Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » O que fazer para ter uma pele saudável?

O que fazer para ter uma pele saudável?

Melhor colágeno hidrolisado para a pele
6 minutos de leitura

Ter uma pele saudável vai muito além da estética, sendo também essencial para a saúde em geral. Afinal, a pele é um tecido que reveste todo o corpo.

Com isso, ela é responsável por proteger o nosso organismo de bactérias, vírus e fungos maléficos que estão no ambiente externo.

Por isso, é muito importante cuidar da pele para que ela desempenhe adequadamente o seu papel de defesa. Além de ser crucial para ela se manter bonita e livre do envelhecimento precoce.

Confira a seguir o que fazer para ter uma pele saudável através de dicas básicas para implementar em sua rotina!

Por que é importante ter uma pele saudável?

A pele possui diversas funções em nosso corpo. Dentre elas, uma das principais é atuar como uma barreira cutânea para proteger o organismo dos agentes maléficos presentes no ambiente externo.

Além disso, a pele também é responsável pela síntese de vitamina D proveniente da exposição solar, pela regulação da temperatura corporal, pela percepção de estímulos (como dor e pressão) e pela excreção de substâncias (suor).

Sendo assim, ter uma pele saudável é importante para que essas atividades ocorram de forma adequada. Caso contrário, todos os órgãos podem ter dificuldades para funcionar perfeitamente.

Como saber se a pele está saudável?

Uma pele saudável apresenta sinais como maciez, elasticidade, brilho natural, oleosidade sem excesso, hidratação, textura uniforme, luminosidade e viço.

Além disso, ao apalpá-la, é possível perceber um toque aveludado e uma textura sem descamação e mais homogênea.

Por outro lado, quando a pele não está saudável, os sinais mais comuns são vermelhidão com ou sem ardência, coceira, descamação, acne, oleosidade em excesso, irritação, ressecamento, textura irregular, manchas, poros dilatados e falta de luminosidade.

Cuidados diários para ter uma pele saudável

Limpeza

A limpeza da pele é crucial para que ela fique saudável e bonita. Uma vez que isso é importante para eliminar as impurezas e a oleosidade presentes.

Por isso, a limpeza da pele deve ser feita todos os dias pela manhã (para remover as toxinas liberadas durante o sono), após usar maquiagem e à noite (para remover as impurezas e resíduos acumulados durante o dia).

Hidratação

A hidratação é importante para preservar a saúde e o equilíbrio da pele. Devendo também estar presente diariamente na rotina.

Visto que fatores externos, como limpeza com produtos abrasivos, maquiagem, radiação solar, poluição, estresse e agrotóxicos, podem favorecer para que ela perca água e eletrólitos, levando a desidratação

Neste caso, a hidratação deve ser feita tanto através de um creme hidratante apropriado para o seu tipo de pele como por meio da ingestão de água adequada.

Proteção solar

Os raios solares e luzes artificiais são uns dos principais responsáveis pelo aparecimento de manchas, irritações, vermelhidão e envelhecimento precoce da pele. Logo, a proteção solar se faz necessária para protegê-la destes impactos.

No entanto, vale ressaltar a importância da exposição solar adequada para a síntese de vitamina D.

Sendo assim, o ideal é tomar sol todos os dias sempre com o rosto protegido. Mas sem utilizar protetor solar nos braços, pernas, costas e abdômen, de 15 a 20 minutos, antes das 10h da manhã ou após as 04h da tarde. 

Água

A água é um elemento primordial para favorecer a boa hidratação da pele de dentro para fora. Diferente dos cremes hidratantes, que atuam de fora para dentro.

Por isso, é muito importante ter atenção para a ingestão adequada de água a fim de evitar a desidratação e os seus efeitos negativos na pele.

Alimentação saudável

A alimentação saudável é uma das peças-chave para ter uma pele saudável. Uma vez que é necessário garantir uma boa ingestão de nutrientes para que o corpo consiga manter o equilíbrio de todos os tecidos.

Alguns exemplos de alimentos importantes para a saúde da pele são os peixes, ovos, oleaginosas e sementes. Pois, eles são fontes de biotina e proteína, nutrientes essenciais para a formação da pele.

Além disso, é muito importante ter um consumo equilibrado de alimentos ricos em compostos bioativos, como frutas, legumes e verduras. Já que eles atuam na proteção das células contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Exercício físico

A prática regular de exercício físico melhora a oxigenação das células, estimula a síntese natural de colágeno e aperfeiçoa a renovação celular. Ou seja, é crucial para combater rugas, flacidez, celulite e preservar a elasticidade da pele.

Suplementação de colágeno

A produção natural de colágeno reduz à medida que o corpo envelhece. Logo, usar um suplemento de colágeno é uma boa estratégia para manter a pele saudável, bonita, viçosa e iluminada.

Além disso, o colágeno também pode ser utilizado para prevenir rugas, linhas de expressão e celulite.

Manejo do estresse

Atualmente, está cada vez mais difícil evitar o estresse diante de tantos gatilhos no ambiente externo.

Por outro lado, é fundamental buscar maneiras de fazer o seu manejo. Pois, um organismo estressado tende a liberar substâncias que afetam a saúde da pele.

Neste sentido, o ideal é escolher estratégias para amenizar esses efeitos, como terapia, yoga, pilates, acupuntura, aromaterapia e massagem relaxante.

Atenção aos hábitos prejudiciais

Tabagismo e alcoolismo são uns dos principais fatores para os problemas de pele, inclusive alguns deles podem ser irreversíveis.

Isso porque, o cigarro e as bebidas alcoólicas liberam substâncias extremamente tóxicas no organismo. O que traz prejuízos para toda a saúde em geral.

Uso de produtos adequados para o tipo de pele

Conhecer o seu tipo de pele é muito importante para que você escolha os cosméticos adequados.

Isso se dá porque uma escolha errada, além de não gerar os resultados almejados, ainda pode trazer danos para a pele.

No geral, o ideal é consultar um dermatologista para que ele avalie a sua pele e indique os cosméticos mais apropriados para o seu caso.

Crie uma rotina

Os cuidados com a pele precisam ser constantes para que ela se mantenha saudável e bonita. Sendo assim, crie uma rotina para que os hábitos saudáveis passem a fazer parte da sua vida diariamente.

Quer saber mais?

Referências

CSEKES, E.; RACKOVA, L. Skin Aging, Cellular Senescence and Natural Polyphenols. International Journal of Molecular Sciences. v. 22, n. 12641, p. 1-51, 2021.

JOHNER, K.; NETO, C. F. G. Análise dos fatores de risco para o envelhecimento da pele: aspectos nutricionais. Brazilian Journal of Health Review. v. 4, n. 3, p. 10000-10018, 2021.

PASSERON, T. et al. Adult skin acute stress responses to short-term environmental and internal aggression from exposome factors. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology. v. 35, p. 1963-1975, 2021.

PAPAIORDANOU, F. et al. Colágeno e pele: da estrutura às evidências de sua suplementação oral. Surgical & Cosmetic Dermatology. v. 14, p. 1-9, 2022.

Avalie este post

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 11 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.