Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Queda de cabelo na gravidez: principais causas e como evitar

Queda de cabelo na gravidez: principais causas e como evitar

mulher com queda de cabelo na gravidez
7 minutos de leitura

A queda de cabelo na gravidez ocorre em grande parte devido às diversas alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher neste período.

Porém, gestantes saudáveis não sofrem com este problema e o resultado é o reverso, onde a melhora da saúde capilar acontece até mesmo na gestação.

Contudo, existem as exceções, aquele grupo de mulheres que sofrem piora na saúde capilar, onde a fios ressecados são um dos problemas mais comuns.

As mudanças que ocorrem nos folículos pilosos na gestação, células do couro cabeludo responsáveis pela formação dos fios de cabelo, podem melhorar ou piorar sinais como queda de fios, falta de crescimento e cabelos opacos e sem brilho.

O que acontece com o cabelo durante a gravidez?

Durante os 3 primeiros meses de gestação, o espessamento dos fios é uma condição normal da mulher.

Contudo, por conta do ciclo normal de alongamento do cabelo, torna-se mais difícil seu crescimento neste período.

Nesta fase, os fios crescem apenas meio centímetro por mês, porém, demora uma média de 6 meses para a mulher notar alterações no comprimento.

Por sua vez, a gravidez aumenta os níveis de estrogênio, fazendo os folículos produzirem menos sebo, condição que causa o ressecamento do cabelo.

No geral, é normal que aconteça determinada queda de cabelo durante toda a gestação, onde os cabelos parecem mais grossos e volumosos somente no fim da gravidez.

fios de cabelo em excesso em uma escova de cabelo

A queda de cabelo na gravidez é normal ou não?

Podemos afirmar que a queda de cabelo não é incomum na gravidez, e a intensidade da queda dos fios diminui somente após o parto.

Alguns fatores podem favorecer que seu cabelo apresente maior queda durante a gestação como:

  • Estado nutricional;
  • Flutuações hormonais;
  • Deficiência de vitaminas;
  • Deficiência de minerais;
  • Baixa produção de colágeno.

Principais causas da queda de cabelo na gravidez

Como dito anteriormente, o aumento da produção de estrogênio possibilita alterações na saúde capilar das gestantes.

No entanto, a queda de cabelo na gravidez pode ter múltiplas causas, por motivos diferentes, veja agora quais são elas:

1. Interrupção do uso de pílula anticoncepcional

Quando a mulher engravida, a pílula anticoncepcional deixa de ser usada, fazendo com que a interrupção no uso gere queda capilar.

Todavia, a queda de cabelo acontece de forma acentuada entre o primeiro e o quinto mês da gestação e o crescimento retorna ao normal a partir do sexto mês em diante.

2. Deficiência alimentar

Nesta fase, a alimentação da gestante é um dos principais pontos, já que ela gasta e absorve muito mais energia. Além disso, os vômitos comuns nos três primeiros meses podem levar a uma deficiência de nutrientes.

Então, a ingestão inadequada de alimentos, assim como baixas dosagens de nutrientes como ferro, proteínas e vitaminas contribuem para a ocorrência.

Do mesmo modo que o excesso de ingestão de vitaminas e suplementos nessa fase proporcionam condições para a queda, assim como a falta delas. 

4. Ocorrência de doenças da gravidez 

Diabetes gestacional ou presença de infecções fúngicas são algumas das doenças cujo sintomas podem ser queda de cabelo.

Da mesma forma que hipertensão e uso de alguns medicamentos para combater a depressão, por exemplo.

5. Desequilíbrios hormonais

As alterações hormonais costumam ser a principal causa de queda de cabelo na gravidez, principalmente nos três primeiros meses.

No entanto, costumam ser temporárias e alguns meses após o parto, com a normalização dos níveis, a queda de cabelo diminui.

6. Presença de fatores genéticos

Os fatores genéticos constituem uma das causas da queda dos fios, onde é comum que filhas de mães que sofreram de queda capilar durante a gestação passem pelo mesmo problema.

7. Desordens tireoidianas

Os distúrbios da tireóide afetam o sistema digestivo, estado mental, metabolismo e fisiologia dos cabelos e unhas.

Desse modo, quem possui algum dessas desordens, como hipo e hipertireoidismo, pode apresentar queda de cabelo na gestação.

8. Distúrbios ginecológicos

A Síndrome do Ovário Policístico causa pilosidade excessiva, gerando queda acentuada nos fios de cabelo na gravidez.

9. Outras causas 

Embora sejam mais difícil de ser a causa principal da ocorrência, a queda de cabelo na gravidez pode ter outras causas:

  • Aborto espontâneo;
  • Curetagem;
  • Alergias na pele;
  • Intolerância alimentar;
  • Uso de medicamentos.
mulher escovando o cabelo

Como evitar a queda de cabelo na gravidez

A queda de cabelo na gravidez é uma condição temporária que termina com o avançar da gestação.

No entanto, a autoestima das mulheres grávidas é comprometida, aumentando o risco de depressão e traumas psicológicos.

Nesse sentido, esse cuidado na gravidez também é importante. Algumas atitudes podem ser tomadas para evitar a queda de cabelo nessa fase:

1. Use óleos capilares 

O autocuidado do couro cabeludo é útil para prevenir a queda dos fios, e a aplicação de óleos capilares 2 vezes na semana antes de dormir é uma excelente estratégia.

Dentre os óleos mais utilizados estão:

  • Óleo de coco
  • Azeite de oliva;
  • Óleo de amêndoas;
  • Óleo de babosa.

2. Evite processos químicos nos cabelos 

O uso de alisadores, secadores e tintura na gestação tende a aumentar a queda de cabelo, assim como mantê-lo molhado por muito tempo.

3. Tenha cuidados com a alimentação

As mulheres gestantes necessitam de maior necessidade vitamínica e mineral durante a gestação.

Pois, qualquer deficiência nutricional piora a saúde dos cabelos, unhas e da pele, além de representar riscos à formação do bebê.

Portanto, não deixe de ser acompanhada por uma nutricionista durante toda a gravidez, assim como utilizar todas as vitaminas para gestante prescritas pelo médico responsável.

Além disso, capriche na variedade de frutas, verduras e legumes de cores variadas diariamente, para obter os benefícios dos antioxidantes.

4. Cuide do estresse 

O estresse é uma condição comum na gravidez, e ele interfere na saúde capilar de uma forma acentuada.

Nesse caso, para impedir que o estresse cause queda dos cabelos, você deve procurar alternativas saudáveis para diminuir os níveis como meditação, relaxamento, yoga ou acupuntura.

5. Tome cuidado com produtos capilares 

Diversos produtos contém substâncias nocivas para a saúde do cabelo e na gravidez eles podem fazer aumentar a queda dos fios.

Além do mais, evite fazer procedimentos como implantes capilares ou selagem neste período, pois agridem de forma concentrada a saúde dos folículos pilosos. 

Portanto, tome cuidado com o uso desses produtos, leia os rótulos com atenção e só utilize produtos capilares que contenham biotina e sílica. 

Quer saber mais?

Referências: 

Urasaki, Maristela Belletti Mutt. Alterações fisiológicas da pele percebidas por gestantes assistidas em serviços públicos de saúde. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2010, v. 23, n. 4, pp. 519-525.

Alves, Gilvan Ferreira, Nogueira, Lucas Souza Carmo e Varella, Tatiana Cristina Nogueira. Dermatologia e gestação. Anais Brasileiros de Dermatologia [online]. 2005, v. 80, n. 2, pp. 179-186. 

Giselle Lira Marinho.Tainá Fernandes Moreira. Ana Paula Silva Nogueira. Impactos da estética na terapia capilar de mulheres no pós-parto. Research, Society and Development, v. 11, n. 7, e46011730272, 2022.

Lourena Ap. Machado Godoi Borson, Fabiana Lopes Martins, Ana Carla Comune,Luis Roque Guidi Junior. A exposição de substâncias na gestação e lactação. Revista Saúde em Foco – Edição nº 11 – Ano: 2019.

El Beitune P, Jiménez MF, Salcedo MM, Ayub AC, Cavalli RC, Duarte G. Nutrição durante a gravidez. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo); 2018. (Protocolo Febrasgo – Obstetrícia, nº 14/Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-Natal).

Avalie este post

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.