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Tomar colágeno hidrolisado em jejum ajuda a emagrecer?

tomar colágeno hidrolisado em jejum
3 minutos de leitura

O colágeno pode ser consumido em jejum, ou em qualquer outro horário do dia. No entanto, mesmo quando consumido em jejum, o colágeno hidrolisado não ajuda a emagrecer.

O suplemento de colágeno não possui função termogênica e nem qualquer outra propriedade que acelere o metabolismo. 

Isso porque o colágeno não é capaz de induzir o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, elevando a temperatura corporal e estimulando a produção de energia a partir da gordura, e consequentemente promovendo  a perda de peso.

Mas, por se tratar de uma proteína, mesmo com a pequena recomendação, o colágeno pode ajudar a dar saciedade e adiar a fome, por completar as proteínas da refeição. Sendo um possível efeito positivo para quem está seguindo uma dieta com objetivo de emagrecer.

Colágeno hidrolisado em jejum engorda?

Não, pois a recomendação diária é muito pequena, porém vale sempre se atentar às recomendações do rótulo antes de consumir o produto. Portanto, o colágeno não engorda.

Por exemplo, no caso do Verisol, já se sabe que 2,5 gramas promove benefícios, sendo desestimulado maior consumo diário do que isso. Isso equivale a apenas 10 kcal no dia, muito pouco para engordar.

Mas também encontramos no mercado suplementos com 10 a 15 gramas de colágeno hidrolisado, que seria uma melhor opção para completar as proteínas das pequenas refeições, como café da manhã e lanche da tarde. Isso equivale a 40 a 60 Kcal no dia, o que também é pouco para engordar. 

É melhor tomar colágeno em jejum?

Nos estudos que testaram o efeito da suplementação com colágeno hidrolisado específico para algum objetivo, não foi padronizado o melhor horário para o consumo do colágeno. 

Dessa forma, não é possível afirmar nem negar que tomar colágeno em jejum seja a melhor opção de uso do suplemento. No entanto, já existem consenso sobre outras dúvidas em relação sobre como tomar colágeno, por exemplo, doses e recomendações.

Mas, uma vez que almoço e jantar costumam ser refeições ricas em proteínas, o consumo de colágeno nessas refeições pode não ser tão bem absorvido pelo organismo. Por isso, prefira ingerir o colágeno nos lanches como café da tarde ou ainda no café da manhã.

Tomar o colágeno misturado com um suco ou junto com uma fruta, pode ser uma boa alternativa, pois dessa forma o seu organismo irá aproveitar  melhor o colágeno para as necessidades diárias de proteína.

Quer saber mais?

Referência:

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

VHITA. Qual é o melhor colágeno hidrolisado para a pele, unhas e cabelos?. São Paulo, 5 de novembro de 2020.

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

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