Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » O que são nutricosméticos e para que servem?

O que são nutricosméticos e para que servem?

nutricosméticos
7 minutos de leitura

Os nutricosméticos são suplementos alimentares formulados para favorecer a melhora da saúde da pele, unhas, cabelos e redução de gordura corporal localizada.

Esses produtos são utilizados para fins estéticos. Os quais podem atuar estimulando a síntese de colágeno, a redução de celulite e a prevenção do envelhecimento precoce da pele, por exemplo.

Com isso, os nutricosméticos podem ser administrados por via oral, através de cápsulas, pó ou gotas, ou difundidos em alimentos como sucos, barras, chocolate ou sopas.

Para que servem os nutricosméticos?

De modo geral, os nutricosméticos servem para melhorar questões estéticas, por meio de nutrientes que atuam diretamente no objetivo final.

Ou seja, esses suplementos podem ser utilizados para melhorar a queda de cabelo, fortalecer as unhas quebradiças, melhorar o aspecto de celulite, prevenir rugas e linhas de expressão, auxiliar na perda de peso e combater o ressecamento da pele.

Apesar de não ser necessário apresentar receita médica ou nutricional para comprar nutricosméticos, é muito importante consultar um médico ou nutricionista antes de fazer uso dos produtos para evitar doses inadequadas.

Principais tipos de nutricosméticos

1 – Colágeno

O colágeno é uma proteína responsável por gerar firmeza, união e flexibilidade dos tecidos. Sendo muito importante para a saúde da pele, ossos, tendões, cartilagens e músculos.

Apesar do corpo produzir colágeno naturalmente, a sua síntese é reduzida conforme o envelhecimento.

Com isso, a suplementação de colágeno começa a se tornar necessária a partir dos 30 anos para prevenir o envelhecimento precoce da pele e a degeneração de cartilagens, tendões e músculos.

2 – Biotina

A biotina, ou vitamina B7, é uma vitamina do complexo B crucial para a boa saúde dos cabelos e unhas. Isso se dá porque ela é uma precursora da produção de queratina, proteína presente em 90% dos fios capilares e nas unhas.

Em síntese, a queratina é responsável por manter os cabelos e unhas íntegros, hidratados, sedosos e resistentes. Por isso, a sua deficiência é um dos principais fatores para a queda de cabelo e enfraquecimento das unhas.

3 – Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um composto que também sofre redução na produção natural com o passar da idade. Ele é um poderoso antioxidante, que neutraliza os radicais livres e impede que eles gerem danos na pele.

Além disso, o ácido hialurônico promove hidratação e preenchimento de espaços entre as células. O que é importante para manter a estruturação e elasticidade dos tecidos.

Por essa razão, ele é bastante utilizado para melhorar o aspecto de rugas e suavizar linhas de expressão.

4 – Antioxidantes

Os antioxidantes, como licopeno, betacaroteno, astaxantina, luteína, resveratrol, vitamina C, coenzima Q10 e vitamina E, são substâncias que atuam combatendo o estresse oxidativo. Que, por sua vez, pode comprometer a saúde e aparência da pele, unhas e cabelos.

Atualmente, o estresse crônico, sedentarismo, alto consumo de alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, tabagismo, excesso de exposição solar, aditivos químicos, poluição e agrotóxicos são os principais fatores para o acúmulo de radicais livres no organismo.

Consequentemente, são gerados quadros contínuos de oxidação excessiva, o que compromete a produção de colágeno e queratina. Prejudicando, então, a saúde da pele, cabelos e unhas.

À vista disso, é muito importante aumentar a ingestão de nutrientes antioxidantes, a fim de combater a ação dos radicais livres. Que, devido à vida moderna, têm sido cada vez mais produzidos no corpo.

5 – Ômega 3

O ômega 3 também pode ser considerado um poderoso nutricosmético por causa das suas propriedades anti-inflamatórias. Sem contar que ele faz parte das membranas celulares, sendo importante para garantir a hidratação da pele e a devida barreira de defesa.

Além disso, o ômega 3 atua no processo de renovação celular, sendo bastante interessante no tratamento de psoríase, dermatite e acne.

6 – Proteínas

Dentre as funções das proteínas, uma das que mais se destaca é o seu potencial de reparação tecidual. Esses nutrientes estão envolvidos em todos os processos que envolvem crescimento e restauração celular.

Por isso, elas são extremamente importantes para manter a integridade da pele, unhas e cabelos. Uma vez que as proteínas estão bastante presentes na composição desses tecidos.

7 – Elastina

A elastina é uma proteína responsável por favorecer a elasticidade dos tecidos. Sendo bastante encontrada nas fibras elásticas.

Apesar de estar menos presente no corpo do que o colágeno, essas duas proteínas agem em conjunto. Já que ela permite que as estruturas se estiquem e voltem ao normal sem danos. Enquanto que o colágeno favorece a união e flexibilidade das células.

8 – Ácido ortosilícico

O ácido ortosilícico é uma substância fundamental para a produção natural de colágeno e elastina. Sendo também indispensável para a síntese de queratina nas unhas e cabelos.

Por isso, ele pode ser utilizado até mesmo em conjunto com o colágeno, a fim de melhorar os resultados a partir do estímulo da síntese natural.

9 – Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B, como vitamina B5, B9 e B12, promovem uma pele saudável, reduzindo manchas, coceira, dermatite, erupções cutâneas e vermelhidão. Além de serem essenciais para a produção de diversas proteínas, como o colágeno.

Nutricosméticos X nutracêuticos: qual a diferença?

Os nutricosméticos são suplementos alimentares produzidos a partir de nutrientes que melhoram questões estéticas.

Já os nutracêuticos, por sua vez, representam os suplementos alimentares que contém compostos bioativos.

Esses compostos estão presentes em pequenas quantidades nos alimentos, e possuem diversos efeitos positivos no corpo, como o controle do colesterol, a redução da absorção de gordura, a melhora da saúde óssea e a regressão de certas doenças.

Quem pode usar nutricosméticos?

De forma geral, os nutricosméticos não tem contraindicações específicas, pois eles são produzidos a partir de alimentos naturais e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

No entanto, pessoas alérgicas, grávidas e lactantes devem ter atenção aos ingredientes dos suplementos para verificar se há restrições.

Além disso, veganos também devem ficar atentos a fim de observar se os ingredientes são de origem animal. O que acontece com o ômega 3, por exemplo, que é produzido a partir do óleo de peixe ou krill.

Em contrapartida, hoje já é possível encontrar diversas opções de suplementos produzidos à base de origem vegetal.

Quer saber mais?

Referências

MASHORCA, S. et al. A BELEZA E A VAIDADE EM RELAÇÃO A NOVOS TIPOS DE ALIMENTOS: UM ESTUDO SOBRE O MERCADO DE NUTRICOSMÉTICOS. Revista Brasileira de Marketing. v. 15, n. 3, p. 401-417, 2016.

SALVADOR, M. M. G.; ZANCHETT, C. C. C. Nutricosméticos em desordens estéticas: foco na acne e envelhecimento cutâneo. Archives of Health Investigation. v. 8, n. 12, p. 853-860, 2019.

SANTOS, E. M. et al. EFICÁCIA DOS NUTRICOSMÉTICOS NO REJUVENESCIMENTO CUTÂNEO. Revista Ibero-americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE. v. 8, n. 10, p. 3989-4000, 2022.

ZAGO, E. C.; FRANZINI, C. M. REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A AÇÃO DO LICOPENO PERANTE AO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO EM NUTRICOSMÉTICOS. Revista Ibero-americana de Humanidades, Ciências e Educação – REASE. v. 7, n. 9, p.863-883, 2021.

Avalie este post

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.