Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Magnésio dimalato: para que serve? Conheça 8 benefícios

Magnésio dimalato: para que serve? Conheça 8 benefícios

magnésio-dimalato-para-que-serve
7 minutos de leitura

O magnésio dimalato é um suplemento alimentar no qual há a combinação do magnésio, um tipo de mineral, com o ácido málico, um tipo de ácido presente naturalmente em algumas frutas, como uva, abacaxi, maçã e pera. Mas você sabe para que ele serve?

Devido a essa combinação, o magnésio dimalato faz parte do grupo dos magnésios quelados, assim como o magnésio bisglicinato.

Entre as suas funções, o magnésio dimalato se destaca em relação a maior eficácia no combate à fadiga muscular.

Isso acontece pois o ácido málico, presente em sua composição, promove o restabelecimento de energia e melhora o desempenho durante o exercício.

Ficou curioso e quer saber mais sobre para que serve o magnésio dimalato? Então continue com a gente até o final para conferir tudo sobre o tema!

Para que serve o magnésio dimalato?

O magnésio dimlato tem si tem várias funções no nosso organismo, uma vez que ele participa de mais de 300 reações bioquímicas.

Veja a seguir quais são elas!

magnesio dimalato para que serve

1. Melhora o desempenho físico e a recuperação muscular

O magnésio dimalato é um grande aliado na produção de energia. Isso porque, enquanto o magnésio atua na contração muscular, o ácido málico está envolvido na produção de ATP, a principal fonte de energia das células.

Por isso, essa combinação é sugerida para otimizar o desempenho físico e a recuperação muscular.

Esse é um motivo pelo qual o magnésio dimalato costuma ser um dos mais indicados para atletas, praticantes de exercícios físicos e idosos.

2. Aumenta a disposição diária

Devido à participação ativa do ácido málico no processo de produção de energia, o magnésio dimalato contribui para melhorar a disposição diária.

Além disso, o próprio magnésio é importante para a síntese adequada de dopamina, serotonina e acetilcolina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade, bem-estar e motivação.

3. Diminui dores musculares

Por também exercer efeito relaxante nos músculos, o magnésio dimalato serve para reduzir dores musculares.

Essa propriedade faz deste suplemento ser uma ótima opção para idosos, especialmente no tratamento da fibromialgia.

Além disso, o magnésio dimalato é capaz de diminuir dores de cabeça e enxaquecas. Já que ele desempenha papel importante na modulação da dor.

4. Combate osteoporose

Uma das funções do magnésio é favorecer a fixação do cálcio nos ossos e dentes, evitando que ele se acumule nas artérias e provoque obstruções, que podem resultar em complicações, como infarto, AVC e até a morte.

Sendo assim, níveis adequados de magnésio no organismo são importantes para a regulação do metabolismo ósseo e para a prevenção da perda de massa mineral e da osteoporose.

Além disso, o magnésio também serve para a redução da inflamação, um outro fator associado à fragilidade óssea.

5. Promove o equilíbrio hormonal

O magnésio é um precursor na síntese de diversos hormônios. Entre eles, destacam-se:

  • testosterona: fundamental para a saúde sexual e muscular dos homens;
  • melatonina: importante para a boa qualidade do sono e a regulação do ciclo circadiano;
  • estrogênio: essencial para a regulação do ciclo menstrual e de toda a saúde feminina.

6. Contribui para a prevenção e tratamento da ansiedade e depressão

O uso do magnésio dimalato no tratamento da depressão e ansiedade tem se tornado comum devido aos efeitos benéficos do suplemento no manejo dos sintomas.

Além disso, estudos demonstram que uma ingestão inadequada de magnésio está associada a um maior risco de depressão e ansiedade.

7. Melhora a qualidade do sono

A insônia é uma queixa comum principalmente entre os idosos, onde muitos deles enfrentam desafios para iniciar ou manter um sono profundo.

Neste caso, o magnésio é importante para a produção de melatonina, hormônio regulador do sono. Por essa razão, a suplementação de magnésio dimalato pode ser uma aliada no combate à insônia.

Ainda mais que, à medida que envelhecemos, a demanda do mineral aumenta, tornando-se cada vez mais difícil consumir a dose diária ideal de magnésio apenas por meio da alimentação.

8. Regula a pressão arterial e o açúcar no sangue

Devido a sua ação relaxante, o magnésio atua como vasodilatador nas artérias. Dessa forma, ele regula a pressão arterial, prevenindo a hipertensão e contribuindo para a saúde cardiovascular

Já no controle do açúcar no sangue, o magnésio exerce funções importantes na produção de insulina, hormônio que regula o metabolismo da glicose.

Além disso, ele também melhora a sensibilidade das células à insulina. Portanto, o magnésio é um dos principais responsáveis pela prevenção da pré diabetes ou diabetes.

magnésio dimalato para que serve

Pode tomar magnésio dimalato todos os dias?

Sim! Na verdade, o ideal é tomar o magnésio dimalato todos os dias para obter os seus benefícios de maneira prolongada e contínua.

Mas, para isso, é importante que o uso seja feito conforme a orientação de um médico ou nutricionista para que a dose esteja adequada de acordo com suas necessidades.

Qual a dose diária ideal de magnésio dimalato?

A dose diária ideal de magnésio varia de acordo com o gênero, idade e objetivo do tratamento. No geral, mulheres adultas devem ingerir 320 mg de magnésio por dia, enquanto que homens adultos devem ingerir 420 mg diariamente.

No entanto, essa dose pode ser maior ou menor conforme as suas necessidades individuais. Por isso, consulte o seu médico ou nutricionista antes de tomar o suplemento.

Existe melhor horário para tomar magnésio dimalato?

Não existe melhor horário para tomar o magnésio dimalato. O ideal é que ele seja consumido antes das principais refeições para uma melhor absorção.

Qual é o melhor magnésio para dores nas articulações?

De modo geral, qualquer suplemento de magnésio pode ser eficaz para reduzir dores articulares.

Em contrapartida, o magnésio dimalato é considerado uma das melhores opções, já que o ácido málico, presente em sua composição, pode potencializar sua ação relaxante.

Por outro lado, uma outra boa alternativa de magnésio para o alívio da dor é o magnésio bisglicinato, que possui glicina em sua composição, um aminoácido que exerce ação anti-inflamatória e antioxidante.

Neste sentido, temos o Magnésio Quelato Duo da Vhita como uma opção de magnésio completo, pois fornece a junção do magnésio dimalato com o bisglicinato.

E aí? Gostou deste texto? Então continue com a Vhita nas redes sociais e fique ligado em todas as nossas novidades. Estamos no Instagram!

Quer saber mais?

magnésio dimalato para que serve

Referências

BARBAGALLO, M.; VERONESE, N.; DOMINGUEZ, L. J. Magnesium in Aging, Health and Diseases. Nutrients. v. 13, n. 463, p. 1-20, 2021.

FIORENTINI, D. et al. Magnesium: Biochemistry, Nutrition, Detection, and Social Impact of Diseases Linked to Its Deficiency. Nutrients. v. 13, n. 1136, p. 1-44, 2021.

FOOD AND NUTRITION BOARD, INSTITUTE OF MEDICINE, NATIONAL ACADEMIES. Dietary Reference Intakes (DRIs): Recommended Dietary Allowances and Adequate Intakes, Elements.

MAH, J.; PITRE, T. Oral magnesium supplementation for insomnia in older adults: a Systematic Review & Meta-Analysis. BMC Complementary Medicine and Therapies. Nova Escócia, Canadá, v. 21, n. 125, p. 1-11, 2021.

SEVERO, J. S. et al. Aspectos Metabólicos e Nutricionais do Magnésio. Nutrición Clínica Y Dietética Hospitalaria. Madrid, Espanha, v. 35, n. 2, p. 67-74, abr. 2015.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + oito =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.