Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual o melhor horário para tomar magnésio?

Qual o melhor horário para tomar magnésio?

Pote de comprimidos de magnésio espalhados em fundo rosa
8 minutos de leitura

Você já se pegou pensando sobre qual o melhor horário para tomar magnésio? Se sim, então você não está sozinho!

O magnésio, um mineral que é essencial para mais de 300 reações químicas no corpo, pode trazer uma série de benefícios para a saúde.

No entanto, a chave para otimizar esses benefícios pode estar relacionada ao horário em que você toma o comprimido. Afinal, será que existe um momento ideal?

Além de desempenhar um papel vital em inúmeras funções corporais, ele é também conhecido pelos seus diversos benefícios no tratamento e na prevenção de diferentes doenças.

Por isso, seu impacto vai desde a saúde cardiovascular até o funcionamento adequado de músculos e nervos.

Ficou interessado e tem outras dúvidas a respeito do uso do suplemento de magnésio? Então continue a leitura e tenha mais informações sobre o assunto.

Então, antes de te explicar como escolher com o melhor horário para tomar magnésio, não deixe de conferir o nosso portfólio de suplementos e aproveite para usar o cupom BLOGVHITA na sua primeira compra!

cupom de desconto

Como tomar magnésio?

Existem dois grandes grupos de tipos de magnésio, os inorgânicos e os orgânicos. Veja a seguir cada um deles:

  • orgânico: magnésio quelato (glicinato ou bisglicinato), magnésio glicil glutamina, magnésio treonato, magnésio taurato, magnésio citrato, magnésio malato;
  • inorgânico: cloreto de magnésio, sulfato de magnésio, óxido de magnésio.

Dê preferência aos suplementos orgânicos, pois eles são solúveis em água e são melhor absorvidos pelo organismo, diminuindo o risco de efeitos adversos (como diarreia, náuseas e dores abdominais).

Além disso, é indicado que seu o consumo seja feito com água, para uma melhor solubilidade no corpo, e em um momento próximo a uma refeição.

Fora os suplementos, alimentos ricos em magnésio são sempre importantes para uma rotina com nutrientes completa.

Quantas cápsulas de magnésio tomar por dia?

A quantidade varia de acordo com cada marca de suplemento e a recomendação para conquistar os benefícios do magnésio fica em torno de, no mínimo, 200 mg ao dia e, no máximo, 350 mg.

A maioria das marcas oferece essa quantidade em cerca de duas cápsulas. Porém, sempre verifique a informação da porção diária recomendada no rótulo e escolha produtos que ofereçam pelo menos 200 mg.

Agora, confira abaixo qual a dosagem e a porção de cápsulas que o Magnésio Quelato Duo da Vhita oferece!

MARCAQUANTIDADE DE MAGNÉSIO (mg)PORÇÃO (Nº DE CÁPSULAS)
MAGNÉSIO QUELATO DUO (VHITA)

300 mg

2 cápsulas
Fonte: Site oficial da Vhita https://www.vhita.com.br/

magnesio comparação entre marcas

E então? Quer conferir um post com os comparativos das melhores marcas de Magnésio do mercado? Clique aqui ou no banner acima! ?

Pode tomar magnésio todos os dias?

A recomendação é de que o consumo do suplemento de magnésio seja feito diariamente. Só assim você poderá atingir os benefícios do nutriente para a saúde ou corrigir inadequações e deficiências.

Dessa forma, o consumo do suplemento na dosagem de 200 a 350 mg é seguro e pode ser realizado todos os dias. Contudo, o excesso de magnésio (hipermagnesemia) é raro devido ao controle dos níveis desse nutriente pelos rins.

Pode tomar magnésio à noite?

Agora que você já sabe que o magnésio pode ser tomado todos os dias, o questionamento é: e à noite? Saiba que esse suplemento pode sim ser consumido no período noturno e tem diversos benefícios para a melhora da qualidade do sono.

Dessa forma, o melhor horário para tomar magnésio é junto ao consumo de outros alimentos, incluindo as refeições que acontecem à noite, como jantar ou ceia.

Porém, a recomendação não é essencial e visa apenas evitar efeitos adversos. O uso do magnésio orgânico já diminui esse risco e muitas pessoas toleram bem o consumo do suplemento longe das refeições.

Veja também: Qual o melhor magnésio para o sono? ?

mulher feliz tomando magnésio no horário

Quanto tempo leva para o magnésio fazer seus efeitos no organismo?

A estabilização dos níveis do magnésio no corpo humano, junto à correção de inadequações e deficiência, ocorre com o consumo diário do nutriente por cerca de 5 a 10 meses. 

Além disso, esse período também é o suficiente para alcançar a maioria dos benefícios do suplemento na prevenção e no tratamento de doenças.

Também é importante lembrar que os efeitos do magnésio, e de qualquer outro suplemento, variam entre organismos e pessoas. 

Assim, veja a seguir quando surgem os primeiros sinais de que o magnésio está fazendo efeito:

  • auxílio no controle da pressão arterial – 3 meses;
  • melhora na qualidade do sono e redução da insônia – 2 meses;
  • benefícios para a saúde mental (depressão e ansiedade) e humor – 2 a 6 semanas;
  • controle da diabetes tipo 2 – 6 meses;
  • redução de crises de dor de cabeça – 3 meses.

Agora que você já sabe os benefícios do suplemento de magnésio da Vhita, não deixe de dar uma olhada em nossa página de Vitaminas e Minerais e complemente ainda mais a sua rotina de alimentação! ??

E quais os principais fatores que podem afetar na absorção do magnésio?

Antes de começar a tomar suplementos de Magnésio, é importante lembrar que a sua qualidade de absorção pode ser influenciada por alguns fatores.

Por exemplo, ingerir níveis adequados de vitamina D na dieta é essencial, pois ela otimiza a absorção no intestino. A boa notícia é que a Vhita oferece esse suplemento no catálogo! ?

É bom mencionar que a ingestão com minerais similares, como cálcio, e a presença de quantidades grandes de fibra na dieta podem afetar a absorção.

Além disso, o estresse crônico, o consumo excessivo de cafeína, o envelhecimento natural e condições gastrointestinais também desempenham papéis significativos.

Outro ponto é que medicamentos, como diuréticos, e o estilo de vida, incluindo dieta e consumo de álcool, são outros fatores que podem provocar a perda de magnésio.

Assim, equilíbrio é fundamental, destacando a importância da orientação de um especialista, seja ele um nutricionista ou um médico, para otimizar da melhor forma a absorção de magnésio.

Gostou deste texto e quer continuar investindo em sua qualidade de vida? Então potencialize esses benefícios com as nossas vitaminas e minerais! ?

Quer saber mais?

magnésio vhita

Referências

Fiorentini D, Cappadone C, Farruggia G, Prata C. Magnesium: Biochemistry, Nutrition, Detection, and Social Impact of Diseases Linked to Its Deficiency. Nutrients. 2021 Mar 30;13(4):1136.

Zhang X, Li Y, Del Gobbo LC, Rosanoff A, Wang J, Zhang W, Song Y. Effects of Magnesium Supplementation on Blood Pressure: A Meta-Analysis of Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Trials. Hypertension. 2016 Aug;68(2):324-33.

Mah J, Pitre T. Oral magnesium supplementation for insomnia in older adults: a Systematic Review & Meta-Analysis. BMC Complement Med Ther. 2021 Apr 17;21(1):125.

Barragán-Rodríguez L, Rodríguez-Morán M, Guerrero-Romero F. Efficacy and safety of oral magnesium supplementation in the treatment of depression in the elderly with type 2 diabetes: a randomized, equivalent trial. Magnes Res. 2008 Dec;21(4):218-23.

Solati M, Ouspid E, Hosseini S, Soltani N, Keshavarz M, Dehghani M. Oral magnesium supplementation in type II diabetic patients. Med J Islam Repub Iran. 2014 Jul 15;28:67.

Gaul C, Diener HC, Danesch U; Migravent® Study Group. Improvement of migraine symptoms with a proprietary supplement containing riboflavin, magnesium and Q10: a randomized, placebo-controlled, double-blind, multicenter trial. J Headache Pain. 2015;16:516. 

Van de Walle G, West H, Seitz A; Magnesium Supplements: All You Need to Know. Healthline. 2022 Jan. Acesso em: 20/09/2022.

4/5 - (33 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

6 comentários em “Qual o melhor horário para tomar magnésio?”

  1. Bianca Esteves Carvalho Vogel

    Acabei de receber o meu produto em casa. Chegou super bem embalado e a entrega foi bem rápida.
    Espero também gostar do resultado do produto.

  2. Cristina Maria de Araujo Campos

    O magnésio 150 mg (2cápsulas) com Vit. B6, zinco e boro, pode ser ingerida durante as refeições ou imediatamente antes das refeições?
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

    1. Oi Cristina,

      A ingestão do suplemento de magnésio com vitamina B6, zinco e boro pode variar dependendo da marca específica e das instruções do fabricante. No entanto, geralmente é recomendado seguir as orientações de consumo indicadas na embalagem do produto.

      Em relação ao momento da ingestão, a maioria dos suplementos de magnésio pode ser tomada durante as refeições ou imediatamente antes delas. Tomar o suplemento durante as refeições pode ajudar a reduzir qualquer desconforto gastrointestinal que algumas pessoas possam sentir ao tomar magnésio de estômago vazio. Além disso, tomar com alimentos pode ajudar na absorção de alguns nutrientes presentes no suplemento, como a vitamina B6. ?

  3. BOM dia, gostaria de saber porque o dilatado de magnésio deixa um odor forte na urina., eu estava tomando por que tenho fibromialgia, É insônia, É malato de magnésio fazia muito bem para mim, tomei por uns quatros meses, mais parei de tomar, por que fiquei com medo de que pudesse estragar o meu rim, devido ao odor forte na urina. Isso é normal? Gostaria de continuar tomando, por que eu dormu bem , e me levanto com menos dor.voces podem me ajudar, É me orientar? Desde ja agradeço muito. Noemir de Freitas, de Joinville SC.

    1. Noemir,

      Quando consumimos mais magnésio do que o corpo precisa, sua excreção na urina aumenta. O que pode influenciar no cheiro da urina. No entanto, isso não sigfica um maior risco de desenvolver problemas renais, é apenas um processo normal do corpo. Ocorreria caso você também consumisse mais magnésio do que precisa através de alimentos.
      Outro ponto importante é que o cheiro da urina pode ser alterado por vários fatores relacionados a nossa alimentação. Ex: quantidade de água que ingerimos diariamente, café, vitaminas hidrossolúveis (C e B), etc

      O ideal, seria consultar um médico ou nutricionista para entender o seu caso 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.