Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Sarcopenia em jovens é possível?| Como se desenvolve e tratamentos

Sarcopenia em jovens é possível?| Como se desenvolve e tratamentos

Sarcopenia em jovens
6 minutos de leitura

A sarcopenia é uma doença caracterizada pela perda muscular progressiva. Essa condição afeta a saúde e qualidade de vida, pois impacta na locomoção, mobilidade e capacidade de realizar atividades diárias.

O principal público afetado são idosos. No entanto, jovens podem desenvolver sarcopenia, principalmente quando apresentam fatores que predispõem a doença, como obesidade, câncer e doenças neurodegenerativas.

3 fatores relacionados ao desenvolvimento da sarcopenia precoce

1. Obesidade

Em situações normais, o ganho de peso que leva a obesidade em adultos e idosos, é tanto de massa gorda quanto de massa muscular. Mas, às vezes, o ganho de massa gorda pode ser predominante e não ser acompanhado de massa muscular. Isso acontece por diversos fatores, principalmente devido ao sedentarismo e hábitos alimentares ruins.

Além disso, o aumento da massa gorda acentua a produção de moléculas inflamatórias, que contribuem para a perda de massa muscular. 

Nessa condição de desenvolvimento da obesidade, com o ganho predominante de massa gorda, ocorre a condição chamada de obesidade sarcopênica, caracterizada pelo excesso de gordura e falta de massa muscular.

2. Paralisia cerebral 

A maioria dos adultos com paralisia cerebral enfrentam problemas motores, que diminuem a mobilidade e aumentam o risco de sarcopenia.

Um estudo recentemente publicado avaliou a relação da sarcopenia em adultos com paralisia cerebral. Ao avaliar homens e mulheres com uma média de 42 anos, encontraram uma maior relação de risco de sarcopenia do que com a população saudável. 

Mesmo com a pouca idade, portadores de paralisia cerebral estão propensos ao desenvolvimento precoce da sarcopenia.

3. Câncer

O câncer é uma doença grave, apesar do seu alto índice de mortalidade, o desenvolvimento de novos tratamentos aumentam cada vez mais as chances de cura do paciente. 

Porém, muitos efeitos colaterais ao tratamento ocorrem, e um desses efeitos é a perda de peso grave. Devido a fragilidade e a não aceitação de alimentos durante o tratamento, os pacientes correm o risco de desenvolver a sarcopenia. Contudo, diversas alternativas nutricionais podem ser abordadas para evitar essa situação tanto no hospital quanto em casa. 

No hospital é muito comum o uso de dietas por sonda, chamadas de dieta enteral para garantir a oferta dos nutrientes ao organismo independente da ingestão dos alimentos via oral. 

E quando o paciente está em casa, ele possui orientações de dieta equilibrada e de suplementos proteicos

Como tratar sarcopenia em jovens?

O tratamento, e também a prevenção, está diretamente relacionado à preservação e aumento da massa muscular. Isso é garantido através de bons hábitos de vida em relação a alimentação e prática de exercícios físicos.

Dieta 

É um consenso entre os estudiosos da área que dietas envolvendo suplementação proteica melhoram a mobilidade e a força de indivíduos com sarcopenia. Lembrando que a associação de dieta e exercícios promovem efeitos ainda melhores na sarcopenia.

Uma dieta para sarcopenia é rica em proteínas fornecidas por alimentos ou suplementos. Associado com exercícios, é possível aumentar a força muscular na parte inferior do corpo e melhorar a mobilidade. Enquanto outras abordagens nutricionais, como a restrição de calorias são menos eficazes. 

Exercício Físico

A prática regular e constante de exercícios físicos estimulam as células que formam os músculos, mantendo seu metabolismo ativo e aumentando seu número e volume. Isso garante uma massa muscular forte e saudável.

A saúde dos músculos é importante até nos casos de outras doenças que contribuem para a sarcopenia, pois garantem maior força contra as agressões que podem desencadear a perda muscular.

Por outro lado, o sedentarismo predispõe a perda de massa muscular em todas as idades. Nessa condição, os músculos estão em menor volume e mais fracos, sendo mais susceptíveis aos fatores que levam à sarcopenia.

Suplementação

Dentre os suplementos para sarcopenia, os principais são as fontes ricas de proteínas como whey protein, creatina, aminoácidos de cadeia ramificada e glutamina. E também outros suplementos de proteína ou aminoácidos isolados parecem ter participação importante na síntese proteica desses pacientes. 

O principal suplemento com benefícios para o ganho de massa muscular em pacientes com sarcopenia são os peptídeos bioativos de colágeno. Tanto para idosos como em adultos a suplementação de colágeno para sarcopenia é capaz de auxiliar o ganho de massa muscular e força.

Qual o sintoma da perda de massa muscular?

Os nossos músculos são responsáveis pela sustentação e mobilidade do nosso corpo. Logo, os principais sintomas de redução da massa muscular estão relacionados a problemas nessas duas funções.

O primeiro sintoma da sarcopenia é a redução da força muscular. Atividades simples do dia a dia como carregar uma sacola, segurar utensílios, dar um aperto de mão forte, se tornam difíceis pela diminuição da massa muscular.

A própria redução do volume de músculos é considerado um sintoma. Isso pode ser percebido na aparência física, pela flacidez da pele ou comparando com medidas de circunferência dos braços ou pernas.

Entretanto, o mais preocupante dos sintomas é a perda do desempenho físico. Isso se traduz em dificuldades para se movimentar, para levantar ou sentar de cadeiras, até mesmo para se manter em pé sem apoio. Nessa condição, fraturas são muito comuns devido a quedas.

Quer saber mais?

Referências

MISRA, Devyani. Sarcopenic Obesity: An Undefined Dilemma. Osteoarthritis and cartilage, 2019.

JEON, Inpyo et al. Sarcopenia among adults with cerebral palsy in South Korea. PM&R, 2019.

DELUCHE, Elise et al. Impact of body composition on outcome in patients with early breast cancer. Supportive Care in Cancer, v. 26, n. 3, p. 861-868, 2018.

ANTON, Stephen D. et al. Nutrition and exercise in sarcopenia. Current Protein and Peptide Science, v. 19, n. 7, p. 649-667, 2018.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

JENDRICKE, Patrick et al. Specific collagen peptides in combination with resistance training improve body composition and regional muscle strength in premenopausal women: A randomized controlled trial. Nutrients, v. 11, n. 4, p. 892, 2019.

OERTZEN-HAGEMANN, Vanessa et al. Effects of 12 Weeks of Hypertrophy Resistance Exercise Training Combined with Collagen Peptide Supplementation on the Skeletal Muscle Proteome in Recreationally Active Men. Nutrients, v. 11, n. 5, p. 1072, 2019.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 17 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.