Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Complexo vitamínico para pré-natal: 8 melhores vitaminas

Complexo vitamínico para pré-natal: 8 melhores vitaminas

gestante escolhendo uma vitamina em uma prateleira
8 minutos de leitura

Toda mulher grávida precisa aumentar a ingestão de vitaminas e minerais, visto que a gestação requer doses maiores de nutrientes no organismo. Por isso, um complexo vitamínico para gestante se faz importante para preservar a saúde da mãe e do bebê.

Na gravidez, há alguns nutrientes que precisam de uma maior atenção. Uma vez que eles atuam diretamente no processo de desenvolvimento da criança, como é o caso do ácido fólico, ferro, ômega 3 e vitamina D.

Complexo vitamínico para pré-natal: por que tomar?

No geral, todas as vitaminas e minerais podem ser ingeridas através da alimentação na gestação. Mas, como a gravidez demanda quantidades maiores de nutrientes, a maioria das gestantes precisa fazer uso de suplementos.

Acontece que a suplementação permite que as mulheres grávidas façam a ingestão diária recomendada com mais facilidade.

O que é diferente da alimentação, onde pode ser necessário consumir uma grande quantidade de alimentos para alcançar a dose necessária.

Veja no próximo tópico quais são as principais vitaminas e minerais na gravidez!

grávida segurando uma cápsula de vitamina e um copo de água

8 melhores vitaminas para o pré-natal

1. Ácido fólico

O ácido fólico (vitamina B9) é um dos nutrientes essenciais na gravidez. Sendo recomendado a ingestão de 600 mcg por dia para grávidas.

No primeiro trimestre, ele atua na formação do tubo neural do bebê, o qual dá origem ao cérebro e medula espinhal do feto. Já no segundo e terceiro trimestre, o ácido fólico é importante para prevenir a anemia na mãe.

Por isso, o Ministério da Saúde orienta que a suplementação de ácido fólico seja feita antes mesmo da mulher engravidar, cerca de 8 a 12 semanas antes.

Alimentos ricos em ácido fólicoQuantidade em 100g
Brócolis71 mcg
Couve-de-bruxelas61,1 mcg
Fígado bovino211,6 mcg
Lentilha181 mcg
Ovo de galinha47 mcg

2. Ferro

O ferro é fundamental para garantir o ganho de peso adequado e o bom desenvolvimento do sistema nervoso central do bebê. Bem como favorecer a produção adequada de células vermelhas e prevenir aborto espontâneo e parto prematuro.

Assim como o ácido fólico, o Ministério da Saúde também estabelece a suplementação obrigatória para todas as gestantes, durante todo o período da gravidez.

Uma vez que a quantidade de sangue da mulher aumenta na gestação, necessitando de um maior aporte de ferro. Sendo necessário a ingestão mínima de 27 mg por dia para grávidas.

Alimentos ricos em ferroQuantidade em 100g
Castanha de caju5,2 mg
Carne bovina (coxão mole)2,6 mg
Feijão carioca1,3 mg
Lentilha3,34 mg
Peito de frango1,5 mg

3. Vitamina D

A vitamina D na gestação é crucial para o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê. Visto que ela atua na formação do sistema músculo-esquelético do feto, bem como regula o metabolismo do cálcio e do fósforo.

Como as fontes alimentares são escassas, a suplementação também é uma das mais utilizadas na gestação. Sobretudo pelo fato das grávidas necessitarem do aporte mínimo de 15 mcg por dia.

Alimentos ricos em vitamina DQuantidade em 100g
Atum5,38 mcg
Bacalhau1,1 mcg
Leite de vaca integral6,92 mcg
Ovo de galinha1,3 mcg
Salmão11,83 mcg

4. Ômega 3

Apesar de não ser uma vitamina ou mineral, o ômega 3 na gestação tem grande importância e também precisa estar presente nessa lista.

Ele é um ácido graxo que apresenta papel imprescindível no desenvolvimento adequado da retina e dos neurônios do bebê. Sendo também importante para prevenir pré-eclâmpsia e depressão pós-parto.

Por isso, a recomendação mínima de ingestão para gestantes é de 500 mg de ômega 3 por dia.

Alimentos ricos em ômega 3Quantidade em 100g
Atum0,29 g
Bacalhau0,08 g
Castanha de caju0,08 g
Salmão0,03 g
Semente de linhaça19,81 g

5. Vitamina C

A vitamina C estimula a produção de colágeno, que é essencial para preservar a saúde da pele, ossos, cartilagens e tendões da mãe.

Além disso, ela também atua na manutenção do sistema imunológico e melhora a absorção de ferro no intestino. Sendo recomendado a ingestão de 80 a 85 mg de vitamina C por dia.

Alimentos ricos em vitamina CQuantidade em 100g
Acerola941,40 mg
Goiaba184 mg
Kiwi70,8 mg
Laranja53,2 mg
Limão tahiti38,2 mg

6. Cálcio

O cálcio é primordial para a boa formação dos ossos do bebê e para preservar a saúde óssea da mãe.

Assim como, é importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos da criança. Sendo indicado a ingestão diária de 1000 a 1300 mg de cálcio para gestantes.

Alimentos ricos em cálcioQuantidade em 100g
Brócolis51 mg
Espinafre98 mg
Iogurte natural143 mg
Leite de vaca integral123 mg
Noz105 mg

7. Zinco

O zinco apresenta papel importante no desenvolvimento cognitivo e neurológico do bebê. Logo, a deficiência deste mineral pode favorecer o retardamento na formação e crescimento dos seus neurônios.

Além disso, ele também atua na manutenção do sistema imunológico e na síntese de hormônios, como GH e insulina. Sendo recomendado a ingestão de 11 a 12 mg de zinco por dia para gestantes.

Alimentos ricos em zincoQuantidade em 100g
Aveia em flocos2,6 mg
Caranguejo5,7 mg
Coxa de frango (sem pele)2,2 mg
Grão de bico3,2 mg
Queijo muçarela3,5 mg

8. Vitamina B6

A ingestão adequada de vitamina B6 ajuda a minimizar as náuseas e vômitos na gravidez. Além de ser um nutriente crucial para o bom desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Bem como, a vitamina B6 também pode desempenhar uma função importante na prevenção de pré-eclâmpsia e na síntese de neurotransmissores do bebê. Por isso, toda gestante deve ingerir 1,9 mg de vitamina B6 por dia.

Alimentos ricos em vitamina B6Quantidade em 100g
Acelga0,16 mg
Banana da prata0,17 mg
Carne de porco (lombo)0,11 mg
Extrato de tomate0,11 mg
Inhame0,11 mg

Quer saber mais?

Referências

AZEVEDO, M. O.; SANTOS, E. V. L. Uso da suplementação de ômega 3 na gestação: Revisão integrativa da literatura. Brazilian Journal of Development. Curitiba, PR, v. 7, n. 8, p. 78080-78088, ago. 2021. 

BASILE, LH. Gestante e necessidade da vitamina D. International Journal of Nutrology. Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Catanduva, SP, v. 7, n. 1, p. 05-13, jan/abr. 2014. 

FOOD AND NUTRITION BOARD, INSTITUTE OF MEDICINE, NATIONAL ACADEMIES. Dietary Reference Intakes (DRIs): Recommended Dietary Allowances and Adequate Intakes, Elements

FOOD AND NUTRITION BOARD, INSTITUTE OF MEDICINE, NATIONAL ACADEMIES. Dietary Reference Intakes (DRIs): Recommended Dietary Allowances and Adequate Intakes, Vitamins.

PHILIPPI, S. T. Tabela de composição de alimentos: Suporte para decisão nutricional. 4ª edição. Manole Ltda, 2013, 1-142.

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA). Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 4ª edição. Campinas, SP, 2011.

Avalie este post

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.