Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 para crianças: benefícios, idade e como tomar

Ômega 3 para crianças: benefícios, idade e como tomar

ômega 3 kids
4 minutos de leitura

O ômega 3 para crianças é tão importante durante o desenvolvimento que a sua deficiência pode prejudicar características atribuídas à inteligência, fala e audição. O nutriente atua de forma específica no bom desenvolvimento das funções cognitivas das crianças. 

Seu consumo não tem contraindicações, portanto crianças podem tomar ômega 3, sendo o uso recomendado para qualquer idade ou condição de saúde. Então, as futuras mamães também podem tomar o suplemento durante a gestação. 

Aliás, a suplementação é amplamente recomendada, porque a maioria de nós, não consegue obter as quantidade mínimas dele todos os dias, apenas por meio dos alimentos. Porque, de modo geral, assim como os adultos, as crianças também não conseguem consumir em quantidade adequada.

Ômega 3 para crianças de 9 a 12 meses

Dos 9 aos 12 meses, a criança deixa de se alimentar só de leite e passa a comer cada vez mais comida igual à da família. 

Lembrando que se você não come peixe todos os dias, com certeza tem risco de deficiência do nutriente. Então, cuidado! Nessa idade, a suplementação pode ajudar a criança a ficar mais esperta e atenta nas brincadeiras, além de protegê-la contra pressão alta, então conheça os suplementos de ômega 3 da Vhita! 

Outra ponto é em relação a imunidade. O consumo do ômega 3 nessa fase pode deixar a criança mais resistente a gripes e resfriados, doenças bem frequentes da idade.

Ômega 3 para crianças de 1 a 4 anos

A partir de 1 ano, até os 4 anos de idade, é a fase em que a criança começa a andar e a falar.

Corresponde aquela fase incrível em que ficamos na expectativa de qual palavra vai falar primeiro, bem como será seu repertório de frases ou palavras originais, algumas tão originais que só os pais entendem!

Nessa fase, o nutriente é um importante aliado. Ele pode ajudar tanto no desenvolvimento da audição quanto da fala. Ou seja, ele auxilia na melhora da capacidade da criança de escutar, e ainda pode facilitar seu vocabulário, isto é, a forma como ela aprende novas palavras. 

Ômega 3 para crianças de 7 a 12 anos

Dos 7 aos 12 anos, é a fase em que as crianças iniciam a alfabetização. As crianças vão para a escola, começam a ler e a escrever, e interagem fortemente com outras crianças. 

Nessa fase devemos observar as características que possam prejudicar o aprendizado e a interação. Como a dificuldade que algumas crianças podem ter para se concentrar e de manter o foco, ou ainda o comportamento hiperativo e mudanças bruscas no humor.

Novamente, o ômega 3 se mostra como um aliado. Pesquisas apontam que o seu consumo regular pode ajudar a aumentar o tempo de leitura e reduzir a ansiedade nessas crianças. 

Nenhum efeito adverso da suplementação de ômega 3 para o público infantil foi observado até então para a saúde, sendo segura e recomendada com doses entre 500 mg a 1000 mg ao dia.

Ômega 3 no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O consumo do ômega 3 em crianças com TEA tem diversos benefícios. Como melhora na hiperatividade, melhora de sinais de cansaço e reações típicas como, por exemplo, a repetição contínua de movimentos.

O estudo apenas não apontou melhora no parâmetro de resposta social, apesar de melhorar os demais sintomas.

O quanto tomar varia de acordo com a faixa etária, por isso, é importante conversar com seu médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação. Além de te indicar a dose correta, ele ainda pode te ajudar a observar na hora de escolher um bom produto. Pois, afinal, nem todas as marcas são iguais. 

Quer saber mais?

Referências:

GONZÁLEZ, FE; BÁEZ, RV. IN TIME: Importância dos ômega 3 na nutrição infantil. Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017.

CHENG, Yu-Shian et al. Supplementation of omega 3 fatty acids may improve hyperactivity, lethargy, and stereotypy in children with autism spectrum disorders: A meta-analysis of randomized controlled trials. Neuropsychiatric disease and treatment, v. 13, p. 2531, 2017.

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saber. Blog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019. 

3.9/5 - (20 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

59 comentários em “Ômega 3 para crianças: benefícios, idade e como tomar”

  1. Boa tarde, o meu filho esta com 11 anos agora e nos ultimos tempos tem apresentado muito esquecimento e ate teve baixo rendimento escolar. Sera que é falta de algum nutriente e se for dar OMEGA 3, ajudaria ?

    1. Gracieth, tudo bem?

      O consumo do suplemento ajuda no desempenho do sistema nervoso, nas atividades cognitivas e comportamentais. De 7 a 1 2 anos diminuição da ansiedade, déficit de atenção ou hiperatividade. Recomendado uma dosagem de 1 cápsula do ômega 3 da Vhita, ao dia. Não existe um tempo determinado para o consumo, mas se trata de um nutriente fundamental que nosso organismo não produz, ômega 3 pode ser consumido por toda a vidA. Dá uma olhadinha na página do produto: https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas?variant=37396174438574 . 🥰

  2. Olá tenho 25 anos e tenho um histórico de colesterol alto , tomo medicação por ser um histórico genético qual ômega você me indicaria ?

    1. Edilene, tudo bem?

      O consumo de ômega 3 é mundialmente reconhecido por atuar no controle do colesterol total. Ele ajuda a reduzir o colesterol LDL considerado colesterol ruim e aumentar o HDL conhecido como colesterol bom. A recomendação de consumo para esses benefícios é o mínimo de 1400 mg de Ômega 3 ou 2 cápsulas do nosso Ômega 3 ao dia. Dá uma olhadinha na página do produto: https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas?variant=37396174438574 . 🥰

  3. Boa noite! Gostaria de saber se o meu filho com seis anos de idade pode tomar diariamente uma cápsula do ômega 3 da Vhita ou se é muito para ele, pois, o mesmo tomava Ommax só que eu achei pouco a quantidade de EPA E DHA por isso me interessei pelo da Vhita.

  4. Marilena Muniz Teixeira

    Olá Boa tarde! A minha netinha de 3,6 tem colesterol elevado, posso dar para ela, porque na i ndicação diz que aumenta o bom, mas não se refere ao mau colesterol.
    Obrigada

    1. Oie Marilena, tudo bem? O consumo de ômega 3 ajuda o corpo e tirar o colesterol ruim (LDL) das nossas veias e direcioná-lo para o sangue, que em seguida é eliminado diminuindo assim a quantidade de colesterol ruim do nosso corpo. O ômega 3 também ajuda a regular nosso colesterol bom (HDL), agora respondendo a sua pergunta sobre se sua netinmha pode tomar,para crianças de até 12 anos, é recomendado uma dosagem de 1 cápsula do ômega 3 da Vhita, ao dia.

    1. Oie Gisele, tudo bem? A quantidade de EPA e DHA pode variar, dependendo da necessidade e objetivos de cada um, mas a Associação Americana do Coração (AHA), fez algumas indicações gerais:

      500 mg/dia de EPA + DHA para prevenção da saúde.
      1000 mg/dia de EPA + DHA para quem possui histórico de doenças cardiovasculares.
      2000 a 4000 mg/dia de EPA + DHA para o tratamento dos níveis de triglicérides ou para quem tiver fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças cardíacas.
      As diretrizes nutricionais recomendam a quantidade de 1200 mg de ômega por dia, para obtenção de seus benefícios.

      Mas lembre se de procurar um profissional antes de iniciar qualquer tratamento =)

  5. Gostaria de saber qual a dose diária de EPA + DHA(quantidade de cápsulas) que posso dar aos meus filhos. Tenho uma menina de 12 anos e um menino de 8 anos.

    1. Oie July, tudo bem? Recomendamos o consumo de 1000mg para bebes nesta idade! E por se tratar de uma cápsula a qual contém um óleo dentro; recomendamos que com uma seringa você sugue o óleo e dissolva em qualquer bebida. Assim vai ajudar no consumo e não ficará com um gosto forte de peixe. =)

  6. Boa tarde
    Tenho dúvida minha filha de 5 anos tem TEA até momento não faz suplementação nem uso qualquer outro tipo de medicação.
    Contudo nos últimos exames ela está com triglicerídeos o dobro do normal.Além de mudar a dieta o uso do omega 3 pode ajudar na redução dos níveis?

    1. Oie Aline, tudo bem? Vou te explicar os principais benefícios do ômega 3!

      -Nutrientes que agem no sistema cardiovascular;
      – Contribui para o funcionamento adequado do sistema nervoso;
      – Prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais;
      – Ação anti-inflamatória e anticoagulante.
      – Estimula a produção do colesterol bom (HDL);
      – Reduz a produção de triglicérides e VLDL;
      – Trabalha na prevenção de alguns tipos de cânceres;
      – Proteção da retina.

      Então sim! Ele ajudará a reduzir os triglicerídeos. Mas, lembre se antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é necessário realizar uma consulta com um profissional de sua confiança =)

  7. Olá, tenho uma filha de 13 anos e ela está com vc colesterol um pouco acima do limite. Gostaria que vcs me indicassem um omega 3 para ele tomar.

    1. Olá Janaína, tudo bem?

      Um ótimo Ômega 3 é o da Vhita! O Ômega 3 Vhita possui a maior quantidade de ômega 3 dentre os suplementos disponíveis no mercado, oferecendo 64% de concentração de ômega 3 distribuídos em 783mg de EPA e 494mg de DHA em apenas 2 cápsulas de 1000mg. O óleo de peixe do Ômega 3 Vhita é desenvolvido pela ProNova e com tecnologia alemã BASF. O produto traz a melhor matéria-prima pela extração do óleo dos tecidos de peixes de águas geladas, profundas e não contaminadas da Noruega.

      O Ômega 3 Vhita possui os melhores indicadores de pureza e concentração aprovados por laudos técnicos e certificação internacional de qualidade IFOS e de segurança (FSSC 22000).

      E lembrando que nenhum efeito adverso da suplementação de ômega 3 foi observada até então para a saúde de crianças, sendo segura e recomendada com doses entre: 0,5g/dia -1g/dia.

      O que acha de dar uma olhadinha Janaína? 🙂

      https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas?variant=32075184570506

    1. Mirian, tudo bem?

      Crianças podem sim tomar ômega 2 a partir de 6 meses de ideia. É um tratamento para o seu organismo, prevenindo inflamações, doenças crônicas e melhorando sua imunidade, por tempo indeterminado! Quanto ao consumo, recomendamos a dosagem de 1 cápsula do ômega 3 da Vhita. Você pode estourar a cápsula e colocar no suco, por exemplo. É uma forma mais fácil de fazer a criança ingerir o ômega 🙂

    1. Fernanda, tudo bem por aí?

      O tratamento com o consumo do ômega 3 pode ser feito durante toda a vida! Na verdade, é até recomendado que não se pare de tomar o suplemente, exatamente porque o uso dele é um tratamento para o seu organismo, prevenindo inflamações, doenças crônicas e melhorando sua imunidade. Essa recomendação pode ser seguida tanto para crianças como para adultos. Importante: o ômega 3 é contraindicado para indivíduos com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, para gestantes sem acompanhamento médico ou de nutricionista e para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Pessoas com prótese cardíaca também devem evitar o consumo do nutriente.

    1. Carla, tudo bem por aí?

      O tratamento com o consumo do ômega 3 pode ser feito durante toda a vida de qualquer pessoa! Na verdade, é até recomendado que não se pare de tomar o suplemente, exatamente porque o uso dele é um tratamento para o seu organismo, prevenindo inflamações, doenças crônicas e melhorando sua imunidade. Essa recomendação pode ser seguida tanto para crianças como para adultos. Para criança de 11 anos, o ideal é o consumo de 1 capsula do Ômega 3 da Vhita! Importante: o ômega 3 é contraindicado para indivíduos com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, para gestantes sem acompanhamento médico ou de nutricionista e para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Pessoas com prótese cardíaca também devem evitar o consumo do nutriente.

      Dá uma olhadinha da página do ômega 3 da Vhita: https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas

    1. Vilma, tudo bem por aí?

      O tratamento com o consumo do ômega 3 pode ser feito durante toda a vida! Na verdade, é até recomendado que não se pare de tomar o suplemente, exatamente porque o uso dele é um tratamento para o seu organismo, prevenindo inflamações, doenças crônicas e melhorando sua imunidade. Essa recomendação pode ser seguida tanto para crianças como para adultos. Importante: o ômega 3 é contraindicado para indivíduos com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, para gestantes sem acompanhamento médico ou de nutricionista e para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Pessoas com prótese cardíaca também devem evitar o consumo do nutriente.

        1. Bebês, crianças e adolescentes podem e devem tomar ômega 3, pois o consumo do suplemento ajuda do desempenho do sistema nervoso, nas atividades cognitivas e comportamentais. Para crianças de:
          9-12 meses: protege a pressão arterial, a imunidade, e melhora desenvolve melhor os aspectos cognitivos;
          até 4 anos: melhora na compreensão auditiva e na aquisição de vocabulário;
          de 7 a 1 2 anos: diminuição da ansiedade, déficit de atenção ou hiperatividade.
          Para crianças de até 12 anos, é recomendado uma dosagem de 1 cápsula do ômega 3 da Vhita, ao dia. Não existe um tempo determinado para o consumo, mas se trata de um tratamento, ômega 3 pode ser consumido por toda a vida 🙂

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    15 − quinze =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.