|
A niacinamida é uma forma ativa da vitamina B3, muito utilizada em produtos para pele e cabelos, como tônicos, séruns, cremes e máscaras.
Ela está envolvida em diversas reações metabólicas do corpo, mas o que tem chamado atenção são os seus efeitos no clareamento de manchas, renovação celular e combate ao envelhecimento precoce.
Por isso, cada vez mais a niacinamida tem sido utilizada em rotinas de skincare e de cuidados capilares.
Confira a seguir os 10 principais benefícios da niacinamida, para que serve e as melhores maneiras de incluí-la no seu dia a dia!
Sumário
Afinal, para que serve a niacinamida e quais são os benefícios?
Aqui estão as principais vantagens que usar niacinamida traz para o seu corpo!
1. Retarda o envelhecimento
A niacinamida estimula a produção de colágeno, queratina e filagrina. Dessa forma, ela promove a firmeza da pele e o crescimento capilar.
As suas propriedades antioxidantes protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres, reduzindo linhas de expressão e rugas, além do nutriente ser bastante eficaz para controlar quebras e quedas de cabelo.
2. Mantém a hidratação
A niacinamida forma uma poderosa barreira cutânea, que controla a perda de água e combate o ressecamento da pele.
Além disso, a vitamina estimula a produção de ceramidas, que são substâncias cruciais para a retenção da umidade e para a proteção da pele contra agressões externas.
3. Controla a produção de sebo
A niacinamida desempenha um papel muito importante na regulação da produção de sebo. Isso se deve porque ela regula a atividade das glândulas sebáceas.
Dessa forma, a vitamina contribui para o controle da oleosidade da pele, prevenindo o excesso de brilho e melhorando a aparência de poros dilatados.
Além disso, a niacinamida possui propriedades anti-inflamatórias, as quais ajudam a acalmar a pele. O que também a torna poderosa para o tratamento da acne.
4. Melhora a sensibilidade da pele
Ainda devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a niacinamida atua na redução da vermelhidão e irritação, enquanto fortalece a barreira cutânea.
Com isso, além de ajudar a acalmar a pele sensível, a vitamina também contribui na prevenção de reações adversas.
Além disso, a niacinamida tem a capacidade de reduzir a resposta da pele a fatores ambientais e agentes irritantes. Por isso, ela tem sido muito utilizada em cosméticos destinados para peles sensíveis.
5. Combate os danos gerados pelos radicais livres
Por possuir ação antioxidante, a niacinamida ajuda a neutralizar os radicais livres, protegendo as células da pele e dos cabelos contra o estresse oxidativo e os seus danos.
Dessa forma, é possível combater o envelhecimento precoce da pele e quedas capilares. Além de ser eficaz para fortalecer as defesas naturais das células contra danos externos.
6. Controla a oleosidade
A niacinamida exerce um papel crucial no controle da oleosidade da pele e dos cabelos. Isso ocorre porque a vitamina atua na regulação da produção de sebo, ao equilibrar a ação das glândulas sebáceas.
Com isso, ela não só diminui o excesso de brilho na pele e nos cabelos, como também reduz a obstrução dos poros, prevenindo a acne.
Além disso, as suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a acalmar a pele propensa à oleosidade.
7. Clareia manchas
A niacinamida é capaz de clarear manchas na pele, pois possui propriedades que inibem a transferência de pigmentos. Dessa forma, ela reduz a aparência de manchas escuras e hiperpigmentação, sendo uma grande aliada no tratamento do melasma.
Além disso, a vitamina atua de forma positiva no processo de produção de melanina, promovendo uma tonalidade mais uniforme para a pele e suavizando pigmentações irregulares.
8. Melhora a textura da pele
A niacinamida proporciona uma pele mais firme, uniforme, iluminada e suave, por estimular a produção de colágeno e ceramidas, que são importantes para a regeneração celular e a proteção da barreira cutânea, respectivamente.
Além disso, a vitamina reduz a aparência de poros dilatados, suaviza linhas finas e rugas e deixa a pele mais uniforme, viçosa e rejuvenescida.
9. Promove a reparação capilar
Além de seus benefícios para a pele, a niacinamida também desempenha um papel fundamental na promoção da reparação dos fios capilares, prevenindo quebras e quedas de cabelo.
Isso se deve porque a vitamina melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, permitindo que nutrientes cheguem aos folículos com mais facilidade. Com isso, é possível ter cabelos mais fortes desde a raiz até as pontas.
Além disso, a niacinamida estimula a produção de queratina, uma proteína fundamental para a estrutura capilar. Assim, é possível obter cabelos mais fortes e resistentes, com menos frizz.
Os seus efeitos anti-inflamatórios também podem acalmar o couro cabeludo, reduzindo irritações e vermelhidões na região.
Vitamina C ou niacinamida: qual a melhor para a pele?
No geral, ambos os ativos são excelentes e extremamente eficazes para melhorar a aparência da pele. Então, o melhor vai depender do que a sua pele precisa e os objetivos do tratamento.
Por um lado, a vitamina C é bastante utilizada para estimular a síntese de colágeno e melhorar a elasticidade e resistência da pele.
Já a niacinamida, por sua vez, é eficiente para controlar a oleosidade, suavizar poros dilatados e acalma a pele irritada.
Portanto, em alguns casos, os dois ativos podem até mesmo serem utilizados juntos. Até porque um complementa o outro.
Qual a diferença entre niacina e niacinamida?
Ambas as substâncias se referem a formas químicas de vitamina B3. No entanto, quando se trata de benefícios para a pele e cabelos, a niacina pode gerar sensibilidade, coceira e irritação. Por isso, costuma-se utilizar a niacinamida nos cosméticos.
Por outro lado, a niacina é bastante utilizada em suplementos alimentares para melhorar o metabolismo dos carboidratos, a produção de energia e as funções cognitivas.
Onde encontrar niacinamida?
Atualmente, a niacinamida está inserida em diversos produtos para a pele e cabelos, seja séruns, cremes hidratantes ou máscaras, mas também é possível encontrá-la de forma isolada em farmácias.
De todo modo, o ideal é consultar um dermatologista para fazer da forma mais adequada para o seu caso.
E então, gostou de entender a niacinamida e para que ela serve? Continue com a gente e veja também os benefícios do resveratrol para a sua pele!
Quer saber mais?
- Coenzima Q10: para que serve na pele
- 11 melhores dicas para ter uma pele bonita no verão
- Benefícios da vitamina C para a sua pele e cabelos
Referências
BOO, Y. C. Mechanistic Basis and Clinical Evidence for the Applications of Nicotinamide (Niacinamide) to Control Skin Aging and Pigmentation. Antioxidants, v. 10, n. 1315, p. 1-24, 2021.
PEDROSO, A. G.; FURTADO, G. R. D.; BARBOSA, K. L. Niacinamida no tratamento do melasma: revisão integrativa de ensaios clínicos randomizados. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, p. 1-9, 2022.
VASCONCELOS, R. A. B. O uso da niacinamida para o clareamento de manchas na pele. Medicus, v.4, n.1, p.1-9, 2022.
Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).
Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.