Quais são os benefícios e as melhores vitaminas C para o rosto

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Vitamina C é boa para o rosto? O que avaliar antes de comprar um suplemento de vitamina C?  Aprenda aqui quais são os reais benefícios da vitamina C e quais são as melhores vitaminas C para o rosto!

Tudo isso baseado no conhecimento de estudos científicos, e na conduta clínica dos profissionais que cuidam da saúde da pele: médico dermatologista, nutricionista e esteticistas.

BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA PELE

Os benefícios da vitamina C para o rosto, estão associados principalmente com o consumo via oral, ou seja, pela ingestão do suplemento. E também quando combinadas com o consumo de outras vitaminas antioxidantes.

Tema de estudos a mais de 20 anos, os benefícios são variados, veja a seguir os principais benefícios da vitamina C para a pele: 

  • AJUDA A PRODUZIR O COLÁGENO ENCONTRADO NA PELE

A vitamina C é um importante ingrediente para o organismo produzir adequadamente o colágeno, principalmente o colágeno presente na pele.  A vitamina C é fundamental para prevenir a queda natural de colágeno que se inicia por volta dos 30 anos de idade.

Através de uma ação enzimática, a vitamina C atua como um ingrediente fundamental para estabilizar às moléculas de colágeno através de dois aminoácidos: a prolina e a lisina. 

Além disso, uma molécula chamada fibroblasto que é responsável pela produção de colágeno nos componentes celulares da pele, quando não encontra a vitamina C, fica impedida de exercer sua função de produzir colágeno. 

Essas duas ações da vitamina C na produção de colágeno, são responsáveis por acelerar o desenvolvimento do envelhecimento da pele. Como resultado, o envelhecimento da pele resulta na perda da elasticidade, aparência rugosa e ressecada. 

  • VITAMINA C ELIMINA RADICAIS LIVRES E AGENTES OXIDANTES QUE CAUSAM O ENVELHECIMENTO DA PELE

A vitamina C é um potente antioxidante que age contra substâncias que promovem o envelhecimento da pele, conhecidas como oxidantes. 

Nós somos frequentemente expostos a diferentes oxidantes, seja através do consumo de alimentos ultraprocessados ou pela poluição comum nas grandes cidades.

Mas a vitamina C é apenas uma de todo um arsenal de enzimas e vitaminas que possuem esse efeito. Como por exemplo a vitamina E, carotenóides e glutationa.

  • VITAMINA C MELHORA A APARÊNCIA DE MANCHAS NA PELE 

O aparecimento de manchas na pele são comuns com o avanço da idade. Isso acontece através de um processo natural do corpo chamado melanogênese.

A melanogênese resulta em uma maior pigmentação em regiões distintas da pele, formando as manchas. Nessa condição uma das condutas adotadas para diminuir essas manchas é a suplementação com a vitamina C.

Inclusive, estudos mostraram que o consumo diário por 3 meses, melhora de forma bastante visível a aparência das manchas. Ainda mais quando combinado a suplementação de vitamina C com a vitamina E. 

  • A VITAMINA C PROTEGE A PELE CONTRA A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA

Com a exposição solar excessiva sem adequada proteção, ou a utilização de câmeras bronzeadoras, é comum surgir alterações nas camadas mais profundas da pele. Além de ser um fator de risco para doenças como o câncer de pele.

Essas alterações profundas, ocorrem na região da matriz extracelular da pele, que causam perda significativa de colágeno. Ou seja, com o consumo adequado da vitamina C, a perda de colágeno pode ser diminuída. 

Embora a vitamina C seja fundamental para evitar a perda de colágeno em decorrência da alta exposição solar, não se deve esquecer o uso regular de protetores solares. Pois os protetores não só cuidam da estética, mas também previnem doenças de pele. 

BENEFÍCIOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA C NA MELHORA DA FIRMEZA DA PELE, DIMINUIÇÃO DE MANCHAS E LINHAS DE EXPRESSÃO

Todos os benefícios descritos até aqui, quando analisados nos estudos com humanos, apresentaram resultados visíveis. Isto é mostram que a vitamina C pode ser sim uma boa estratégia nutricional para combater o envelhecimento da pele.

Mas vale ressaltar que quanto mais cuidados com a pele você tiver, melhores serão os resultados. Portanto, use protetor solar, se alimente com bastante frutas e verduras, evite comidas ultraprocessadas, beba bastante água e pratique exercícios regularmente. 

VITAMINA C PARA O ROSTO QUAL A MELHOR: CREME OU SUPLEMENTO?

Apesar da vitamina C ser encontrada em diversos alimentos comuns à alimentação, não são todas as pessoas que conseguem consumir as quantidades diárias adequadas para que os benefícios na pele sejam sentidos. Sabendo disso, a indústria dos nutricosméticos isolou a vitamina em duas versões: creme e suplemento. 

Os cremes, para aplicação direta na pele, não são as melhores vitaminas C para o rosto. Isto porque esse tipo de nutricosmético não consegue penetrar em todas as camadas da pele, e o resultado na pele acaba sendo mais superficial e menos duradouro.

A indústria sabe disso, e para tentar driblar esse “problema” usa de estratégias para mudar a característica da vitamina, que é hidrossolúvel para apresentar um perfil “mais lipossolúvel”, assim como é a nossa pele.

Mas nem assim, a versão em creme da vitamina C é tão eficiente. Mas os suplementos de vitamina C são as melhores vitaminas C para o rosto.

Tanto a alimentação quanto a suplementação, o importante é o consumo via oral. 

Essa informação é um consenso tanto entre os pesquisadores quanto entre os profissionais da área clínica. Portanto, a recomendação é buscar a adequação da vitamina C diária através da alimentação com a ajuda de um profissional nutricionista e para potencializar os benefícios, complementar esse consumo com a suplementação via oral.

VITAMINA C PARA O ROSTO: QUAL É A MELHOR?

Para comprar o melhor suplemento de vitamina C para a pele você deve avaliar 4 itens: número de aditivos químicos no suplemento, dose de vitamina C oferecida por porção, versão do suplemento (cápsulas, comprimidos ou efervescentes) e o custo benefício.

  • VITAMINA C DEVE CONTER APENAS 2 INGREDIENTES: ÁCIDO ASCÓRBICO E ANTIUMECTANTE NATURAL

Os aditivos são compostos químicos que não possuem valor nutricional e, a longo prazo, podem ser prejudiciais para a saúde. Um bom suplemento apresenta dois ingredientes, sendo um deles um aditivo que não apresenta riscos para a saúde.

Esse aditivo é chamado de “antiumectante de celulose microcristalina”, é de origem vegetal e nada mais é que uma fibra que mantém as concentrações da vitamina C por mais tempo. Já que naturalmente as concentrações de vitamina C vão se perdendo.

  • A MELHOR DOSE DE SUPLEMENTO DE VITAMINA C É DE 1 G (1000 MG)

Levando em consideração a quantidade de vitamina C presente na alimentação, uma boa recomendação de dose é para um suplemento é de 1 g (1000 mg). Pois dessa forma além de não correr riscos de excesso, permite equilibrar o consumo mais facilmente e apresenta seus principais benefícios para a pele caso essa seja a única fonte de vitamina C no seu dia.

  • EVITE VITAMINA C EFERVESCENTE

Normalmente esse tipo de suplemento de vitamina C possui diversos aditivos. Além de grandes quantidades de açúcar, que apesar de agradar o paladar, são desnecessárias e, a longo prazo, também são prejudiciais à saúde.

 A versão em cápsulas é a mais recomendada por geralmente oferecer a dose adequada, ser um suplemento zero calorias e com grandes possibilidades de possuir apenas os dois ingredientes como mencionados anteriormente.

NÃO ADIANTA SER UMA VITAMINA C BARATA SE A QUALIDADE FOR RUIM

Quando nos referimos ao custo benefício, é preciso ter em mente que para qualquer suplemento alimentar, como é o caso da vitamina C, o preço não é o fator mais importante. Por essa razão esse é o último item a ser considerado.

Para a vitamina C ter um bom custo benefício, ela precisa ter uma boa formulação e dose adequada por porção.

Então, se ficar na dúvida entre dois suplementos que possuem todos os critérios de qualidade mencionados anteriormente, o preço pode sim ser um diferencial.

Mas se o suplemento que você ficou interessada(o) não passar em um dos critérios anteriores, o ideal é continuar buscando. 

Então, fica ligado! A vitamina C pode ser uma importante aliada para prevenir o envelhecimento da pele. Principalmente quando consumida através da alimentação e/ou suplementação.

A versão em creme é menos efetiva do que a versão em suplemento. E não se esqueça, para escolher o melhor suplemento de vitamina C, avalie composição, dose, apresentação e o custo benefício.

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REFERÊNCIAS:

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

MCARDLE, F. et al. UVR-induced oxidative stress in human skin in vivo: effects of oral vitamin C supplementation. Free Radical Biology and Medicine, v. 33, n. 10, p. 1355-1362, 2002.

EBERLEIN-KÖNIG, Bernadette; PLACZEK, Marianne; PRZYBILLA, Bernhard. Protective effect against sunburn of combined systemic ascorbic acid (vitamin C) and d-α-tocopherol (vitamin E). Journal of the American Academy of Dermatology, v. 38, n. 1, p. 45-48, 1998.

CHAN, Alvin C. Partners in defense, vitamin E and vitamin C. Canadian journal of physiology and pharmacology, v. 71, n. 9, p. 725-731, 1993.

 
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