Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Vitamina C comprimido ou efervescente?

Vitamina C comprimido ou efervescente?

Vitamina C comprimido
3 minutos de leitura

Uma das formas mais comuns de suplemento de vitamina C é o efervescente, normalmente saborizado de alguma fruta cítrica e adoçado artificialmente, para relembrar as fontes naturais da vitamina. 

Porém, qual a melhor vitamina C, efervescente ou comprimido? O formato em comprimidos é a melhor forma de consumir o nutriente. Isso se deve a três características principais dos suplementos em comprimidos:

  • Somente os ingredientes essenciais: ácidos ascórbico (nome científico da vitamina) e um antiumectante (responsável pela manutenção da integridade do produto);
  • Concentração ideal para os benefícios da vitamina C de 1000mg (1g); 
  • Ausência de aditivos alimentares, que dão sabor, cor, cheiro ou textura.

Por que a Vitamina C efervescente não é um bom suplemento?

O suplemento de vitamina C no formato efervescente não é recomendado pelos especialistas e profissionais da área da saúde. Podendo inclusive ocasionar problemas de saúde devido o uso desse tipo de suplemento a longo prazo. 

Esse tipo de suplemento contém diversos aditivos artificiais que a longo prazo são prejudiciais à saúde, além de uma grande quantidade de açúcar por dose. Todos esses fatores somados botam em risco a saúde, e por isso devem ser evitados ao máximo.

Essa é a principal diferença entre vitamina c efervescente e comprimido. Na segunda opção, não estão incluídos os aditivos artificiais, entregando apenas o nutriente e seus benefícios.

Qual a melhor vitamina c comprimido?

A vitamina C em comprimidos é o melhor formato de apresentação de suplemento, pois comporta uma boa quantidade do nutriente, conferindo uma boa concentração e absorção. É a mais recomendada.

As principais indicações para o consumo do suplemento são:

  • Evitar inadequações do nutriente no organismo;
  • Evitar doenças relacionadas a falta da vitamina;
  • Benefícios para a pele, cabelo e unhas;
  • Complemento ao sistema imunológico no combate a gripes e resfriados.

Ao realizar a análise dos pontos positivos e negativos de cada tipo de suplemento, fica mais fácil saber qual suplemento escolher para obter os benefícios desse nutriente para sua saúde.

Conheça as vitaminas e minerais da Vhita e veja formulações únicas e de alta qualidade.

Quer saber mais?

Referências:

BAHAL, Priya; DJEMAL, Serpil. Dental erosion from an excess of vitamin C. Case reports in dentistry, v. 2014, 2014.

3.3/5 - (25 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.