Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Spirulina benefícios, veja quais são e como tomar

Spirulina benefícios, veja quais são e como tomar

7 minutos de leitura

A spirulina, também conhecida como espirulina ou alga azul, é uma cianobactéria rica em diversos nutrientes cruciais para a saúde, como vitaminas do complexo B, proteínas, ferro, vitamina E, A e K, cálcio e magnésio.

Com isso, os benefícios da spirulina envolvem a prevenção de doenças, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e câncer.

Sendo também uma coadjuvante para a regressão dessas enfermidades e uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

Além disso, a spirulina também pode ser uma boa opção para vegetarianos, veganos e pessoas que buscam o ganho de massa muscular. Uma vez que ela é uma ótima fonte de proteína vegetal.

Confira a seguir 13 benefícios da spirulina para a saúde e como tomar no dia a dia através do uso do suplemento!

1 – Previne e melhora a anemia

Por ser fonte de ferro, um dos benefícios da spirulina é favorecer a produção adequada de hemoglobina. Assim, ela ajuda tanto na prevenção como no tratamento da anemia ferropriva.

2 – Auxilia na perda de peso

Alguns estudos apontam que a spirulina pode ser uma boa aliada no emagrecimento.

Já que ela aumenta a saciedade, melhora a saúde do intestino e tem uma ação desintoxicante.

Além disso, ela também melhora o desempenho da leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade e controle do apetite.

Sendo assim, por mais que ela não atue na queima de gordura de forma direta, ela pode acelerar o processo de perda de peso.

3 – Diminui o colesterol e triglicerídeos

A spirulina é fonte de uma substância chamada ficocianina, que inibe a absorção de gordura e colesterol no intestino. 

Desse modo, ela ajuda a normalizar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e insuficiência cardíaca.

4 – Melhora a pressão arterial

A spirulina estimula a produção de óxido nítrico, um vasodilatador que faz os vasos sanguíneos distenderem.

Dessa forma, ela ajuda a melhorar a pressão arterial, sendo eficaz no tratamento da pressão alta.

Em contrapartida, os hipertensos devem fazer uso da spirulina apenas com orientação médica para não ter quedas bruscas da pressão arterial.

5 – Contribui no ganho de massa muscular

Por ser rica em aminoácidos importantes para o desenvolvimento de músculos, um dos benefícios da spirulina é favorecer a hipertrofia muscular.

Além disso, ela possui altas concentrações de compostos antioxidantes, que aceleram o processo de recuperação muscular pós-treino. Sendo também eficaz para melhorar o desempenho físico. 

6 – Melhora a disposição

A spirulina possui ação anti-inflamatória e antioxidante, que melhora a disposição e energia diária. Além disso, ela modula o intestino, favorecendo o crescimento de microrganismos benéficos. O que é crucial para o bom funcionamento de todo o corpo.

receita com spirulina em pó

7 – Regula os níveis de açúcar no sangue

Alguns estudos apontam que a spirulina pode ter efeito positivo no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Sendo uma boa opção para prevenir e tratar a diabetes.

Uma pesquisa realizada com diabéticos, diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, mostrou que a suplementação de spirulina diminuiu de forma significativa os níveis de glicose em jejum e pós-prandial.

8 – Aumenta a força e resistência muscular

Além de ser rica em proteínas, a spirulina é fonte de ácido y-linolênico, um tipo de gordura boa que aumenta a força e resistência muscular.

Assim, ela melhora a performance durante os treinos, sendo uma boa opção para atletas e praticantes de exercícios físicos intensos.

9 – Melhora os sintomas de rinite alérgica

Dentre os benefícios da spirulina, algumas pesquisas têm demonstrado que ela pode ser uma boa opção de tratamento alternativo para reduzir os sintomas de rinite alérgica.

Isso porque, os estudos apontam que ela alivia sintomas como espirros, corrimento, coceira e congestão nasal.

10 – Combate o câncer

Por ter um alto potencial antioxidante, a spirulina reduz os danos provocados pelos radicais livres.

Além disso, ela é rica em selênio e zinco, minerais que atuam no combate do desenvolvimento de células cancerígenas.

11 – Previne doenças neurodegenerativas

A spirulina pode estimular a ativação das células da glia, responsáveis por produzir a bainha de mielina que recobre e protege os neurônios.

Dessa forma, ela previne doenças neurodegenerativas, como esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson.

Podendo ser uma grande aliada para melhorar a memória, raciocínio, concentração e aprendizado, especialmente em idosos.

12 – Melhora o funcionamento do fígado

Um dos benefícios da spirulina é favorecer a boa saúde do fígado, melhorando o seu poder detoxificante.

Assim, ela contribui no processo de eliminação de toxinas e agentes patógenos.

O que, consequentemente, diminui processos inflamatórios, melhora a pele, cabelos e unhas, aumenta a disposição e energia diária, melhora a qualidade do sono e previne doenças crônicas.

13 – Fortalece a imunidade

Por ser rica em compostos antioxidantes, a spirulina melhora a resposta imunológica quando o corpo entra em contato com agentes patógenos.

Sendo também eficaz para o fortalecimento do sistema imune.

Além disso, alguns estudos demonstram que o uso adequado e regular de spirulina pode gerar efeitos positivos em pessoas imunossuprimidas.

Como tomar spirulina?

A spirulina pode ser encontrada em pó, cápsulas ou comprimidos. Podendo ser ingerida tanto com água como com sucos, vitaminas, smoothies, sopas, frutas, entre outros.

Na maioria dos casos, a dose recomendada de spirulina é de 1 a 8 g por dia, podendo variar de pessoa para pessoa.

Neste caso, o ideal é optar por um suplemento que ofereça essa dosagem em uma pequena porção.

Ou seja, em menos quantidades de cápsulas possíveis, já que o uso de muitas cápsulas pode não ser prático no dia a dia.

Vale destacar que o uso da spirulina deve ser realizado conforme a orientação de um médico ou nutricionista para não haver doses exageradas.

Qual o melhor horário para tomar spirulina?

O melhor horário para tomar spirulina é 30 minutos antes das principais refeições, como café da manhã, almoço e jantar. Isso porque, ela é melhor absorvida na presença de alimentos.

Em quanto tempo a spirulina começa a fazer efeito?

A spirulina começa a fazer efeito a partir de 12 semanas de uso diário, devendo haver a suplementação de no mínimo 1 g.

Quer saber mais?

Referências

DINICOLANTONIO, J. J.; BHAT, A. G.; OKEEFE, J. Effects of spirulina on weight loss and blood lipids: a review. Open Heart. v. 7, p. 1-7, 2020.

LEPE, M. A. H. et al. Spirulina y su efecto hipolipemiante y antioxidante en humanos: una revisión sistemática. Nutrición Hospitalaria. v. 32, n. 2, p. 494-500, 2015.

MACHOWIEC, P. et al. Effect of Spirulina Supplementation on Systolic and Diastolic Blood Pressure: Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Nutrients. v. 13, n. 3054, p. 1-12, 2021.

SORRENTI, V. et al. Spirulina Microalgae and Brain Health: A Scoping Review of Experimental and Clinical Evidence. Marine Drugs. v. 19, n. 293, p. 1-12, 2021.

ZAMORA, C. et al.  Consumo de Spirulina spp. (Arthrospira) como una alternativa en la nutrición humana. Una Revisão bibliográfica. Revista de Investigación Académica sin Frontera. v. 10, n. 26, p. 1-28, 2017.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.