Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?

Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?

como escolher a melhor marca de colageno hidrolisado
6 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente por nós, e é o principal nutriente responsável pela formação e sustentação dos tecidos. Conforme envelhecemos, o ritmo de produção de colágeno diminui. 

A longo prazo, essa diminuição na produção do colágeno se reflete na perda da firmeza dos tecidos, deixando a pele com uma aparência envelhecida, nas dores articulares e também na perda de massa magra.

Estudos mostram que a suplementação melhora a produção de colágeno pelas células do corpo em até 65%, atrasando o processo fisiológico do envelhecimento.

Não há contraindicação para o consumo dos suplementos de colágeno, portanto, é importante conhecer sobre o produto para exigir um suplemento de qualidade na hora de comprar.

1. Entenda a diferença de colágeno hidrolisado e peptídeo bioativos

Tipos de colágeno disponíveis em suplementos e região em que atuam.
  • Colágeno hidrolisado

O colágeno é extraído de fontes de origem animal. Após a extração, ele passa por um processo químico chamado de “hidrólise”. Ao final dessa etapa o colágeno já pode ser consumido, sendo um “colágeno hidrolisado”.

O colágeno hidrolisado é um suplemento fonte de proteína, mas não tem benefícios específicos para nenhum tecido do corpo. Este tipo de suplemento é muito indicado para quem adota dietas com o objetivo de ganhar massa muscular e perder gordura, já que esse tipo de colágeno aumenta a quantidade diária de proteínas.

  • Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado

Para ser um colágeno com benefícios específicos é necessário que ele passe por mais um processo químico, uma quebra se tornando um “peptídeo”. Com essa estrutura, o suplemento é absorvido de forma direta quando consumido, conseguindo atuar em tecidos específicos.

Veja nosso post e entenda mais sobre os peptídeos de colágeno!

Por esse motivo também recebe o nome de bioativo, que significa que ele vai ter efeito sob o nosso corpo. 

2. Defina seu objetivo com a suplementação de colágeno

O ponto de partida para definir qual é o suplemento de colágeno ideal para você e suas necessidades é saber o motivo pelo qual você está buscando a suplementação. Existem diferentes suplementos de colágeno, mas se limitam a 3 principais benefícios esperados:

  • Colágeno específico para pele, cabelos e unhas

A suplementação com o colágeno tipo 1 normalmente é utilizada para fins estéticos. Ela beneficia a elasticidade da pele, diminui as rugas, celulites, melhora a aparência do cabelo e fortifica as unhas.

Esse tipo de colágeno foi patenteado por uma empresa que o chamou de Verisol. Portanto, se for buscar por um colágeno para a pele, procure por um colágeno Verisol.

  • Colágeno específico para os músculos

Outro suplemento feito à base de peptídeos bioativos do tipo 1, com a matéria prima também patenteada, recebe o nome de Bodybalance. Ele estimula o ganho de massa muscular e melhora da composição corporal quando associado a exercícios.

A suplementação com Bodybalance ajuda a tratar e prevenir a sarcopenia, processo natural de perda muscular, por isso, é indicado para induzir o ganho de massa magra. Principalmente em idosos ou indivíduos com baixa quantidade de proteína na dieta. Além disso, também pode ajudar no processo de recuperação e cicatrização de cirurgias.

  • Colágeno para as articulações 

A melhor composição para um suplemento de colágeno para as articulações é peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 com proteína não desnaturada de colágeno tipo 2.

Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 oferecem substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido. Enquanto a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 combate a inflamação prevenindo o desgaste das articulações e cartilagens.

Esse tipo de suplemento estimula a produção de colágeno para regiões que estão expostas a grandes pressões, como os olhos, as cartilagens, articulações e os discos intervertebrais.

Ele é recomendado para cuidar da saúde ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose. Seu uso é indicado, principalmente, para atletas, praticantes de exercício físico, indivíduos com sobrepeso e obesidade ou com lesões articulares.

3. Ingredientes que potencializam a ação do colágeno

A formulação do suplemento de colágeno pode trazer outros ingredientes que potencializam a ação da proteína e contém benefícios próprios. De preferência, esses outros ingredientes devem ser naturais, como o próprio colágeno.

Como por exemplo, vitaminas e minerais. A vitamina C estimula a produção de colágeno pelo corpo, a vitamina A promove renovação celular da pele, o zinco é antioxidante, essas são algumas opções interessantes de serem adicionadas ao colágeno.

No caso de um colágeno específico para a pele, outro composto natural que pode ser adicionado é o ácido hialurônico. Além de fazer parte da estrutura da pele, o ácido hialurônico é o principal responsável pela hidratação do tecido.

Qual a melhor marca de colágeno hidrolisado? 

Existem muitos tipos de colágeno, com diferentes apresentações, benefícios e matéria-prima, no entanto, escolher a melhor marca irá depender primeiramente das suas necessidades.

Verisol: Colágeno com foco na saúde da pele, unhas e cabelos com resultado em 8 semanas. 

  • Dica de produto: o Collagen Face é composto por Verisol, peptídeos bioativos específicos para a pele. Sua formulação também apresenta ácido hialurônico e complexo de vitaminas antioxidantes.

BodyBalance: Colágeno focado no ganho de massa magra e prevenção e tratamento de sarcopenia.  

  • Dica de produto: Body é um suplemento de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado para quem busca potencializar o ganho de massa muscular e deseja melhorar seu desempenho de força e resistência.

Colágeno tipo 2: Foco no tratamento e prevenção das articulações. 

  • Dica de produto: Collagen Move é um suplemento feito com peptídeos bioativos de colágeno e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, específico para a manutenção, prevenção e reposição da proteína das articulações, cartilagens e estrutura óssea. 

Quer saber mais?

3.7/5 - (22 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

349 comentários em “Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?”

    1. Oi Veronica, o Colágeno para pele é o Collagen Vhita ( 100% Verisol), já o colágeno para as articulações é o ÁgilPlus Vhita ( colágeno do tipo 2 ) este somente na versão em pó. Sendo assim são dois colágenos diferentes que você deve tomar 🙂

  1. MARIA Nazaré barbosa da Silva

    Dra: minhas unhas estão muito fracas e dobradiças, sera falta de colagino? Qual tipo de colagino seria ideal pra unha e cabelo e pele?

  2. Estou tomando o naara colágeno verisol só que notei uma dor nos rins , ao urinar , tenho probabilidade em formar cálculos renais e estou com medo de continuar tomando e prejudicando meus rins o que faço ? Tenho 45 anos

    1. Cristiane, o mais indicado é você procurar o médico que te acompanha e verificar a causa das dores renais, e se está com o sentimento de ser o suplemento interrompa a utilização. 🙂

    1. Opa, pode sim! Cada colágeno atuam de forma benéfica para tipos de tecidos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga ao figado, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente em horários alternados ou juntos. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você! Ah, se você consome remédio de pressão, pode ficar tranquila, o consumo do colágeno não interfere na sua pressão arterial.

  3. Oi bom dia !
    Vc poderia ver se o produto da maika o love skin é bom ?
    Composição : Ingredientes: Colágeno Hidrolisado (Verisol), Ácido Ascórbico,
    Coenzima Q10, Estabilizante: Carbonato de Cálcio (amido Modificado),
    Croscarmelose Sódica, Antiumectante: Dióxido de Silício, Estearato de
    Magnésio, Talco, Agente Carreador: Polietileno Glicol, Corante
    Eritrosina (vermelho N°3) e Aromatizante Sintético Morango. NÃO
    CONTÉM GLÚTEN.

  4. Olá, tenho 40 anos sou praticante de esportes de alto rendimento. Eu posso combinar o uso dos colágenos para pele e articulações e ainda bcaa, creatina e glutamina? Se sim como devo usar?

    1. Opa, pode sim! Cada colágeno atuam de forma benéfica para tipos de tecidos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga ao figado, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente em horários alternados ou juntos. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você! Ah, se você consome remédio de pressão, pode ficar tranquila, o consumo do colágeno não interfere na sua pressão arterial.

  5. Oi, tenho 64 anos tenho muitas dores nas articulações, e qd vou me abaixar sinto dores e não consigo levantar, não me conformo c isso, estou parecendo q tenho mais de 80 anos, não sou gorda, mesmo qd não sinto dor, se eu sento num degrau por exemplo, p brincar c minha netinha, não consigo levantar sem me apoiar em alguma coisa, estou me sentindo muito mal c essa situação, qual colágeno vc me indica , por favor, te agradeço, obrigada

    1. Sobre qual colágeno você tem interesse em saber mais?
      Collagen Vhita: específico para pele, unhas e cabelos.
      ÁgilPlus Vhita: específico para articulações e cartilagem.
      Body Vhita: específico para ganho de massa e força.

    1. Oi Marlene, por mais que nosso colágeno não apresente contra indicação para quem tem nódulos na tireóide, recomendamos que busque um profissional que possa te orientar qual é o melhor para você. 🙂

  6. Ola, tenho 2 Filhos o 1 foi parto normal e minha barriga voltou ao normal, mas do 2 foi cesária e minha barriga ficou muito flácida e grande. Qual o melhor colágeno pra mim?
    Obs. Já fiz exercícios e dieta mas minha barriga não voltou ao normal.

  7. Matilde Carolina de Souza ferreira

    Eu estou tomando o motilex, para artrose,fale pra mim se ele é bom e gostaria q vc me falasse um pouco sobre o modility q está na farmácia aq perto por um preço otimo, estes dois fazem bem pra pele, cabelos e unhas? Se não, eu posso tomar um específico e continuar com motilex?

    1. Matilde, tudo bem por aí?

      Sobre o motilax não encontramos a tabela nutricional do produto e informações mais completas dos seus componentes.Você sentiu diferença consumindo o produto. A mesma coisa sobre o modility. Recomendamos que consulte seu médico para saber se esses produtos vão trazer benefícios e se serão eficientes para seu tratamento. Beijos 🙂

  8. Boa tarde!
    Tem algum perigo de exceder a taxa de colágeno corporal (prejudicar fígado, rins) fazendo ambas as suplementações diariamente? Da pra tomar o verisol diariamente e tambem bodybalance diariamente, nas dosagens recomendadas?

  9. Bom dia, tomo artrolive sachê à três meses por orientação médica pois estou com problema no joelho, não estou sentindo efeito nenhum, pode me orientar por favor detesto o sabor. Obrigada!

    1. Maria, tudo bem por aí?

      Para dores nas articulações e cartilagens, você pode consumir colágeno tipo 2. ÁgilPlus é a combinação perfeita do colágeno tipo 2 ((B2Cool)) com peptídeos bioativos (colágeno hidrolisado – Peptan) específicos para as articulações e cartilagens. O efeito do ÁgilPlus já foi comprovado por vários estudos científicos e os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias. Têm sabor neutro e é extremamente fácil diluir, portanto, pode ser misturado com sucos, iogurtes, leite ou água.

      Você pode mostrar a página do ÁgilPlus da Vhita para seu médico e pedir para ele avaliar a possibilidade do consumo desse colágeno. Tenho certeza que você vai gostar! Veja a página: https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2

  10. Preciso tomar um bom colageno para as articulaçoes pois fui diagnosticada com artrose mas ao mesmo tempo quero um colageno para tratar a pele também.
    Posso usar os dois tipos de colagenos ?
    Posso ingerir ao mesmo tempo ?
    Quais posso tomar ?

    1. Paula, tudo bem por aí?

      Opa, pode sim! Cada colágeno atua de forma benéfica para tipos de tratamentos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga de suplementação, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! Orientamos apenas que o consumo desses produtos seja feito antes ou depois das principais refeições podendo tomar todos de uma vez tranquilamente. É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você! 🙂

      Para as articulações, recomendamos o ÁgilPlus composto por colágeno tipo 2 que protege a região articular: https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2

      Já para a pele, unhas e cabelos, recomendamos o consumo do Collagen Vhita, composto de 100% VERISOL e pode ser encontrado nas versão comprimido ou em pó: https://www.vhita.com.br/products/collagen-face

  11. Olá boa tarde me chamo Cida tenho 43 anos,gostei muito das explicações sobre colágeno.
    Comecei a tomar Colágeno dia 8 junho da renova31 na sua fórmula diz ter peptídeos de colágeno hidrolisado , biotina e vitaminas e minerais.
    Depois de mais de 2 semanas ,dia 24 acordei com meu corpo todo pintado de alergia até meus olhos ficaram vermelhos, parei de tomar e passei 3 dias com a alergia e também senti dores nas juntas das mãos , joelhos e pés parecia que minhas pernas pesavam ,ainda dói um pouco e também incharam as mãos e os pés.
    Então gostaria de saber se foi alguma reação das proteínas que ele possui ? E se posso tomar outro?

    1. Cida, tudo bem por aí?

      O ideal nesse caso é procurar a ajuda de um médico alergista, pois só ele com base em exames consegue te dizer que algum dos compostos do colágeno que você tomou pode ter desencadeado a alergia. Aconselhamos a levar, inclusive, o pote do colágeno com a tabela nutricional para dar mais informações para o seu médico.
      Sobre tomar outro colágeno, sugerimos que não faça o uso de nenhum colágeno até a análise do médico. É mais seguro!
      Se quiser, aproveita na consulta e mostra nesse colágeno para ele e veja se, de acordo com suas intolerâncias, você pode fazer o uso do nosso suplemento: https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 3 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.