Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Extrato de própolis: top 10 benefícios para a sua saúde

Extrato de própolis: top 10 benefícios para a sua saúde

abelhas usando extrato de própolis para proteger a colmeia
7 minutos de leitura

O extrato de própolis é um produto natural produzido pelas abelhas, o qual tem sido bastante utilizado em shots matinais devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes.

Dessa maneira, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra a proliferação de vírus, fungos e bactérias.

Além disso, o própolis também acelera a cicatrização de feridas e combate cáries e gengivite.

Ficou interessado? Logo abaixo, você poderá conhecer os 10 principais benefícios do extrato de própolis para a saúde e como utilizá-lo da forma correta. Acompanhe!

Afinal, quais são os benefícios do extrato de própolis?

Continue a leitura e confira quais são as vantagens de utilizar o extrato de própolis no dia a dia!

1. Acelera a cicatrização de queimaduras e feridas

A eficácia do própolis no processo de cicatrização de queimaduras e feridas é um efeito já demonstrado por diversos estudos científicos.

Isso ocorre devido a sua capacidade de promover o crescimento da pele em áreas lesionadas, ao mesmo tempo em que combate a ação de fungos e bactérias; evitando infecções na área da lesão.

2. Fortalece a imunidade

A ação imunomoduladora é um dos principais benefícios do extrato de própolis. Desse modo, ele atua na melhora da resposta imunológica contra infecções causadas por vírus, fungos e bactérias.

Com isso, o própolis desempenha um papel crucial na prevenção de doenças respiratórias, como resfriados, gripes e infecções na garganta.

3. Atua no tratamento da herpes

Ao ser aplicado diretamente na ferida, o extrato de própolis pode acelerar o processo de cicatrização da lesão. Além disso, ele também protege contra lesões futuras.

Essa propriedade é tão reconhecida que algumas pomadas indicadas para o tratamento da herpes incluem o própolis em sua composição.

4. Reduz crises alérgicas

Quando uma pessoa é exposta a alérgenos (substâncias que desencadeiam reações alérgicas, como pólen, poeira ou pelos de animais), o sistema imunológico pode reagir exageradamente, liberando histaminas.

Essas histaminas são responsáveis por sintomas alérgicos como coceira, espirros, inchaço e outros desconfortos.

Devido à sua capacidade de inibir a síntese de histaminas, o extrato de própolis reduz tanto a frequência quanto a intensidade de crises alérgicas.

5. Combate amigdalites

A amigdalite é uma doença caracterizada por uma inflamação nas amígdalas que resulta em dor de garganta intensa, mau hálito, dificuldade para engolir e, em alguns casos, dor de ouvido.

Com isso, assim como acelera o processo de cura de algumas enfermidades, o extrato de própolis também é um grande aliado para reduzir a dor e o desconforto na região da garganta.

6. Trata aftas

Por ter propriedades antissépticas e cicatrizantes, o extrato de própolis contribui para o tratamento de aftas e a sua prevenção.

Quando aplicado sobre as lesões, ele auxilia na redução da dor e na aceleração da cicatrização. Assim, o própolis gera alívio do desconforto e promove a recuperação mais rápida das aftas.

7. Ajuda no tratamento da H.pylori

O extrato de própolis desempenha um papel importante no tratamento da gastrite causada pela H.pylori, devido a sua forte ação antimicrobiana.

Além disso, o composto costuma ser bastante eficaz na prevenção do câncer de estômago e do desenvolvimento de úlceras pépticas.

8. Protege contra cáries e gengivite

Devido às suas funções anti-inflamatórias e antimicrobianas, o extrato de própolis é um poderoso aliado para combater cáries e gengivite.

Além disso, o composto também atua contra a proliferação de bactérias que podem gerar mau hálito, melhorando toda a saúde bucal.

9. Evita a queda de cabelo

O extrato de própolis pode ajudar a combater a queda de cabelo por conta de suas atividades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a fortalecer os folículos capilares.

Além disso, o produto melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e combate os danos causados por radicais livres, promovendo um crescimento capilar mais saudável.

10. Auxilia no tratamento da acne

O extrato de própolis possui funções anti-inflamatórias e antimicrobianas, as quais tem o tornado promissor para o tratamento da acne.

Dessa forma, está entre as suas funções ajudar a reduzir a inflamação e combater as bactérias responsáveis pelo desenvolvimento da acne, contribuindo para uma pele mais saudável e equilibrada.

Você sabia que o Ômega 3 pode ajudar no tratamento da acne?

E para quem é indicado o extrato de própolis?

O extrato de própolis é um composto alimentar considerado seguro para a maioria das pessoas – com a recomendação de que crianças, gestantes e lactantes façam uso apenas com orientação médica ou nutricional.

Sendo assim, o própolis pode ser indicado tanto para quem deseja fortalecer a imunidade e combater doenças respiratórias quanto para quem busca melhorar a cicatrização de feridas ou acelerar a cura de lesões provocadas por herpes ou aftas, por exemplo.

Quantas gotas de extrato de própolis tomar por dia?

No geral, o indicado é ingerir de 10 a 30 gotas de extrato de própolis por dia, ajustando conforme as necessidades individuais e o objetivo do tratamento.

Em todo caso, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para orientações mais precisas sobre o uso adequado do produto.

Pode tomar extrato de própolis todos os dias?

Sim! Você pode tomar extrato de própolis todos os dias, não sendo necessário interrupções, já que o composto tem o papel de regular diversos sistemas e funções do nosso corpo.

Mas, para isso, como já dito, frisamos a importância de que o uso seja feito sempre com a orientação de um profissional, para que não haja o consumo de doses inadequadas.

Como usar o extrato de própolis em gotas?

O extrato de própolis pode ser consumido todos os dias, junto com água ou adicionado a um chá ou shot (como com curcuma e limão).

É importante ressaltar que o uso do extrato de própolis é bem versátil. Então, você pode utilizá-lo para ingestão e também gargarejo.

O gargarejo é interessante para tratar problemas bucais como aftas, gengivite e cárie, ou aliviar sintomas de amigdalite.

Além disso, é possível também aplicar o extrato de própolis diretamente em lesões, como no caso de aftas e herpes, com o intuito de promover o alívio da dor e acelerar a cura.

Qual o melhor horário para tomar o extrato de própolis?

O extrato de própolis pode ser tomado em qualquer momento do dia, mas os melhores horários são logo pela manhã, em jejum, ou à noite, antes de dormir.

Pela manhã, é possível aproveitar os seus benefícios ao longo do dia. Já à noite, pode-se utilizá-lo para melhorar a qualidade do sono.

Gostou deste texto? Que tal continuar por aqui aprendendo sobre saúde e qualidade de vida? Então conheça agora 6 suplementos indispensáveis para o seu corpo!

Quer saber mais?

Referências

CONTE, F. L. et al. Exploring the antioxidant, anti-inflammatory and antiallergic potential of Brazilian propolis in monocytes. Phytomedicine Plus, v. 2, 2022.

KASOTE, D.; BANKOVA, V.; VILJOEN, A. M. Propolis: chemical diversity and challenges in quality control. Phytochem Rev, v. 21, p. 1887-1911, 2022.

PRZYBYLEK, I.; KARPIŃSKI, T. M. Antibacterial Properties of Propolis. Molecules, v. 24, n. 2047, p. 1-17, 2019.

4.5/5 - (2 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.