A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando ao longo dos anos e atingiu, em 2016, a média de 75,8 anosAlém de viver mais, cuidando da própria saúde e adotando hábitos saudáveis no dia a dia, é possível viver melhor.

Confira nosso post e veja algumas dicas para envelhecer com saúde e qualidade de vida! Boa leitura!

Alimente-se bem

Aquela velha máxima de “você é o que você come” ainda é válida.

A alimentação saudável e rica em frutas, grãos integrais, legumes e verduras proporciona uma grande variedade de vitaminas e fibras, ajudando no bom funcionamento intestinal e na longevidade. Gorduras boas, como o ômega 3, ajudam a prevenir doenças cardíacas, e as proteínas são muito importantes para o sistema imunológico e para manter a massa muscular.

 

Pratique exercícios físicos regularmente

Exercitar-se é, segundo a OMS, a principal recomendação para prevenir os males da terceira idade. Ao praticar exercícios físicos, você previne várias doenças, como infarto, hipertensão, obesidade e diabetes.

Você pode ir à academia, caminhar com algum amigo, praticar algum esporte, entre outras opções de atividades. Procure alguma que lhe proporcione prazer. Só não vale ficar parado!

 

Beba bastante água

Nosso organismo é composto por cerca de 70% de água. Perdemos líquidos ao longo do dia e precisamos beber, pelo menos, oito copos de água diariamente para repor os estoques e garantir um bom funcionamento do nosso corpo.

Quando bebemos água corretamente, a digestão dos alimentos funciona melhor, nossa pele e nosso cabelo ficam bonitos e ficamos menos sujeitos a infecções.

 

Tenha uma boa noite de sono

Dormir cerca de oito horas por noite, além de garantir um bom humor matinal, é fundamental para o organismo realizar processos metabólicos que vão proporcionar um equilíbrio no dia seguinte.

Privação de sono pode resultar em dificuldades de concentração, irritabilidade e até em doenças, como infecções e hipertensão — além de estar relacionado com o envelhecimento precoce.

 

Abandone hábitos nocivos

Existem hábitos que, sabidamente, fazem mal à saúde, mas que algumas pessoas resistem em abandonar.

Para envelhecer com saúde, é preciso parar de fumar e evitar fast-foods e bebidas alcoólicas em excesso. Tais hábitos produzem radicais livres extremamente relacionados com o envelhecimento precoce e com o aparecimento de diversas doenças, incluindo o câncer.

 

Evite excessos

Tudo em excesso faz mal, até mesmo a água. O equilíbrio é a chave para envelhecer com saúde e, para alcançá-lo, é preciso abandonar os excessos.

Evite ingerir muito sal na comida e comer em quantidades maiores de que o seu corpo necessita. Dessa forma, você diminuirá as chances de ter hipertensão, obesidade e diabetes no futuro.

Além disso, não tome sol em excesso, pois ele envelhece a pele e aumenta o risco de câncer nesse órgão.

Exercite seu cérebro

Pratique atividades mentais que estimulem seu cérebro a raciocinar. Você pode optar por jogos de lógica, baralho, palavras-cruzadas etc. Estude algo novo. Pense em seu cérebro como um músculo que, se não for usado, vai atrofiar.

Quanto mais você exercitá-lo, maiores as chances de ele permanecer funcional por mais tempo. Assim, é possível prevenir as demências e a perda de memória.

Gostou das nossas dicas sobre como envelhecer com saúde? Assine a nossa newsletter e aprenda ainda mais sobre saúde e longevidade. Não perca!