|
A nomenclatura de “ômega 3 infantil” ou “ômega 3 kids” é utilizada por alguns suplementos desenvolvidos para crianças. No entanto, não é necessário um ômega 3 específico para o público infantil.
Desde que seja um bom suplemento de ômega 3, ele pode ser utilizado por adultos e crianças. O único ponto de atenção são as doses recomendadas para cada faixa etária, que podem variar com a idade.
Sumário
Benefícios do ômega 3 para crianças
Os principais benefícios do ômega 3 para crianças são no desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. Além disso, foi observado um vocabulário maior nas crianças que usaram a suplementação. Todos esses resultados foram encontrados após 4 meses de suplementação diária com ômega 3.
A suplementação ainda traz resultados positivos com relação a sintomas de ansiedade, ajuda na concentração e também no desenvolvimento da leitura em crianças. Para obter esses benefícios é fundamental que o consumo seja regular.
Nenhum efeito adverso da suplementação de ômega 3 foi observado até então para a saúde de crianças, sendo segura e recomendada com doses entre 500 mg a 1400 mg por dia.
Doses maiores, podem ser positivas também. Porém, para isso é necessário consultar um médico ou nutricionista para que a prescrição seja adequada de acordo com cada caso.
O ômega 3 tem contraindicação para crianças?
Por se tratar de um nutriente natural presente na nossa alimentação, não há muitas restrições para o uso do suplemento de ômega 3 infantil, mas alguns grupos de pessoas precisam ter mais cuidado, como:
- Indivíduos com problemas de coagulação;
- Portadores de hemofilia;
- Próteses cardíacas.
Nesses grupos de pessoas, o uso da suplementação deve acontecer sob orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista. Além disso, suplementos de baixa qualidade podem trazer sérios problemas à saúde.
É recomendado o consumo de ômega 3 para crianças e todas as faixas etárias, incluindo, adultos, idosos e mulheres grávidas. A suplementação de ômega 3 na gravidez traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê.
Qual o melhor ômega 3 infantil?
O mais importante é comprar um ômega 3 de qualidade. Os certificados ou laudos internacionais, como o selo IFOS, comprovam a pureza e segurança do suplemento, como serem livre de contaminação por metais pesados e realmente fornecerem a concentração apresentada no rótulo.
Portanto, o melhor ômega 3 infantil deve ter garantia de qualidade com certificado internacional de procedência. E concentração entre 500mg a 1400mg de ômega 3, na menor quantidade de cápsulas possível.
Quer saber mais?
- Ômega 3 na gestação: Quando iniciar a suplementação?
- Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saber
- Melhor anti-inflamatório para criança: Ômega 3
Referências
GONZÁLEZ, Francisca Echeverría; BÁEZ, Rodrigo Valenzuela. IN TIME: IMPORTÂNCIA DOS ÔMEGA 3 NA NUTRIÇÃO INFANTIL.Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017.
Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.
Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.
Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.
Dra.
Qual a recomendação em quantas capsulas para um adolescente de 13 anos com TDAH e comodidade em dislexia?
A quantidade recomendada de consumo de ômega 3 é de 1200mg ao dia para pessoas saudáveis. (2 cápsulas do ômega da Vhita)
A recomendação de consumo de ômega 3 diário pode variar de acordo com as condições de saúde.
Consultar um profissional da saúde (médico ou nutricionista) é o mais indicado para te ajudar a saber qual a melhor dose para seu consumo.
Boa tarde, para criança, 7a – 22kg – DHA pode ser uma boa opção? agradeço
Oi Livia, obrigada pelo contato!
É recomendado o consumo de ômega 3 para crianças e todas as faixas etárias.
Dos 7 aos 12 anos, é a fase em que as crianças iniciam a alfabetização. As crianças vão para a escola, começam a ler e a escrever, e interagem fortemente com outras crianças.
Nessa fase devemos observar as características que possam prejudicar o aprendizado e a interação. Como a dificuldade que algumas crianças podem ter para se concentrar e de manter o foco, ou ainda o comportamento hiperativo e mudanças bruscas no humor.
Nenhum efeito adverso da suplementação de ômega 3 para o público infantil foi observado até então para a saúde, sendo segura e recomendada com doses entre 500 mg a 1000 mg ao dia.
Gostaria de saber qual a quantidade indicada para um bebê de 16 meses ?? (Uma cápsula?)
Boa tarde!!
A dose de ômega 3 recomendada para crianças varia bastante, entre 400 mg até 1200 mg ao dia. Ou seja, até 1200 mg ao dia, a criança pode tomar ômega 3 sem chances de efeitos colaterais e riscos à saúde.
Mas, sempre que possível, é importante a opinião de um especialista para indicar a melhor recomendação de dose ideal.
BOM DIA !
POSSO DAR OMEGA 3 NORMAL ,PARA O MEU FILHO?
10 ANOS …45 KG
OU TEM Q SER SER INFANTIL?
POR FAVOR PODE ME DIZER A DIFERENÇA ENTRE O OMEGA 3 INFANTIL E O ADULTO ?
OBRIGADA DESDE JÁ
Oi Tatiane,
A principal diferença entre o ômega-3 infantil e o ômega-3 adulto está relacionada à dosagem e ao formato do suplemento.
Desde que seja um bom suplemento de ômega 3, ele pode ser utilizado por adultos e crianças. O único ponto de atenção são as doses recomendadas para cada faixa etária, que podem variar com a idade e devem ser orientadas por um médico. ?
Meu filho começou tomar Peixonix, ele tem 5 anos. Porém ele não consegue engolir. Só morde e não consegue mastigar a cápsula. Se ele engolir o líquido dentro e não a cápsula tem o mesmo efeito?
Oi Vanessa,
Sem problemas consumir somente o liquido, o ideal é identificar se ele vai se adaptar ao cheiro/gosto do produto, que nem sempre são agradáveis.
Espero que dê tudo certo 🙂