Uma das principais qualidades de um prestador de serviços é o bom atendimento que ele oferece. E quando se trata de pessoas com idade avançada, o assunto fica mais sério: algumas características devem ser colocadas em prática para melhor agradar o paciente.

É muito importante saber realizar o atendimento adequado para cada um dos tipos de públicos do mercado, e com a terceira idade não é diferente. Principalmente porque essa classe é a que mais cresce no Brasil, o que a torna muito significativa para os negócios. 

Pensando nisso, hoje separamos 4 dicas essenciais que podem ajudá-lo na hora de atender pacientes idosos. Veja a seguir! 

Seja paciente e gentil 

Pessoas mais velhas tendem a demonstrar certa dificuldade na hora de ouvir e até mesmo assimilar o que você está dizendo. Ter paciência é a chave para fazer um bom atendimento.  

Outra questão fundamental é demonstrar gentiliza, mesmo que você esteja tendo um dia ruim. Afinal, seu paciente não tem nada a ver com seus problemas e vida pessoal — tudo isso fica do lado de fora de onde você trabalha. 

Dê as boas-vindas, pergunte como ele está se sentindo e do que está precisando naquele momento, mostrando-se sempre solícito e pronto para ajudar na hora da consulta

Ofereça atenção e agilidade 

Os idosos têm prioridade no atendimento, o que significa que eles são atendidos na frente das outras pessoas independentemente da ordem de chegada. Se você notar que algum paciente da terceira idade entrou no seu consultório, termine o atendimento que você estiver fazendo e atenda-o logo em seguida, não deixe que espere muito. 

Alguns idosos podem apresentar dificuldades para ficar em pé, caminhar ou até mesmo se sentir desconfortáveis devido a alguma doença. Por essa razão, faz parte de um bom atendimento servi-los o quanto antes e demonstrar empatia. 

Use uma linguagem simples 

Evite usar palavras muito complicadas e gírias atuais. Enquanto um cliente jovem consegue entender tudo o que você fala (e pesquisar rapidamente caso não compreenda alguma palavra), um idoso não costuma ter essa habilidade e rapidez. 

Fale de uma forma clara e em tom adequado, certificando-se de que ele entendeu tudo o que foi dito. 

Ouça com mais atenção 

Durante o atendimento, é normal que os idosos gostem de contar algumas histórias ou conversar sobre amenidades. Seja paciente e escute com bastante atenção tudo o que eles têm a dizer: converse, esteja atento aos seus relatos e demonstre boa vontade. 

Vale ainda levar essa dica em consideração durante o relato dos sintomas ou quando apresentarem alguma dificuldade em seguir o tratamento. 

Diante de tudo isso, tenha certeza de que é extremamente essencial manter o uso dessas boas práticas em seu consultório. Lembre-se de que a terceira idade é a mais conhecida por ser portadora de doenças que demandam acompanhamento de um profissional de nutrição, o que realça a importância de saber lidar com quem se encontra nessa faixa etária.

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