Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Suplementos falsificados: como identificar?

Suplementos falsificados: como identificar?

suplementos de diversos tipos
7 minutos de leitura

As promoções absurdas de suplementos alimentares na internet têm sido cada vez mais comuns. Na maioria das vezes, com valores bem abaixo do mercado.

Por essa razão, muitos consumidores se deixam enganar com essas ofertas “irresistíveis”, e acabam adquirindo suplementos falsificados.

Recentemente, a Anvisa determinou a apreensão e a proibição de diversas versões falsificadas de suplementos em comercialização nas plataformas online, e muitas apreensões já foram realizadas em localidades brasileiras. 

Quer saber mais sobre o assunto e ficar precavido antes de comprar? Então continue a leitura e confira as informações!

Qual o problema dos suplementos falsificados?

Antes de mais nada, é importante entender que os suplementos falsificados não seguem as normas legislativas vigentes. Então não tem como ter garantia em relação à sua segurança e muito menos qualidade.

Além de possuírem ingredientes ineficazes, esses produtos podem ter matéria-prima inapropriada e composição adulterada, podendo causar diversos danos à saúde.

Além disso, não podemos esquecer que a venda de suplementos falsificados é considerada crime, de acordo com o Art. 272 do Código Penal.

Quais são os riscos à saúde dos suplementos falsificados?

Um dos maiores problemas dos suplementos falsificados são os riscos que eles causam à saúde. Inclusive, alguns deles podem ser até irreversíveis.

Alguns riscos são:

  • dor de cabeça, náuseas, gases e diarreia;
  • reações alérgicas;
  • sobrecarga ao fígado e rins devido ao uso de substâncias prejudiciais e desconhecidas;
  • contaminação por bactérias, fungos e vírus.

Além disso, esses produtos podem ser completamente ineficazes para o seu objetivo, pois não se sabe ao certo a sua composição.

mulher tomando suplemento falsificado

Quais são as maneiras de identificar um suplemento falsificado? Veja 10!

Na hora de investigar se um suplemento é falsificado, a primeira coisa a se fazer é comparar a embalagem do produto com a original.

Veja a seguir o que você deve avaliar.

1. Embalagem diferente

A embalagem do produto é o primeiro meio para observar se um suplemento é verídico ou falsificado.

Uma vez que, além do nome do suplemento, a embalagem também deve trazer informações importantes, como lista de ingredientes, tabela nutricional, data de validade, número de lote, data de fabricação, entre outros.

Uma das outras exigências da Anvisa é que a embalagem informe a dose indicada e a frequência de uso do produto, assim como as restrições de uso, caso o produto não possa ser consumido por grupos de pessoas específicos, como crianças e gestantes.

Então, caso a embalagem não traga essas informações ou apresente erros de impressão, logotipos mal reproduzidos ou cores desbotadas, é um sinal de que o suplemento é falsificado.

2. Aparência estranha

Abra o produto e verifique a aparência. Mudanças na cor, odor ou sabor podem indicar adulteração ou deterioração do suplemento.

Além disso, compare-o com o produto original. Isso porque, suplementos falsificados em cápsulas, por exemplo, podem apresentar cores e formatos diferentes.

3. Lista de ingredientes incorreta ou incompleta

Por determinação da Anvisa, a lista de ingredientes deve ser fornecida em ordem decrescente. Ou seja, dos ingredientes que têm em maior quantidade para os que têm em menor.

Portanto, verifique se o suplemento segue a mesma ordem da lista de ingredientes do produto original. Além disso, observe se todos os ingredientes estão devidamente inseridos.

4. Código de barras no lugar errado

O código de barras serve para identificar o produto nas operações diárias do comércio atacadista e varejista. Ele é um item indispensável e deve estar na embalagem de qualquer produto.

Então, uma outra etapa para identificar suplementos falsificados é verificar se o código de barras é original ou se parece que ele foi recolocado.

Caso haja dúvidas, você também pode entrar em contato com o SAC do fabricante para confirmar a veracidade do produto.

5. Falta de selos

Suplementos falsificados podem apresentar certificações fraudulentas. Então, pesquise a autenticidade dos selos de qualidade, e também compare-os para ver se o selo é realmente verdadeiro.

6. Venda em locais duvidosos

Cuidado com os locais e sites duvidosos! Suplementos verídicos geralmente são vendidos em lojas oficiais ou fontes confiáveis, como farmácias e lojas de produtos naturais reconhecidas.

7. Embalagem aberta ou danificada

Embalagem aberta é um outro sinal de que o suplemento pode ser falso. Para confirmações, o ideal é entrar em contato com o fabricante e investigar a veracidade do produto.

8. Erros ortográficos

Embalagens com erros ortográficos ou gramaticais podem indicar falsificação, já que produtos autênticos passam por rigoroso controle de qualidade.

9. Falta de avaliações ou muitas avaliações negativas

Antes de fazer qualquer compra, pesquise avaliações online para saber se o produto gerou experiências negativas em outros consumidores.

Se as avaliações forem muito baixas, ou até mesmo não haja avaliações, é melhor ficar atento e não efetuar a compra.

10. Preços surrealmente baixos

Desconfie de preços exorbitantemente baixos, já que suplementos verídicos têm custos de produção e qualidade que não podem ser drasticamente reduzidos.

Então, caso o suplemento esteja demasiadamente barato, fique atento, pois pode se tratar de um produto falsificado.

Você já conhece o Ômega 3 da Vhita?

ômega 3 vhita diferenciais

Como evitar comprar um suplemento falsificado?

Veja agora algumas maneiras de evitar comprar um suplemento falsificado.

Compre diretamente das marcas ou de fontes confiáveis

Compre os seus suplementos diretamente das marcas ou apenas de revendedores confiáveis, como farmácias, lojas de produtos naturais reconhecidas ou sites oficiais das marcas.

Pesquise avaliações e reputação

Antes da compra, verifique as avaliações online e a reputação do vendedor para certificar a boa qualidade do produto.

Confira a embalagem

Observe a embalagem com muita atenção em busca de erros de impressão, cores desbotadas ou outros sinais de falsificação.

Verifique selos de qualidade

Certifique-se de que o suplemento possui selos de qualidade e verifique a sua autenticidade em sites de organizações certificadoras, como a Anvisa.

Preços realistas

Desconfie de preços significativamente abaixo do padrão, pois ofertas excessivamente baratas podem indicar produtos falsificados.

Consulte profissionais de saúde

Consulte um médico ou um nutricionista para ter a devida orientação antes de comprar qualquer suplemento. Dessa forma, você vai garantir escolhas adequadas de acordo com as suas necessidades.

Comprei um suplemento falsificado, o que fazer?

Se você percebeu que comprou um suplemento falsificado, o primeiro passo é entrar em contato com o SAC do fabricante e informar a ocasião.

Além disso, caso se confirme que o produto é falso, o ideal é se desfazer dele e evitar o consumo.

Quer se prevenir de comprar produtos falsos? Então veja o nosso comparativo de marcas de Ômega 3 e tenha a certeza de que a Vhita é a sua escolha certa.

Quer saber mais?

banner omega 3 vhita

Referências

FREITAS, H. R. et al. AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DE SUPLEMENTOS PROTÉICOS IMPORTADOS NO BRASIL. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 9. n. 49. p.14-24, 2015.

GOMES, G. M. et al. Avaliação da rotulagem de suplementos nacionais tipo Whey Protein. Research, Society and Development, v. 12, n. 8, p. 1-11, 2023.

SILVA, A. S. P.; SILVA, S. T. F. Descrição de rótulos de medicamentos como estratégia para identificação de medicamentos falsificados. Infarma: Ciências Farmacêuticas, v. 31, n. 3, p. 205-209, 2019.

5/5 - (2 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − treze =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.