Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra!

Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra!

Qual melhor horário para tomar ômega 3.
4 minutos de leitura

O ômega 3 não é produzido naturalmente pelo nosso organismo e deve ser obtido através da alimentação. O nutriente desempenha diversas funções importantes em nosso corpo, então seu consumo tem muitos benefícios para a saúde.

É devido a essa importância que a procura pela sua suplementação aumentou. Alguns suplementos alimentares têm particularidades em seu consumo, e não podem ser consumidos em qualquer momento do dia. 

Nesse caso, o melhor horário para tomar ômega 3 é junto com as refeições principais. Essa escolha facilita a digestão do suplemento, além de potencializar os seus benefícios, pois promove melhor absorção das vitaminas da refeição.

Benefícios do melhor horário para tomar ômega 3

1. Consumir com as principais refeições evita o refluxo

O suplemento de ômega 3 é feito a partir do óleo de peixe. Por causa de sua matéria-prima, algumas pessoas reclamam sobre sentir um gosto forte de peixe após o seu consumo.

Isso acontece principalmente com aqueles que tomam o produto em jejum, pois nesse momento o estômago está preparado para absorver o máximo dos nutrientes que ingerimos.

Em outras palavras, ao consumir o produto antes de qualquer alimento, o corpo foca  na absorção do suplemento. Resultando em um sabor mais forte no paladar.

Por isso, o ideal é consumir o suplemento junto de uma refeição completa. Assim, o estômago vai dividir a sua atenção com outros alimentos e o gosto do suplemento não vai ficar tão forte.

Dica especial contra o refluxo: congele a cápsula

Uma dica extra para evitar o refluxo que ocasiona o gosto forte de peixe é deixar a cápsula no congelador. Quando ela estiver em temperatura mais fria, o corpo leva mais tempo para realizar a digestão e, assim, evita o sabor de peixe residual após o consumo do suplemento. 

2. Consumir com as principais refeições melhora a absorção de vitaminas lipossolúveis

Outra vantagem de utilizar o suplemento junto com as refeições principais é aumentar a absorção de vitaminas lipossolúveis. Essas vitaminas precisam ser consumidas junto de outras fontes de gordura, como o ômega 3, para serem absorvidas de forma ideal.

As vitaminas lipossolúveis, ou solúveis em gordura, são A, D, E e K. Melhorar a absorção das vitaminas não é um benefício direto ou exclusivo do ômega 3. No entanto, é adicionado a lista das vantagens da suplementação quando o consumo ocorre junto às refeições principais.

Além de consumir de utilizar o nutriente no horário ideal, também é importante escolher uma marca que forneça um suplemento de qualidade. Por isso, fique atento ao rótulo na hora da compra. 

Conheço os suplementos de ômega 3 da Vhita!

Tomar ômega 3 em jejum faz mal?

Não. Ao ingerir o suplemento nesse horário, não ocorre nenhum problema de absorção ou diminuição do seu efeito. Entretanto, a sua matéria-prima é o óleo de peixe, o que causa esse refluxo com gosto residual de peixe, incomodando muitos usuários e diminuindo a aderência ao suplemento. 

Caso você utilize a estratégia de jejum intermitente para ajudar na perda de peso, aproveite os horários das refeições para consumir o suplemento de ômega 3. Assim você evita os possíveis desconfortos relacionados aos consumo do nutriente em jejum.

Ômega 3 e vitamina D pode tomar junto?

Como mencionado, a vitamina D é lipossolúvel e tem sua absorção potencializada quando consumida junto de outras fontes de gordura. Portanto, ômega 3 e vitamina D podem ser tomados juntos, sendo benéfico esse consumo.

Além disso, os nutrientes estão associados no tratamento e prevenção de algumas doenças como depressão artrite reumatoide, diabetes gestacional e na melhora da função renal de pacientes com diabetes mellitus.

Como tomar ômega 3?

Quando escolher uma marca do suplemento, procure por aquelas que têm as maiores concentrações de EPA e DHA por cápsula. EPA e DHA são as gorduras que compõem o ômega 3 e promovem seus benefícios. 

A recomendação é consumir de 600 a 1200 mg de EPA e DHA por dia. Escolha a marca que promove esse consumo com o menor número de cápsulas. Assim, melhorando o custo-benefício do suplemento.

Outro ponto importante é a qualidade do suplemento. Procure nos rótulos por selos de certificações internacionais que assegurem a qualidade do produto, como o selo IFOS.

Quer saber mais?

3.6/5 - (28 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

89 comentários em “Qual o melhor horário para tomar ômega 3? Descubra!”

  1. Bom primeiro quero dizer
    Que gostei muito das dicas, estou tomando o omega 3 a noite antes de dormir junto com o cálcio, são 3 cápsula Omega 3 e 2 cápsula do cálcio, será que estou tomando suplemento demais, me de uma orientação por favor ?

    1. O ômega 3 é contraindicado para indivíduos para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação. 🙂

  2. Primeiramente adorei o texto!!!
    Eu tomo omega 3 na parte da manhã com tribulus, maca peruana e glutamina em jejum com agua e limão. Teria algum problema estar tomando todos eles com o omega 3 nesse horário ou eu teria de fazer a repartição?

    1. Oie Paola, tudo bem? Que bom que você gostou! Fica ligada que sempre soltamos dicas por aqui. Já em relação ao seu consumo do Ômega 3, seria legal você dar uma olhadinha no rótulo do produto para ver se o modo de consumo está certo. Não a nada de errado consumir deste jeito, porém, é bom dar uma pesquisada antes. =)

  3. Estou colocando a capsula no congelador minutos antes de ingerir, só assim não sinto o gosto de peixe, porém ficom com medo de diminuir a eficácia do omega 3, realmente não influencia em nada?

  4. Raquel Gabriel de Angelo

    Boa noite!
    Estou tomando Lavitan 5g, depois do café da manhã,
    Depois do almoço tomo omega 3,
    E a noite tomo o colágeno,
    Gostaria de saber se pode tomar esses três complememtos alimentares, tem alguma contra indicação,
    Fico no aguardo
    Desde já agradeço ??

    1. Raquel, tudo bem por aí?

      O ômega 3 é contraindicado para indivíduos com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, para gestantes sem acompanhamento médico ou de nutricionista e para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Pessoas com prótese cardíaca também devem evitar o consumo do nutriente. Já o colágeno possui contra indicação. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista. Dependendo da qualidade do ômega 3 (alta concentração de EPA e DHA) e do colágeno (procure um colágeno que seja 100% VERISOL) que esteja consumindo, não há necessidade do consumo do Lavitan, que é um polivitamínico, a não ser que todos esses suplementos tenham sido prescritos pelo seu médico.

  5. José Benedito da Silva

    Boa tarde meu nome é José Benedito, minha médica recomendou que tomasse 3 vezes ao dia, ou as três cápsulas juntas se Eu não tivesse problema de refluxo vou começar hoje, por favor, peço suas orientações, já agradeço

    1. José, tudo bem por aí?

      Tá certinho o que sua médica de indicou. A forma como você consumo o suplemento vai variar muito de como fica confortável e prático para você! Se você tem problemas de refluxo, o ideal é consumir 30 minutos antes das principais refeições.

        1. Olá Patricia, tudo bem?

          O Ômega 3 Vhita a única contra indicação é para indivíduos com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, para gestantes sem acompanhamento médico ou de nutricionista e para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Pessoas com prótese cardíaca também devem evitar o consumo do nutriente. E não recomendamos que você consuma o ômega tendo uma alergia de crustáceos. Sempre procure a opinião de um médico e caso ele libere, aí não tem problema!

          Lembrando que nosso Ômega 3 são 2 cápsulas ao dia, antes ou depois das refeições.

          Caso tenha uma recomendação médica, pode seguir sem problemas! 🙂

        2. Fabia Garcia Silva Amaral

          Olá, bom dia!
          Meu nome é Fabia, e gostaria de saber sobre o Ultra Omega 3 500 EPA/250 DHA, da marca NOW.
          Quero começar a tomar, ele é bom?
          E também eu tomo, 1 vez por semana, uma fórmula de VT D 10000ul,toda segunda feira, não tem problema começar a tomar junto?
          Sem mais , obrigada!

            1. Boa Tarde! Tudo bem ?

              Brigida, não existe restrição ou contra indicação do uso de ômega 3 para quem não tem vesícula.

              Espero ter ajudado, qualquer dúvida envie um e-mail para [email protected] ou uma mensagem no whats (11) 96036-5520.

        3. Luara lanay Moraes de Oliveira

          Tô tomando ômega 3 pode dar tontura no outro dia ou não ou posso tomar so uma depois do almoço ou tem que tomar duas tenho um quadro de ansiedade e pode mim ajudar também tomando o ômega 3?

          1. Luara, tudo bem por aí?

            Bem, não existe um horário certinho que você precisa tomar mas, sugerimos que o produto seja consumido antes ou após as principais refeições. Sobre suas tonturas, não entendemos muito bem se o consumo do ômega 3 te dá tontura, mas caso seja isso, procure um médico pois o consumo do suplemente não causa nenhum tipo de efeito colateral no organismo.

        4. Acabei tomando 3 cápsulas do ômega, pensei que não tinha tomado no almoço e tomei mais uma na janta. Tem algum problema? Toma só uma no dia seguinte?

          1. Danny, tudo bem por aí?

            Não tem problema! O ideal é o consumo do produto conforme o rótulo do fabricante, mas uma dosagem um pouco a mais em uma situação isolada não vai te trazer riscos à saúde ou qualquer efeito colateral! Pode ficar tranquila 🙂

        5. Tomei os remédios de costume , após o almoço são eles: vitamina para cabelo, colágeno e Ômega 3, posteriormente, tomei um chá quente por cima e de repente minha pressão foi lá em cima 16/12. Será, que tem alguma coisa a ver?

          1. Valdelice, tudo bem por aí?

            O consumo de vitaminas ou suplementos não causam efeito colateral de pressão baixa, por exemplo. Essa reação pode ser sido desencadeada por diversas situações: calor, má alimentação, estresse… O ideal é que se essa sensação persistir, procure um médico para que ele possa investigar melhor.

        6. Posso tomar as duas cápsulas de uma vez só, ou em horários diferentes? Gostaria de tomar as duas após o café da manhã, tem algum problema?

          1. Oii Suellen, tudo bem?

            Recomendamos o consumo das duas cápsulas juntas! Bom, não existe horário certinho para consumo, apenas recomendamos o consumo pelo menos de 30 a 60 minutinhos antes ou depois das principais refeições (café da manhã, almoço ou jantar) =)

          1. Boa noite Thaís, tudo bem?

            O ômega 3 pode ajudar no desenvolvimento do bebê durante a gestação, mas é imprescindível um acompanhamento médico ou nutricional. Um dos efeitos benéficos do ômega 3 durante a gravidez é a redução das chances de um parto prematuro e assistência no fortalecimento do bebê.

            Ficou mais alguma dúvida? Ficamos a sua disposição 🙂

          1. Oi Elzabe, tudo bem?
            A quantidade de cápsulas que você precisa tomar, depende da recomendação do rótulo do produto que você escolheu.
            Bons suplementos de ômega 3 conseguem oferecer uma boa concentração em 2 cápsulas, ou seja, é preciso tomar 2 cápsulas ao dia.
            Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.
            Abraços.

            1. Boa tarde eu faço tratamento com metformina .Resolvi tomar meu ômega 3 depois do almoço meia hora depois do metformina.
              Mas mesmo assim ainda sinto um pouco do desconforto no refluxo.
              O que posso fazer pra melhorar?

              1. Oii Iracema, tudo bem? Para ajudar no desconforto você pode consumir a cápsula do ômega 3 gelada. Deixar na geladeira pelo menos 30 minutinhos antes de consumir. Caso continue o desconforto, recomendo você entrar em contato com um profissional para te orientar melhor =)

          2. Pingback: Como e qual o melhor horário para tomar ômega – Nala

          3. Tomo omega 3, um polivitamínico e óleo de alho antes de dormir. Está é a melhor forma de aproveitar os nutrientes? Tomar juntamente azeite de oliva faria diferença?

            1. Boa tarde Souza!
              Como vai?
              Sobre a sua dúvida, caso você tenha orientação médica ou de seu nutricionsita, deve seguir, por ser algo individualizado.
              Mas caso não tenha, não existe um melhor horário para consumir nenhum desses suplementos. Pelo menos no caso do ômega 3, o que importa é o consumo diário, independente do horário.
              Caso você esteja bem adaptado a consumir dessa forma, pode continuar, mas caso sinta qualquer tipo de desconforto abdominal, recomendamos o consumo do ômega 3 junto a refeições grandes. Enquanto o polivitamínico deve ser avaliado junto ao seu médico.
              No caso do azeite, o consumo junto a alimentação em alimentos como a salada, é o suficiente 🙂
              Caso tenha mais dúvidas,
              Estamos à disposição!!

            1. Boa tarde Wilma!
              Tudo bem?
              O ômega 3 é um importante suplemento para o combate a doenças neurodegenerativas como Alzeheimer, Parkison e disturbios psicológicos como depressão, quadros de ansiedade e até mesmo para melhorar a vitalidade.
              Os pesquisadores e cientístas dizem que a deficiência de ômega 3 no nosso organismo pode agravar esses problemas, portanto a suplementação e o consumo de ômega 3 é bastante recomendada por profissionais da saúde médicos e nutricionistas =)

              Nós temos alguns textos falando sobre esse assunto, caso queira mais informações:
              1. https://blog.vhita.com.br/omega-3-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
              2. https://blog.vhita.com.br/omega-3-para-depressao/

              Qualquer dúvida,
              Estamos a disposição!

            1. Bom dia Sheila!
              Não tem problema algum, se você não sente nenhum tipo de desconforto ou refluxo, o importante é não esquecer de consumir nenhum dia =)
              Qualquer outra dúvida,
              Estamos a disposição!

          4. Adoooorei o texto!!! Muito útil!!!
            Eu gosto de tomar perto do horário de jantar antes de dormir!
            Não me dá refluxo e eu nunca esqueço!! 🙂

              1. Oi Ivone, você pode tomar tanto as duas cápsulas juntas, como em refeições separadas, o que a gente recomenda é que você teste e veja qual a melhor maneira para você. 

          5. Pingback: Como tomar ômega 3: antes ou depois das refeições? – Welovit

          Deixe um comentário

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          19 − 19 =


          The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.