Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Benefícios da Coenzima Q10: conheça os 8 principais

Benefícios da Coenzima Q10: conheça os 8 principais

coenzima-q10-preço
7 minutos de leitura

A Coenzima Q10, ou COQ10, é uma das substâncias mais abundantes no nosso organismo. Ela desempenha funções antioxidantes e anti-inflamatórias, além de atuar no processo de produção de energia, trazendo diversos benefícios.

Por conta disso, a COQ10 é um dos elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, podendo gerar diversos problemas se estiver em níveis insuficientes.

No geral, o próprio organismo produz Coenzima Q10 naturalmente. Porém, também é possível obtê-la através da suplementação e de alguns alimentos, como hortaliças, oleaginosas, peixes, grãos integrais e sementes.

Como a produção natural tende a diminuir com o envelhecimento e devido a alguns fatores externos, como estresse crônico, uso excessivo de bebidas alcoólicas e dieta rica em açúcares, a suplementação se torna ainda mais importante.

Quer saber mais? Acompanhe este post e descubra os benefícios da Coenzima Q10.

Quais os benefícios da Coenzima Q10 para a saúde?

Veja, a seguir, quais são eles.

1. Melhora a função cardíaca

Devido às suas propriedades antioxidantes, a Coenzima Q10 exerce um papel importante na proteção das células cardíacas contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Com isso, a substância atua tanto na prevenção de doenças do miocárdio quanto no tratamento da insuficiência cardíaca.

Além disso, a CoQ10 promove a redução dos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos na corrente sanguínea. O que previne o acúmulo de gordura nas artérias e, consequentemente, minimiza os riscos de doenças cardiovasculares.

Alguns estudos também indicam que a Coenzima Q10 pode melhorar a sensibilidade das células à insulina, combatendo a resistência insulínica e a diabetes, o que também ajuda na prevenção de doenças cardíacas.

2. Desacelera o envelhecimento da pele

A Coenzima Q10 estimula a produção de colágeno e elastina, duas proteínas que proporcionam elasticidade e firmeza aos tecidos. O que, por sua vez, melhora a saúde da pele e previne o envelhecimento precoce.

Além de seus efeitos estéticos na pele, a CoQ10 acelera a recuperação pós-operatória e melhora a resposta do corpo ao trauma cirúrgico, sendo eficaz para o processo de cicatrização.

3. Reduz a queda de cabelo

Devido a sua ação antioxidante, a Coenzima Q10 fortalece os folículos capilares, promovendo o crescimento e prevenindo danos aos fios.

Além disso, ela estimula a produção de queratina, proteína que estrutura os cabelos.

benefícios da coenzima q10

4. Ajuda no controle dos sintomas da depressão

A Coenzima Q10 é uma grande aliada no tratamento da depressão, pois contribui para a para a redução do estresse oxidativo e a regulação de neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, fatores que estão relacionados ao estado emocional.

Dessa forma, a CoQ10 pode ajudar no controle dos sintomas da depressão e na melhor resposta do tratamento.

Além disso, a substância melhora as funções cognitivas, ajudando na memória, concentração, raciocínio e aprendizagem.

Além disso, alguns estudos sugerem que a Coenzima Q10 também demonstra eficácia na prevenção e retardo de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e demência.

Isso acontece porque ela melhora o fluxo sanguíneo na região cerebral. O que ajuda na preservação das funções cerebrais, já que há o suprimento adequado de oxigênio e nutrientes.

5. Melhora a hidratação da pele

Por estimular a produção de colágeno e elastina, a Coenzima Q10 promove a firmeza e elasticidade da pele. Isso, por sua vez, mantém as células unidas e evita a perda excessiva de umidade.

Tudo isso faz com que a pele fique hidratada por mais tempo, oferecendo assim a aparência de uma pele saudável e revitalizada.

6. Auxilia no controle da fibromialgia

Pesquisas indicam que a Coenzima Q10 pode ser eficaz para a redução dos sintomas da fibromialgia, como dores musculares, fadiga crônica, má qualidade do sono, alterações na memória, depressão e ansiedade.

Isso ocorre pois a substância combate o estresse oxidativo associado à fibromialgia. Assim, a CoQ10 ajuda na regulação dos processos inflamatórios e promove o melhor funcionamento mitocondrial.

Além disso, a Coenzima Q10 melhora a resposta imunológica e demonstra efeitos relaxantes, o que contribui para o alívio da dor e a redução dos demais sintomas da fibromialgia.

7. Ajuda na fertilidade

Por ser uma poderosa antioxidante, a CoQ10 pode promover a integridade do espermatozoide, minimizando os danos oxidativos provocados pelos radicais livres.

Da mesma forma, a Coenzima Q10 também pode proteger os óvulos, ajudando a garantir uma boa qualidade reprodutiva.

8. Melhora o desempenho físico

Por atuar na produção de energia, a Coenzima Q10 é importante para a manutenção da disposição e energia diária.

Por essa razão, a sua carência pode gerar fadiga, fraqueza muscular, falta de atenção, indisposição e queda no desempenho físico durante exercícios.

Motivo pelo qual o suplemento de CoQ10 é um dos mais indicados para atletas e pessoas que têm uma prática intensa de exercícios físicos.

benefícios da coenzima q10

Quando suplementar Coenzima Q10?

Como o próprio corpo produz Coenzima Q10, e podemos obtê-la com a alimentação, a suplementação não é necessária para todos.

Entretanto, fatores como envelhecimento, uso de estatinas (remédios para reduzir o colesterol), cirurgias, dieta rica em açúcares, prática intensa de exercício físico, má qualidade do sono e estresse crônico, podem diminuir os seus níveis no organismo.

Nestes casos, a suplementação pode ser recomendada, mediante a orientação de um médico ou nutricionista.

Qual a dose diária recomendada de Coenzima Q10?

A quantidade recomendada de Coenzima Q10 pode variar entre 100 e 200 mg por dia, dependendo dos objetivos terapêuticos e das particularidades individuais.

É importante ressaltar que a absorção adequada de CoQ10 requer um meio gorduroso. Por isso, na hora de comprar o suplemento, observe se ele tem alguma fonte de gordura na composição, como TCM, óleo de coco ou azeite de oliva.

Como vimos até aqui, a Coenzima Q10 é um dos elementos mais importantes para o equilíbrio corporal.

Embora seja produzida naturalmente no corpo e esteja presente em alguns alimentos, a correria do dia a dia aumenta o estresse oxidativo e dificulta manter uma alimentação equilibrada, podendo gerar déficits nos níveis de CoQ10.

Por isso, uma boa estratégia é apostar nos suplementos, uma vez que eles facilitam a manutenção de CoQ10 no organismo.

A Coenzima Q10 da Vhita é uma das mais indicadas por médicos e nutricionistas por oferecer alta concentração por dose e ter a presença de TCM e vitamina E, que potencializam os efeitos da CoQ10.

Gostou deste artigo? Continue com a Vhita e invista, a cada dia, mais na sua saúde e no seu bem-estar. Siga a gente no Instagram.

Quer saber mais?

benefícios da coenzima q10

Referências

JACOBS, M. A. P.; ACCURSIO, W. Coenzima Q10: Aplicações clínicas. BWS JOURNAL. v. 3, p. 1-7, 2020.

MARISCAL, F. M. G. et al. Coenzyme Q10 Supplementation for the Reduction of Oxidative Stress: Clinical Implications in the Treatment of Chronic Diseases. International Journal of Molecular Sciences. v. 71, n. 7870, p. 1-19, 2020.

PALLOTTI, F. et al. The Roles of Coenzyme Q in Disease: Direct and Indirect Involvement in Cellular Functions. International Journal of Molecular Sciences. v. 23, n. 128, p. 1-18, 2022.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − um =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.