Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Vitamina B12: para que serve e qual a importância dela?

Vitamina B12: para que serve e qual a importância dela?

tabela nutricional vitamina b12
8 minutos de leitura

Se você quer saber para que serve a vitamina B12, saiba que está no lugar certo! Seja para impulsionar nossa energia, fortalecer o sistema nervoso ou contribuir para a formação de células sanguíneas, esse nutriente desempenha várias funções cruciais em nosso corpo.

Por isso, a seguir, nós vamos falar tudo sobre o assunto, e você vai entender o porquê dessa vitamina ser tão importante para a saúde. Confira!

O que é a vitamina B12?

A vitamina B12, também chamada de cobalamina ou cianocobalamina, faz parte do grupo das vitaminas do complexo B.

Ela exerce diversas funções cruciais no nosso corpo, mas a que mais se destaca é o seu papel na produção de glóbulos vermelhos (hemácias), que são responsáveis por levar oxigênio para todas as nossas células.

Com isso, quando a B12 está em níveis insuficientes no organismo, ocorre um déficit na produção de hemácias, levando à anemia por deficiência de vitamina B12.

Além disso, o nutriente também é importante para a manutenção da saúde mental, pois atua em diversas funções cerebrais.

Para que serve a vitamina B12?

Agora que você conhece o que é a vitamina B12, veja quais são as funções dela para o seu corpo!

1. Evita a anemia

Sem a vitamina B12, o corpo não consegue produzir glóbulos vermelhos saudáveis e em quantidades ideais.

Consequentemente, isso pode resultar na anemia por deficiência de B12, que se trata de níveis insuficientes de hemácias no sangue.

Como as hemácias são responsáveis por levar oxigênio para todas as células, níveis deficientes podem gerar sintomas como indisposição, tontura, falta de ar, fraqueza, dor de cabeça, pele pálida e unhas e cabelos quebradiços.

Caso a anemia não seja tratada da forma correta, pode alcançar níveis mais graves, gerando palpitações, apatia e até morte.

2. Protege o cérebro

A vitamina B12 contribui para a formação da bainha de mielina, uma camada protetora que recobre os neurônios e protege-os contra degenerações.

Com isso, a B12 é essencial para a manutenção das funções cognitivas, memória, raciocínio e concentração.

Inclusive, a deficiência de B12 está associada a problemas neurológicos, como demência e comprometimento cognitivo.

3. Atua no desenvolvimento do cérebro do bebê

Junto com o ácido fólico, a vitamina B12 atua no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, sendo crucial para a formação de células nervosas e da bainha de mielina.

Por isso, a deficiência de B12 na gestação pode aumentar os riscos neurológicos para a criança.

4. Combate o formigamento nas mãos e pés

Por exercer funções importantes no sistema nervoso, a falta de vitamina B12 pode gerar sensação de formigamento nas mãos e nos pés.

Isso acontece porque, como ela atua na formação da bainha de mielina, a sua deficiência faz com que os nervos fiquem mais expostos a deterioração, gerando essas sensações anormais.

5. Promove disposição e energia

Além de atuar na produção de glóbulos vermelhos, a vitamina B12 também participa no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Por isso, ela é capaz de melhorar a disposição e energia diária.

6. Previne doenças cardíacas

A vitamina B12 é crucial para a saúde cardiovascular, pois é capaz de regular os níveis de homocisteína, um aminoácido que, quando elevado, aumenta os riscos para as doenças cardíacas.

7. Diminui as chances de complicações na gravidez

A vitamina B12 é essencial para o desenvolvimento adequado do bebê durante toda a gravidez. Ela participa desde a formação do sistema nervoso até o ganho de peso da criança.

Por essa razão, níveis insuficientes de B12 na gravidez aumentam os riscos de problemas neurológicos, baixo peso ao nascer, abortos e diabetes gestacional.

alimentação saudável

O que acontece se ficar com deficiência de vitamina B12?

A deficiência de vitamina B12 pode levar a uma série de problemas de saúde, desde anemia até complicações cerebrais e dificuldades cognitivas.

Além disso, um dos problemas mais comuns provocados pela carência de vitamina B12 é a neuropatia, uma doença que afeta o funcionamento dos nervos periféricos e os movimentos.

Caso não seja tratada, a deficiência de B12 pode gerar danos neurológicos irreversíveis – podendo, inclusive, ser fatal.

O que pode causar deficiência de vitamina B12?

A deficiência de vitamina B12 pode ser causada por diversos motivos, mas os principais são:

  • dietas vegetarianas estritas ou veganas;
  • cirurgia bariátrica;
  • envelhecimento;
  • problemas intestinais;
  • uso de alguns medicamentos, como metformina, neomicina e cimetidina;
  • falhas genéticas que afetam a absorção ou a metabolização da vitamina B12.

Como saber se estou com falta de vitamina B12?

A melhor maneira de saber se está com deficiência de vitamina B12 é através do exame de sangue. Ele dosa os níveis da vitamina na corrente sanguínea, sendo a forma mais eficaz de diagnosticar o problema.

Neste caso, o recomendado é consultar um médico para investigar e, caso a deficiência seja confirmada, fazer o tratamento adequado.

Quais alimentos ricos em vitamina B12?

  • Ovo;
  • Fígado bovino;
  • Salmão;
  • Atum;
  • Carnes;
  • Leite e derivados;
  • Frango.

Ou seja, a vitamina B12 é um nutriente encontrado predominantemente nos alimentos de origem animal.

Por isso, pessoas que seguem dietas vegetarianas estritas ou veganas devem fazer a suplementação para evitar a deficiência.

Quando a suplementação é necessária?

A suplementação de vitamina B12 é necessária especialmente para vegetarianos estritos e veganos, já que o nutriente está presente maioritariamente em alimentos de origem animal.

Além disso, o suplemento costuma ser indicado para gestantes, idosos, bariátricos e pessoas com problemas de absorção, como acontece na doença de Crohn e na anemia perniciosa.

Por outro lado, a suplementação também pode ser indicada para pessoas com deficiência de vitamina B12, a fim de tratar o problema.

Qual a dose diária de vitamina B12?

Para manter os níveis adequados, os adultos devem consumir, no mínimo, 2,4 mcg de vitamina B12 por dia através da alimentação.

Já em se tratando da suplementação, a quantidade recomendada é de pelo menos 9 mcg por dia. Mas pode chegar à dose máxima de 1000 mcg.

Já em casos de deficiência, sobretudo no caso de vegetarianos estritos e veganos, a suplementação é totalmente indicada, pois a obtenção apenas por meio da alimentação pode não ser suficiente para atingir níveis adequados.

Dessa forma, vale destacar que as necessidades podem variar de pessoa para pessoa. Por isso, consulte o seu médico ou nutricionista. 

Quem não precisa tomar vitamina B12?

A suplementação de vitamina B12 não é necessária para pessoas que têm um consumo adequado por meio da alimentação e não apresentam deficiência.

A partir disso, vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e laticínios. Portanto, se essas fontes fazem parte regular da sua dieta, você provavelmente está obtendo o suficiente dessa vitamina essencial.

Gostou deste artigo e quer investir ainda mais em seu bem-estar? Então conheça agora mesmo qual é o melhor colágeno Bodybalance do mercado em nosso post comparativo!

Quer saber mais?

collagen body vhita

Referências

DOURADO, S. A. S.; PAULA, L. O. DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Saúde.Com, v. 14, n. 1, p. 1112-1120, 2018.

GARZONE, E. O. C.; ZANELLA, P. B. A importância da vitamina B12 para a função neurológica e cognitiva: da gestação à infância. Revista de Atenção à Saúde, v. 19, n. 69, p. 339-350, 2021.

MARTINS, J. T.; SILVA, M. C.; STRECK, E. L. EFEITOS DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 NO CÉREBRO. Revista Inova Saúde, v. 6, n. 1, p. 192-206, 2017.

NAZÁRIO, A. R. et al. Prevalência da deficiência de vitamina B12 em indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2 em uso de metformina. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v. 16, n. 2, p. 99-103, 2018.

VIANA, A. S. T. et al. Você sabia que a falta de vitamina B12 pode desencadear doenças neurológicas?. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. 1-11, 2022.

5/5 - (2 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.