura essencial que o corpo não produz, portanto, precisa ser ingerida pela alimentação ou suplementação. 

O efeito anti-inflamatório do ômega 3 é explicado por diferentes reações que ocorrem em nosso corpo. Como, por exemplo, o aumento da produção de células que atuam contra a inflamação chamadas de prostaglandinas.

Porém, apesar do ômega 3 ser encontrado em diferentes alimentos o seu consumo é muito baixo. A principal fonte de ômega 3 são os peixes gordurosos de águas frias, como é o caso do salmão. No entanto, são produtos pouco presentes na alimentação ociendetal.

Estudos mostram como a grande maioria da população, não apenas a população brasileira possui quantidades insuficientes de ômega 3 no corpo.

Uma forma de combater a falta  do ômega 3 na população é através do incentivo da suplementação durante todos os ciclos da vida. Pois essa gordura com importante ação anti-inflamatória traz benefícios da gestação ao envelhecimento.

Vale destacar, portanto, que o uso de suplementos de ômega 3 para crianças é muito recomendado por profissionais da saúde.  Principalmente por não possuir nenhum efeito colateral ou contraindicação.

Benefícios do ômega 3 como anti-inflamatório infantil

Benefícios do ômega 3 para crianças de 9-12 meses:

Para bebês de 9 a 12 meses, as pesquisas mostram que o consumo do ômega 3 como um anti-inflamatório infantil pode melhorar o sistema de defesa, deixando os bebês mais fortes e resistentes contra  infecções comuns durante essa fase, principalmente no combate a resfriados.  

Além disso, os bebês que consomem ômega 3 podem brincar  mais tranquilos ao ar livre do que os que não consomem essa gordura em quantidades adequadas. 

Benefícios do ômega 3 para crianças até 4 anos:

Nessa idade em que a criança está desenvolvendo a sua comunicação o ômega 3 é um ótimo aliado.

Pesquisadores afirmam que o consumo de 400 mg de DHA (um tipo de ômega 3) por 4 meses consecutivos, melhora tanto a capacidade de aprender palavras novas para incorporar no vocabulário quanto a capacidade auditiva da criança.

Benefícios do ômega 3 para crianças de 7 até 12 anos:

Nessa fase, o ômega 3 continua ajudando no desenvolvimento da inteligência da criança e na capacidade de aprender, memorizar e raciocinar. 

O uso do suplemento de ômega 3 pode ser ainda melhor para crianças com diagnóstico de déficit de atenção ou hiperatividade. Estudos mostram que o consumo do EPA e DHA (tipos de ômega 3) aumentam o tempo de leitura e diminuem a ansiedade característica desse público. 

Dose recomendada de ômega 3 para crianças

A dose de ômega 3 recomendada para crianças varia bastante, entre 400 mg até 1200 mg ao dia. Ou seja, até 1200 mg ao dia, a criança pode tomar ômega 3 sem  chances de efeitos colaterais e riscos à saúde. 

Mas, sempre que possível, é importante a opinião de um especialista para indicar a melhor recomendação de dose ideal.

Quer saber mais?

Referências:

GONZÁLEZ, Francisca Echeverría; BÁEZ, Rodrigo Valenzuela. IN TIME: IMPORTÂNCIA DOS ÔMEGA 3 NA NUTRIÇÃO INFANTIL. Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017.

CHENG, Yu-Shian et al. Supplementation of omega 3 fatty acids may improve hyperactivity, lethargy, and stereotypy in children with autism spectrum disorders: A meta-analysis of randomized controlled trials. Neuropsychiatric disease and treatment, v. 13, p. 2531, 2017.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

2 comentários em “Melhor anti-inflamatório para criança: Ômega 3”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *