Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?

Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?

como escolher a melhor marca de colageno hidrolisado
6 minutos de leitura

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente por nós, e é o principal nutriente responsável pela formação e sustentação dos tecidos. Conforme envelhecemos, o ritmo de produção de colágeno diminui. 

A longo prazo, essa diminuição na produção do colágeno se reflete na perda da firmeza dos tecidos, deixando a pele com uma aparência envelhecida, nas dores articulares e também na perda de massa magra.

Estudos mostram que a suplementação melhora a produção de colágeno pelas células do corpo em até 65%, atrasando o processo fisiológico do envelhecimento.

Não há contraindicação para o consumo dos suplementos de colágeno, portanto, é importante conhecer sobre o produto para exigir um suplemento de qualidade na hora de comprar.

1. Entenda a diferença de colágeno hidrolisado e peptídeo bioativos

Tipos de colágeno disponíveis em suplementos e região em que atuam.
  • Colágeno hidrolisado

O colágeno é extraído de fontes de origem animal. Após a extração, ele passa por um processo químico chamado de “hidrólise”. Ao final dessa etapa o colágeno já pode ser consumido, sendo um “colágeno hidrolisado”.

O colágeno hidrolisado é um suplemento fonte de proteína, mas não tem benefícios específicos para nenhum tecido do corpo. Este tipo de suplemento é muito indicado para quem adota dietas com o objetivo de ganhar massa muscular e perder gordura, já que esse tipo de colágeno aumenta a quantidade diária de proteínas.

  • Peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado

Para ser um colágeno com benefícios específicos é necessário que ele passe por mais um processo químico, uma quebra se tornando um “peptídeo”. Com essa estrutura, o suplemento é absorvido de forma direta quando consumido, conseguindo atuar em tecidos específicos.

Veja nosso post e entenda mais sobre os peptídeos de colágeno!

Por esse motivo também recebe o nome de bioativo, que significa que ele vai ter efeito sob o nosso corpo. 

2. Defina seu objetivo com a suplementação de colágeno

O ponto de partida para definir qual é o suplemento de colágeno ideal para você e suas necessidades é saber o motivo pelo qual você está buscando a suplementação. Existem diferentes suplementos de colágeno, mas se limitam a 3 principais benefícios esperados:

  • Colágeno específico para pele, cabelos e unhas

A suplementação com o colágeno tipo 1 normalmente é utilizada para fins estéticos. Ela beneficia a elasticidade da pele, diminui as rugas, celulites, melhora a aparência do cabelo e fortifica as unhas.

Esse tipo de colágeno foi patenteado por uma empresa que o chamou de Verisol. Portanto, se for buscar por um colágeno para a pele, procure por um colágeno Verisol.

  • Colágeno específico para os músculos

Outro suplemento feito à base de peptídeos bioativos do tipo 1, com a matéria prima também patenteada, recebe o nome de Bodybalance. Ele estimula o ganho de massa muscular e melhora da composição corporal quando associado a exercícios.

A suplementação com Bodybalance ajuda a tratar e prevenir a sarcopenia, processo natural de perda muscular, por isso, é indicado para induzir o ganho de massa magra. Principalmente em idosos ou indivíduos com baixa quantidade de proteína na dieta. Além disso, também pode ajudar no processo de recuperação e cicatrização de cirurgias.

  • Colágeno para as articulações 

A melhor composição para um suplemento de colágeno para as articulações é peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 com proteína não desnaturada de colágeno tipo 2.

Os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1 oferecem substratos para a reposição do colágeno naturalmente perdido. Enquanto a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 combate a inflamação prevenindo o desgaste das articulações e cartilagens.

Esse tipo de suplemento estimula a produção de colágeno para regiões que estão expostas a grandes pressões, como os olhos, as cartilagens, articulações e os discos intervertebrais.

Ele é recomendado para cuidar da saúde ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose. Seu uso é indicado, principalmente, para atletas, praticantes de exercício físico, indivíduos com sobrepeso e obesidade ou com lesões articulares.

3. Ingredientes que potencializam a ação do colágeno

A formulação do suplemento de colágeno pode trazer outros ingredientes que potencializam a ação da proteína e contém benefícios próprios. De preferência, esses outros ingredientes devem ser naturais, como o próprio colágeno.

Como por exemplo, vitaminas e minerais. A vitamina C estimula a produção de colágeno pelo corpo, a vitamina A promove renovação celular da pele, o zinco é antioxidante, essas são algumas opções interessantes de serem adicionadas ao colágeno.

No caso de um colágeno específico para a pele, outro composto natural que pode ser adicionado é o ácido hialurônico. Além de fazer parte da estrutura da pele, o ácido hialurônico é o principal responsável pela hidratação do tecido.

Qual a melhor marca de colágeno hidrolisado? 

Existem muitos tipos de colágeno, com diferentes apresentações, benefícios e matéria-prima, no entanto, escolher a melhor marca irá depender primeiramente das suas necessidades.

Verisol: Colágeno com foco na saúde da pele, unhas e cabelos com resultado em 8 semanas. 

  • Dica de produto: o Collagen Face é composto por Verisol, peptídeos bioativos específicos para a pele. Sua formulação também apresenta ácido hialurônico e complexo de vitaminas antioxidantes.

BodyBalance: Colágeno focado no ganho de massa magra e prevenção e tratamento de sarcopenia.  

  • Dica de produto: Body é um suplemento de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado para quem busca potencializar o ganho de massa muscular e deseja melhorar seu desempenho de força e resistência.

Colágeno tipo 2: Foco no tratamento e prevenção das articulações. 

  • Dica de produto: Collagen Move é um suplemento feito com peptídeos bioativos de colágeno e proteína não desnaturada de colágeno tipo 2, específico para a manutenção, prevenção e reposição da proteína das articulações, cartilagens e estrutura óssea. 

Quer saber mais?

3.7/5 - (22 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

349 comentários em “Como escolher a melhor marca de colágeno hidrolisado?”

  1. Olá! Já li que o melhor horário p/ tomar colágeno é pela manhã ou a noite, antes de dormir, e que não é aconselhável próximo de refeições. Isso procede?

  2. Olá, Dra Priscilla, essa é uma das melhores matérias sobre saúde que li nesse canal 👏🏻👏🏻👏🏻 Gostaria de pedir uma orientação: Mulher, 65 anos, colágeno para melhorar a aparência da pele. Homem 78 anos, colágeno para melhorar a perda muscular e flacidez, sobretudo neste momento covid, onde ficamos meio limitados nas idas às academias. Não temos sobrepeso. Desde logo, obrigada!

  3. Fiquei com dúvida sobre a dosagem. Independente da idade a dosagem é mesma? Por exemplo, eu tenho 56 anos, no meu caso a dosagem pode ser maior? Pergunto porque estava tomando um outro colágeno, que estou substituindo pelo da Whita, e naquele a dosagem de proteínas é de 8,4g.

    1. Irma, tudo bem?

      A dosagem pode mudar de empresa para empresa que no caso são produtos diferentes, mas difícil mudar a quantidade por idade. Recomendamos que entre em contato com a empresa que você adquiriu o colágeno e certifique a dosagem recomendada por dia do produto! 🥰

  4. Bom Dia, existe no mercado algum colágeno que englobe os dois, colágeno Verisol e colágeno tipo II, bom para pelo, cabelos, unhas e também para as articulações. Outra dúvida é sobre o ácido hialurônico, é interessante tomar junto com os colágenos?

    1. Ju, tudo bem?

      Não conhecemos empresas que trabalham neste formato, pois um produto que tem essas duas finalidades com qualidade pode ser muito caro, por isso muitas empresas preferem fornecer separadamente.

      O ácido hialurônico é um componente presente na pele que participa da construção da firmeza e elasticidade dos tecidos. O consumo conjunto deve ser feito quando existe a necessidade desse complemento, ou seja, sendo necessário fazer a suplementação a parte.

  5. ROBERTO DEL TRANSITO MORA ESTRADA

    Tenho 68 anos, e tomo o Motilex não hidrolisado tipo II. É o correto para as articulações e musculatura? Preciso tomar indefinidamente ou posso fazer intervalos? Esse suplemento é o mais indicado para meu caso?

    1. Roberto, tudo bem?

      O colágeno ideal para cartilagens e articulações é o tipo 2. Como o consumo do colágeno trata-se de prevenção e cuidado, não existe um tempo determinado para o consumo, pode ser feito pro resto da vida e não trás nenhum risco a saúde.

      Não conhecemos a marca Motilex, por isso não conseguimos dizer mais sobre o produto.

  6. Marli Manfrè Zimmermann

    Estou muito magra, (nunca fui gorda) Tive uma distenção muscular seria no braço esquerdo e estou com muita flácidez em todo corpo. O que você indicaria?

    1. Marli, tudo bem?

      Para a distinção muscular o ideal é o colágeno tipo 2, em 4 semanas consumindo o Ágilplus regularmente você consegue perceber efeito no alívio da dor e a partir de 12 semanas a reconstituição das cartilagens e articulações.😀

  7. Boa noite! eu estou usando colageno hidrolisado da espartanos, ele vai me ajudar ja que estou com problema no joelho desgaste da cartilagem, e tambem estou com flacidez? se não qual seria recomendavel desde ja agredeço a atenção Cleuza

    1. Cleuza, tudo bem?

      Collagen Vhita: específico para pele, unhas, cabelos, flacidez e celulite. Valor a partir de R$170,00 (versão em pó) e R$200,00 (versão em comprimido), ambos com duração para 60 dias. Página do produto: https://www.vhita.com.br/products/collagen-face

      ÁgilPlus Vhita: específico para articulações e cartilagem. Valor a partir de R$175,00 (versão em pó). Duração para 30 porções. Página do produto: https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1

    1. Ivone, tudo bem?

      É sempre importante pesquisar e analisar a concentração, preço e substancias adicionais no produto. O Agilplus Vhita apresenta a melhor concentração de colágeno tipo 2 do mercado. Em 4 semanas consumindo o Ágilplus regularmente você consegue perceber efeito no alívio da dor e a partir de 12 semanas a reconstituição das cartilagens e articulações.

      Se quiser saber os outros diferenciais é só clicar no link – https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2

  8. Meu objetivo é ter os 3 benefícios:
    Colágeno específico para pele, cabelos e unhas (Prevenir envelhecimento da pele, melhorar cabelos)
    Colágeno para as articulações (dores articulares e perda de massa óssea, tenho osteoporose)
    Colágeno específico para os músculos (tenho perda muscular, e perda de força)

    Quais colágenos tomar?
    Posso tomar mais de um tipo?
    Devo alternar os horários?

    1. Polly, tudo bem?

      Nesse caso você precisa consumir esses três produtos:

      Body Vhita: específico para ganho de força e massa muscular. Valor a partir de R$145,00. Duração para 20 porções. Página do produto: https://www.vhita.com.br/products/body-colageno-hidrolisado

      Collagen Vhita: específico para pele, unhas, cabelos, flacidez e celulite. Valor a partir de R$170,00 (versão em pó) e R$200,00 (versão em comprimido), ambos com duração para 60 dias. Página do produto:https://www.vhita.com.br/products/collagen-colageno-verisol-comprimido-po?variant=31872889815178

      ÁgilPlus Vhita: específico para articulações e cartilagem. Valor a partir de R$175,00 (versão em pó). Duração para 30 porções. Página do produto:https://www.vhita.com.br/products/agilplus-colageno-hidrolisado-tipo-2

      Você pode consumir os três e não precisar ser em horários alternados, eles podem ser consumidos juntos!😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 6 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.