Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como tomar hipercalórico? Veja a maneira correta de usar o suplemento

Como tomar hipercalórico? Veja a maneira correta de usar o suplemento

noticias-vhitais
7 minutos de leitura

Os hipercalóricos são uns dos suplementos mais utilizados por quem busca ganhar massa muscular. Mas uma dúvida muito comum é sobre como tomar hipercalórico.

Em síntese, ele pode ser tomado de várias formas diferentes, o que vai depender da rotina e das preferências de cada pessoa.

Então, se esta é uma dúvida sua, nos acompanhe nesta leitura até o final para saber como tomar hipercalórico da forma correta!

Para que serve o hipercalórico e como tomar corretamente?

Os hipercalóricos são suplementos que se destinam para quem deseja ganhar peso, para quem tem dificuldade de ganhar massa muscular ou para atletas que precisam de uma demanda extra de calorias.

Para tomar hipercalórico corretamente, o primeiro passo é seguir rigorosamente a dose indicada pelo nutricionista.

Isso é importante para evitar o uso excessivo ou insuficiente, e só um profissional é capaz de identificar a quantidade ideal para o seu caso, de acordo com as suas necessidades e objetivos.

No geral, não há uma recomendação geral de hipercalóricos, pois a dose depende das condições individuais. Mas o comum é o uso de cerca de 90 a 100g por dia.

Tem que tomar hipercalórico todos os dias?

Na maioria dos casos, o hipercalórico é um suplemento de uso diário. Mas, em algumas estratégias, o uso pode ser interessante em algumas vezes na semana. E isso vai depender do objetivo do tratamento.

Você já conhece o colágeno hidrolisado da Vhita?

collagen body vhita

Quando e quantas vezes por dia se deve tomar hipercalórico?

Geralmente, tomar hipercalórico em torno de uma a duas vezes por dia já é o suficiente para alcançar os benefícios esperados. Mas, em alguns casos, pode ser recomendado o uso três vezes ao dia.

Por se tratar de um suplemento com potencial energético, o ideal é tomar o hipercalórico durante o dia, como no pré-treino, pós-treino, no café da manhã ou nos lanches. Entenda!

Pré-treino

Como pré-treino, o hipercalórico tem a capacidade de melhorar a performance durante o exercício físico, permitindo que ele seja feito com melhor desempenho.

Além disso, por conter aminoácidos, como o BCAA, o hipercalórico também contribui para o retardo da fadiga muscular, favorecendo a resistência durante o treino.

Pós-treino

Já como pós-treino, o hipercalórico tem o propósito de melhorar a recuperação muscular e repor os estoques de glicogênio (energia) nos músculos.

No entanto, se você utiliza alguma proteína no pós-treino, como o whey protein ou a proteína de colágeno, deve-se evitar o uso do hipercalórico, deixando para tomá-lo apenas no pré-treino ou em algum outro momento do dia.

Café da manhã

Antes ou junto do café da manhã, o hipercalórico concede uma oferta extra de calorias já no começo do dia. O que pode aumentar a disposição e evitar o catabolismo devido à insuficiência de ingestão de calorias durante o dia.

Essa é uma ótima opção para quem tem a vida corrida, por exemplo. Sendo uma maneira até mesmo de não esquecer de tomar o suplemento.

Lanches

Nas refeições menores, como no lanche da manhã ou da tarde, o hipercalórico tem o dever de aumentar a oferta de calorias e agregar mais nutrientes a essas refeições.

como tomar hipercalórico

Pode tomar hipercalórico de barriga vazia?

Pode! Inclusive, o hipercalórico pode ser um excelente aliado para complementar o café da manhã, desde que seja utilizado da maneira correta. 

O que acontece se tomar hipercalórico e não malhar?

Como falamos acima, o hipercalórico é um suplemento de alto teor calórico, cujo objetivo é conceder uma oferta extra de calorias à dieta e favorecer o ganho de peso e a hipertrofia muscular.

Neste sentido, tomar hipercalórico e não malhar – ou não praticar exercício físico adequadamente – pode favorecer o acúmulo de gordura corporal, podendo levar inclusive ao excesso de peso.

Por isso, é muito importante tomar o suplemento em conjunto com a prática adequada de exercício físico e com o auxílio de um nutricionista.

O que é melhor: whey protein ou hipercalórico?

Tanto o whey protein como o hipercalórico são suplementos para quem tem o objetivo de ganho de massa muscular. Porém, cada um tem as suas características.

De forma resumida, o whey protein trata-se de um suplemento à base de proteínas do soro do leite. Já o hipercalórico é um combinado de carboidratos, proteínas e gorduras.

Sendo assim, o whey protein tem o objetivo de melhorar o aporte proteico da dieta, enquanto que o hipercalórico visa aumentar o consumo de calorias e nutrientes.

Por conta disso, o whey protein se destina não só para quem deseja ganhar massa muscular, mas também para quem busca melhorar a ingestão de proteínas na alimentação.

Já o hipercalórico, por sua vez, se destina a quem deseja ganhar peso, tem dificuldade de ganhar massa muscular ou precisa aumentar a ingestão de calorias na dieta, como no caso de atletas.

O que o hipercalórico faz no corpo?

O hipercalórico favorece o superávit calórico, que, por sua vez, leva ao aumento de peso e estimula o ganho de massa muscular.

Em linhas gerais, a média da alimentação brasileira é uma dieta de 2.000 kcal, podendo variar de acordo com as características individuais de cada pessoa.

Então, quem consome menos calorias do que o corpo precisa fica em déficit calórico, o que leva ao emagrecimento.

Já quem consome mais calorias do que o corpo precisa, fica em superávit calórico, levando ao ganho de peso.

Com isso, o hipercalórico funciona para facilitar o superávit calórico em pessoas que têm dificuldade de ganhar peso ou de ganhar massa muscular.

Esse é um suplemento comum para pessoas que têm o biotipo ectomorfo, que costumam ser magras, não ganham peso com facilidade e têm o metabolismo acelerado.

BÔNUS: 5 dicas para potencializar os efeitos do hipercalórico

A seguir, vamos deixar algumas dicas para potencializar os efeitos do seu hipercalórico:

  1. Não misture com leite, isso pode acrescentar mais calorias e ainda tornar a digestão mais lenta devido à caseína;
  2. Não bata no liquidificador, isso pode reduzir as propriedades dos nutrientes;
  3. Se for misturar com frutas, prefira aquelas com baixo teor calórico, como morango e kiwi;
  4. Não extrapole nas quantidades diárias;
  5. Evite o uso à noite para não afetar o seu sono.

E aí? Gostou deste artigo? Então continue com a gente aprendendo sobre saúde, nutrição e bem-estar e siga a Vhita nas redes sociais!

Quer saber mais?

collagen body

Referências

CRIVELLIN, V. X. et al. SUPLEMENTOS ALIMENTARES: PERFIL DO CONSUMIDOR E COMPOSIÇÃO QUÍMICA. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 12, n. 69, p. 30-36, 2018.

RAMOS, T. A.; SANTOS, J. S. Dietas para atletas fisiculturistas: Uma revisão. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, p.1-7, 2022.

SOUZA, E. B. et al. QUALIDADE NUTRICIONAL DE SUPLEMENTOS PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE REFEIÇÕES HIPERCALÓRICAS. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 11, n. 63, p. 390-397, 2017.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quinze =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.