Pular para o conteúdo
Home » Ômega 3 infantil é necessário para crianças?

Ômega 3 infantil é necessário para crianças?

Ômega 3 infantil
3 minutos de leitura

A nomenclatura de “ômega 3 infantil” ou “ômega 3 kids” é utilizada por alguns suplementos desenvolvidos para crianças. No entanto, não é necessário um ômega 3 específico para o público infantil.

Desde que seja um bom suplemento de ômega 3, ele pode ser utilizado por adultos e crianças. O único ponto de atenção são as doses recomendadas para cada faixa etária, que podem variar com a idade.

Benefícios do ômega 3 para crianças

Os principais benefícios do ômega 3 para crianças são no desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. Além disso, foi observado um vocabulário maior nas crianças que usaram a suplementação. Todos esses resultados foram encontrados após 4 meses de suplementação diária com ômega 3.

A suplementação ainda traz resultados positivos com relação a sintomas de ansiedade, ajuda na concentração e também no desenvolvimento da leitura em crianças. Para obter esses benefícios é fundamental que o consumo seja regular.

Nenhum efeito adverso da suplementação de ômega 3 foi observado até então para a saúde de crianças, sendo segura e recomendada com doses entre 500 mg a 1400 mg por dia.

Doses maiores, podem ser positivas também. Porém, para isso é necessário consultar um médico ou nutricionista para que a prescrição seja adequada de acordo com cada caso.

O ômega 3 tem contraindicação para crianças?

Por se tratar de um nutriente natural presente na nossa alimentação, não há muitas restrições para o uso do suplemento de ômega 3 infantil, mas alguns grupos de pessoas precisam ter mais cuidado, como:

  • Indivíduos com problemas de coagulação; 
  • Portadores de hemofilia; 
  • Próteses cardíacas.

Nesses grupos de pessoas, o uso da suplementação deve acontecer sob orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista. Além disso, suplementos de baixa qualidade podem trazer sérios problemas à saúde.

É recomendado o consumo de ômega 3 para crianças e todas as faixas etárias, incluindo, adultos, idosos e mulheres grávidas. A suplementação de ômega 3 na gravidez traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê.

Qual o melhor ômega 3 infantil?

O mais importante é comprar um ômega 3 de qualidade. Os certificados ou laudos internacionais, como o selo IFOS, comprovam a pureza e segurança do suplemento, como serem livre de contaminação por metais pesados e realmente fornecerem a concentração apresentada no rótulo.

Portanto, o melhor ômega 3 infantil deve ter garantia de qualidade com certificado internacional de procedência. E concentração entre 500mg a 1400mg de ômega 3, na menor quantidade de cápsulas possível.

Quer um desconto especial para conhecer o melhor Ômega 3 do mercado? Confira aqui essa oportunidade.

Quer saber mais?

Referências

GONZÁLEZ, Francisca Echeverría; BÁEZ, Rodrigo Valenzuela. IN TIME: IMPORTÂNCIA DOS ÔMEGA 3 NA NUTRIÇÃO INFANTIL.Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017.

Avalie este post
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

42 comentários em “Ômega 3 infantil é necessário para crianças?”

  1. Daniele Porto de Aquino

    Meu filho Gabriel também é alérgico a peixes, camarão, mexilhão, atum e salmão e também a sementes oleoginosas como amendoim, avelã, castanha do Pará, amêndoa e coco (alergias comprovadas em exame laboratorial). Ele pode tomar omega 3 ele tava tomando Dh alga mas agora tô com medo

    1. Dani, tudo bem?

      O ômega 3 é contraindicado para indivíduos para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação. 😀

        1. Re, tudo bem?

          Ômega 3 para crianças de 7-12 anos: na dose de 750 mg/dia por 4 meses, ajudou no caso de crianças com hiperatividade ou déficit de atenção, a suplementação por ômega 3 se mostrou eficiente no controle da ansiedade e melhora no tempo de concentração, em um estudo publicado em 2012 e realizado com 90 crianças.

        1. Rosa, tudo bem contigo?

          Qual a idade do seu bebê? A recomendação é ingerir 1 cápsula de 1000 mg do Ômega 3 ao dia. Você pode usar uma seringa para facilitar o consumo do produto 🙂

          Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.