Creme de vitamina c para o rosto caseiro | Verdades e mitos

| | ,

Existem alguns tutoriais na internet, que ensinam a fazer creme de vitamina C caseiro para o rosto, será que dá certo? Aqui você vai descobrir se o creme funciona e outras verdades e mitos sobre a vitamina C. 

Creme caseiro com vitamina C para o rosto

Se você pesquisar na internet, vai encontrar vários vídeos ensinando a fazer cremes e séruns de vitamina C caseiros para o rosto. Apesar dos vídeos serem divertidos de assistir, os cremes não são eficazes para a pele.

A vitamina C é hidrossolúvel, é absorvida em água, então quando fazermos uso tópico dela, com aplicação direta no rosto, ela não penetra as camadas mais profundas da pele. Mas se você ingere a vitamina C via oral, o nutriente cai na corrente sanguínea e ela é absorvida, promovendo benefícios por todo o organismo, inclusive para o rosto. 

Então, os cremes de vitamina C, caseiros ou industriais, não vão ter os resultados esperados. O mais recomendado é a ingestão do nutriente via oral . 

Veja agora outras informações comuns sobre a vitamina C e descubra se são mitos ou verdades.

Vitamina C é bom para gripe

Essa é uma das perguntas mais frequentes sobre a vitamina C. Esse nutriente fortalece o sistema de defesa do corpo, por isso ajuda o organismo a combater agentes infecciosos. Por isso, é um bom aliado para prevenção e tratamento de resfriados e gripes. 

Vitamina c injetável

A vitamina C injetável é polêmica, embora seja utilizada em alguns procedimentos estéticos, esse método não é recomendado por profissionais da área para esses fins. Isso porque, não há estudos que comprovam sua eficácia e você corre riscos de pegar alguma infecção pelo uso de agulhas e seringas. 

Esse método também é utilizado em tratamentos de alguns tipos de câncer, pois altas doses de vitamina C podem matar células cancerígenas. Nesse caso, a injeção de vitamina C pode ser indicada, dependo do caso, com prescrição médica. Mas fique atento, esse tratamento deve ser realizado em ambientes hospitalares, com acompanhamento profissional.

Gestante pode tomar vitamina c

Sim, grávidas podem tomar vitamina C! Esse nutriente vai contribuir para a saúde da mãe e do bebê, durante o período de gestação. 

Vitamina c aborta

Esse é um mito comum, mas não, vitamina C não causa aborto. Pelo contrário mulheres que consomem pouca vitamina C têm maiores chances de sofrer um aborto espontâneo do que as futuras mamães que consomem uma quantidade adequada de vitamina C diariamente.

Vitamina C emagrece

Como qualquer outra vitamina, a vitamina C não tem valor energético ou calórico, portanto, não causa ganho de peso. O que não quer dizer que a vitamina C tem a função de estimular a perda de peso ou de queimar gordura.

Mas caso você tenha um baixo consumo de vitamina C, você fica propenso a ter maiores chances de desenvolver obesidade, já que a vitamina C protege o corpo contra o ganho de peso e danos causados pelo acúmulo de gordura.  

Pode tomar vitamina C com dengue

Em um estudo (1) realizado em 2016, os pesquisadores ofereceram 1000 mg (1 g) de vitamina C por 7 dias para um grupo de pacientes com dengue. Após esse período com a suplementação, os indivíduos sentiram uma melhora dos sintomas de mal estar e febre, comuns da dengue. 

Acredita-se que esse resultado se deve a capacidade da vitamina C em fortalecer o sistema imunológico. Contudo, como existem poucas pesquisas a respeito, não é consenso entre os médicos que a vitamina C é benéfica para a dengue. Como os pacientes não apresentaram efeitos adversos, também não há contra-indicações para seu uso. 

E vale lembrar que esse estudo analisou indivíduos com dengue clássica, o mesmo não pode ser afirmado para dengue hemorrágica. 

Vitamina c no cabelo

A vitamina C auxilia a produção de colágeno pelo corpo. Como essa proteína também está presente na matriz celular do cabelo, a vitamina C pode estar associada a uma melhora na aparência dos cabelos, conferindo mais brilho e vitalidade aos fios.  

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referência:

1- LAKHANPAL, G.; SHARMA, S. Study of Effect of Vitamin C on Thrombocytopenia in Patients of Simple Dengue Fever. Age (y), v. 35, n. 11, p. 34-12, 2016.

 
Anterior

9 sintomas da falta de vitamina D em você

Pode tomar anti-inflamatório depois de cirurgias ?

Próximo

Deixe um comentário