Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 para crianças: benefícios, idade e como tomar

Ômega 3 para crianças: benefícios, idade e como tomar

ômega 3 kids
4 minutos de leitura

O ômega 3 para crianças é tão importante durante o desenvolvimento que a sua deficiência pode prejudicar características atribuídas à inteligência, fala e audição. O nutriente atua de forma específica no bom desenvolvimento das funções cognitivas das crianças. 

Seu consumo não tem contraindicações, portanto crianças podem tomar ômega 3, sendo o uso recomendado para qualquer idade ou condição de saúde. Então, as futuras mamães também podem tomar o suplemento durante a gestação. 

Aliás, a suplementação é amplamente recomendada, porque a maioria de nós, não consegue obter as quantidade mínimas dele todos os dias, apenas por meio dos alimentos. Porque, de modo geral, assim como os adultos, as crianças também não conseguem consumir em quantidade adequada.

Ômega 3 para crianças de 9 a 12 meses

Dos 9 aos 12 meses, a criança deixa de se alimentar só de leite e passa a comer cada vez mais comida igual à da família. 

Lembrando que se você não come peixe todos os dias, com certeza tem risco de deficiência do nutriente. Então, cuidado! Nessa idade, a suplementação pode ajudar a criança a ficar mais esperta e atenta nas brincadeiras, além de protegê-la contra pressão alta, então conheça os suplementos de ômega 3 da Vhita! 

Outra ponto é em relação a imunidade. O consumo do ômega 3 nessa fase pode deixar a criança mais resistente a gripes e resfriados, doenças bem frequentes da idade.

Ômega 3 para crianças de 1 a 4 anos

A partir de 1 ano, até os 4 anos de idade, é a fase em que a criança começa a andar e a falar.

Corresponde aquela fase incrível em que ficamos na expectativa de qual palavra vai falar primeiro, bem como será seu repertório de frases ou palavras originais, algumas tão originais que só os pais entendem!

Nessa fase, o nutriente é um importante aliado. Ele pode ajudar tanto no desenvolvimento da audição quanto da fala. Ou seja, ele auxilia na melhora da capacidade da criança de escutar, e ainda pode facilitar seu vocabulário, isto é, a forma como ela aprende novas palavras. 

Ômega 3 para crianças de 7 a 12 anos

Dos 7 aos 12 anos, é a fase em que as crianças iniciam a alfabetização. As crianças vão para a escola, começam a ler e a escrever, e interagem fortemente com outras crianças. 

Nessa fase devemos observar as características que possam prejudicar o aprendizado e a interação. Como a dificuldade que algumas crianças podem ter para se concentrar e de manter o foco, ou ainda o comportamento hiperativo e mudanças bruscas no humor.

Novamente, o ômega 3 se mostra como um aliado. Pesquisas apontam que o seu consumo regular pode ajudar a aumentar o tempo de leitura e reduzir a ansiedade nessas crianças. 

Nenhum efeito adverso da suplementação de ômega 3 para o público infantil foi observado até então para a saúde, sendo segura e recomendada com doses entre 500 mg a 1000 mg ao dia.

Ômega 3 no Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O consumo do ômega 3 em crianças com TEA tem diversos benefícios. Como melhora na hiperatividade, melhora de sinais de cansaço e reações típicas como, por exemplo, a repetição contínua de movimentos.

O estudo apenas não apontou melhora no parâmetro de resposta social, apesar de melhorar os demais sintomas.

O quanto tomar varia de acordo com a faixa etária, por isso, é importante conversar com seu médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação. Além de te indicar a dose correta, ele ainda pode te ajudar a observar na hora de escolher um bom produto. Pois, afinal, nem todas as marcas são iguais. 

Quer saber mais?

Referências:

GONZÁLEZ, FE; BÁEZ, RV. IN TIME: Importância dos ômega 3 na nutrição infantil. Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017.

CHENG, Yu-Shian et al. Supplementation of omega 3 fatty acids may improve hyperactivity, lethargy, and stereotypy in children with autism spectrum disorders: A meta-analysis of randomized controlled trials. Neuropsychiatric disease and treatment, v. 13, p. 2531, 2017.

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saber. Blog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019. 

3.9/5 - (20 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

59 comentários em “Ômega 3 para crianças: benefícios, idade e como tomar”

    1. Boa tarde!

      Desde que seja um bom suplemento de ômega 3, pode ser consumido por qualquer idade.

      A quantidade recomendada de consumo de ômega 3 é de 1200mg ao dia para pessoas saudáveis. (2 cápsulas do ômega da Vhita)
      A recomendação de consumo de ômega 3 diário pode variar de acordo com as condições de saúde.

      Consultar um profissional da saúde (médico ou nutricionista) é o mais indicado para te ajudar a saber qual a melhor dose para seu consumo.

  1. O meu toma desde de grávida nasceu oo choro já falava é com nove meses há estava super bem na fala se desenvolveu rápido hoje com 3 anos super esperto tamanho de uma criança de 6 anos não preciso da na boca ele pega e toma sozinho não gosta de carne só mastiga joga fora ama peixe e muita salada não gosta de doce nada de sorvete é uma criança saudável eu recomendo todas mães a dabimega para seus filhos uma inteligência fora de si

    1. Oi Rosangela, tudo bem?

      A nomenclatura de “ômega 3 infantil” ou “ômega 3 kids” é utilizada por alguns suplementos desenvolvidos para crianças. No entanto, não é necessário um ômega 3 específico para o público infantil.

      Desde que seja um bom suplemento de ômega 3, ele pode ser utilizado por adultos e crianças. O único ponto de atenção são as doses recomendadas para cada faixa etária, que podem variar com a idade.

      Portanto, o melhor ômega 3 infantil deve ter garantia de qualidade com certificado internacional de procedência. E concentração entre 500mg a 1400mg de ômega 3, na menor quantidade de cápsulas possível.

      Espero ter ajudado, bjs! 💜

  2. Olá boa tarde comprei o ômega 3 para baixinho hoje para minha filha de 6 anos gostaria de saber quantas cápsulas eu devo da pra ela por dia,pq na descrição diz qua são 8 ao dia,mas fiquei confusa e tbm gostaria de saber se ela pode mastigar e engolir a cápsula?

    1. Sandra,

      A recomendação do consumo depende de cada marca e da dosagem que cada cápsula oferece.
      Oriento que entre em contato diretamente com a marca para entender melhor 😊

      Bjs! 😘

  3. Bom dia! Meu filho de 06 anos e meio foi diagnosticado com TDAH e transtorno de comunicação social. Depois de uma longa investigação, o médico dele informou o transtorno dele não é devido à desatenção e hiperatividade, mas sim devido à impulsividade e déficit de controle inibitório. Já está sendo medicado com ritalina. Mas eu gostaria de suplementar com ômega 3. Gostaria de saber se ele pode ingerir os 2 medicamentos juntos, a dosagem segura para oferecer a ele, se existe em forma líquida e se para quem tem o TDAH é necessário uma dosagem mais alta que o recomendado.

    1. Bruna,

      O melhor a se fazer é buscar uma orientação do médico do seu filho para suplementação do ômega 3
      Se tratando de casos mais específicos, sempre indicamos que antes do consumo, um médico ou nutricionista faça a liberação da suplementação segura!

      Bjs 😘

  4. Boa tarde, o meu filho esta com 11anos e nos ultimos dia tem apresentado esquecimentos tanto que no ano letivo passado teve baixo rendimento. Gostava de saber se é falta de alguns nutrientes ou dando o OMEGA 3 ja ajudaria bastante no na sua memoria ?

    1. Gracieth, tudo bem?

      O consumo do suplemento ajuda no desempenho do sistema nervoso, nas atividades cognitivas e comportamentais. De 7 a 1 2 anos diminuição da ansiedade, déficit de atenção ou hiperatividade. Recomendado uma dosagem de 1 cápsula do ômega 3 da Vhita, ao dia. Não existe um tempo determinado para o consumo, mas se trata de um nutriente fundamental que nosso organismo não produz, ômega 3 pode ser consumido por toda a vidA. Dá uma olhadinha na página do produto: https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas?variant=37396174438574 . 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − oito =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.