Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Pode tomar anti-inflamatório depois de cirurgias?

Pode tomar anti-inflamatório depois de cirurgias?

senhora lendo rotulo de remedio
4 minutos de leitura

Os remédios anti-inflamatórios são muito recomendados após procedimentos cirúrgicos, para alívio de dores e desconfortos pós-operatórios e ajudar na recuperação do paciente.

A principal queixa de pacientes pós-cirúrgicos é a dor. A intensidade dessa dor varia de acordo com o procedimento que foi realizado, local da cirurgia e estado físico e psicológico do paciente, sendo o principal fator o local da cirurgia. 

Então, os anti-inflamatórios podem ser tomados e são comuns de serem utilizados no pós-cirúrgico. Esses medicamentos trazem um maior conforto para os pacientes depois de passarem por cirurgias.

Porém, devem ser tomados apenas com indicação médica, nos momentos necessários. Como cada caso é um caso, o remédio indicado também vai variar, de acordo com a necessidade do indivíduo, dependendo da intensidade da dor e do procedimento ao qual ele foi submetido. 

O que são anti-inflamatórios?

Os anti-inflamatórios são substâncias, como o próprio nome diz, que reduzem inflamações no organismo. Os medicamentos anti-inflamatórios impedem ou amenizam essa reação e diminuem sintomas comuns da inflamação, como a dor.

Também apresentam ação antipirética (redução da febre), e como a inflamação pode causar dor, eles acabam apresentando ação analgésica. Um exemplo muito comum de anti-inflamatório é o Ibuprofeno. 

Servem para melhor sintomas como:

  • Dor de cabeça
  • Dor nas costas
  • Cólicas em geral
  • Dor de dente
  • Febre
  • Artrite
  • Dores pós-cirúrgicas
  • Dores de lesões
  • Gripe e resfriado.

Anti-inflamatórios naturais

Além dos medicamentos existem alimentos que são anti-inflamatórios naturais. Eles vão agir reduzindo os processos de inflamação dentro do organismo.

Esses alimentos podem ser consumidos sem prescrição médica e fazem muito bem à saúde. Podem ser incluídos no dia a dia e não apenas em casos de recuperação cirúrgica ou doenças inflamatórias. Alguns exemplos são: chia; linhaça; óleo de peixe; gengibre; amora; morango. 

Ômega 3 como anti-inflamatório natural

Entre os exemplos de alimentos acima, vários são fontes de ômega 3. Esse nutriente é uma gordura boa para o corpo com diversos benefícios para a saúde.

O ômega 3 é o melhor anti-inflamatório natural. Por isso, deve ser consumido por quem sofre com doenças inflamatórias, como artrite, bronquite, asma, pois ele reduz os desconfortos causados por essas situações. Além de proteger o sistema cardiovascular e nervoso. 

Como os dois principais tipos de ômega 3 atuam no combate a inflamação:

1. EPA

Chamado ácido eicosapentaenoico, tem ação anti-inflamatória por meio da produção de substâncias denominadas prostaglandinas, que atuam na saúde cardiovascular e nos problemas circulatórios.

2. DHA

É o ácido decosahexaenoico atua na saúde cerebral, se destacando por sua ação na melhora dos processos de aprendizado, como o funcionamento da memória e proteção dos neurônios. 

Uso de ômega 3 depois de cirurgias 

Um estudo analisou que pacientes que estavam passando por cirurgias cardíacas e suplementam ômega 3 depois da operação. Os resultados mostraram que esses indivíduos ficaram menos tempo internados e reduziram o risco de complicações pós-cirúrgicas.

Um outro estudo fez uma análise de pacientes com câncer gastrointestinal, que passaram por cirurgias, também suplementando ômega 3. No processo pós-cirúrgico, eles tiveram uma recuperação mais rápida e melhora significativa dos sintomas inflamatórios causados pela cirurgia. 

Ou seja, o ômega 3 pode ser um bom aliado para a recuperação de procedimentos cirúrgicos, pelo seu poder anti-inflamatório e auxílio na recuperação. 

Conheça o suplemento de ômega 3 da Vhita!

Mas lembre-se, o uso de medicamentos e suplementos deve ser feito apenas com recomendação médica, seja qual for seu caso. Então, se você passar por um procedimento cirúrgico ou tiver sentir algum desconforto, siga as indicações de um profissional de saúde para uma recuperação sem complicações. 

Quer saber mais?

Referências:

LANGLOIS, Pascal L.; HARDY, Gil; MANZANARES, William. Omega-3 polyunsaturated fatty acids in cardiac surgery patients: An updated systematic review and meta-analysis. Clinical Nutrition, 2017.

YU, Jing et al. Effects of omega-3 fatty acids on patients undergoing surgery for gastrointestinal malignancy: a systematic review and meta-analysis. BMC cancer, v. 17, n. 1, p. 271, 2017.

PEREIRA, Rodney Junqueira; MUNECHIKA, Masashi; SAKATA, Rioko Kimiko. Tratamento da dor após procedimento cirúrgico ambulatorial. Revista Dor, 2013. 

3/5 - (5 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

2 comentários em “Pode tomar anti-inflamatório depois de cirurgias?”

  1. Bom dia ,sou weliton de palmas to,fis 2 cirurgias de hernia inguinal e umbilical e os médicos rejeitaram 3 dias de missurida e não tá resolvendo, ainda inchado e com dores…tem algum p indicar…??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 8 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.