Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Niacinamida: para que serve? Conheça os 10 principais benefícios

Niacinamida: para que serve? Conheça os 10 principais benefícios

mulher com pele sedosa niacinamida
7 minutos de leitura

A niacinamida é uma forma ativa da vitamina B3, muito utilizada em produtos para pele e cabelos, como tônicos, séruns, cremes e máscaras.

Ela está envolvida em diversas reações metabólicas do corpo, mas o que tem chamado atenção são os seus efeitos no clareamento de manchas, renovação celular e combate ao envelhecimento precoce.

Por isso, cada vez mais a niacinamida tem sido utilizada em rotinas de skincare e de cuidados capilares.

Confira a seguir os 10 principais benefícios da niacinamida, para que serve e as melhores maneiras de incluí-la no seu dia a dia!

Afinal, para que serve a niacinamida e quais são os benefícios?

Aqui estão as principais vantagens que usar niacinamida traz para o seu corpo!

1. Retarda o envelhecimento

A niacinamida estimula a produção de colágeno, queratina e filagrina. Dessa forma, ela promove a firmeza da pele e o crescimento capilar.

As suas propriedades antioxidantes protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres, reduzindo linhas de expressão e rugas, além do nutriente ser bastante eficaz para controlar quebras e quedas de cabelo.

2. Mantém a hidratação

A niacinamida forma uma poderosa barreira cutânea, que controla a perda de água e combate o ressecamento da pele.

Além disso, a vitamina estimula a produção de ceramidas, que são substâncias cruciais para a retenção da umidade e para a proteção da pele contra agressões externas.

3. Controla a produção de sebo

A niacinamida desempenha um papel muito importante na regulação da produção de sebo. Isso se deve porque ela regula a atividade das glândulas sebáceas.

Dessa forma, a vitamina contribui para o controle da oleosidade da pele, prevenindo o excesso de brilho e melhorando a aparência de poros dilatados.

Além disso, a niacinamida possui propriedades anti-inflamatórias, as quais ajudam a acalmar a pele. O que também a torna poderosa para o tratamento da acne.

4. Melhora a sensibilidade da pele

Ainda devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a niacinamida atua na redução da vermelhidão e irritação, enquanto fortalece a barreira cutânea.

Com isso, além de ajudar a acalmar a pele sensível, a vitamina também contribui na prevenção de reações adversas.

Além disso, a niacinamida tem a capacidade de reduzir a resposta da pele a fatores ambientais e agentes irritantes. Por isso, ela tem sido muito utilizada em cosméticos destinados para peles sensíveis.

mulher negra mostrando os efeitos da niacinamida na pele

5. Combate os danos gerados pelos radicais livres

Por possuir ação antioxidante, a niacinamida ajuda a neutralizar os radicais livres, protegendo as células da pele e dos cabelos contra o estresse oxidativo e os seus danos.

Dessa forma, é possível combater o envelhecimento precoce da pele e quedas capilares. Além de ser eficaz para fortalecer as defesas naturais das células contra danos externos.

6. Controla a oleosidade

A niacinamida exerce um papel crucial no controle da oleosidade da pele e dos cabelos. Isso ocorre porque a vitamina atua na regulação da produção de sebo, ao equilibrar a ação das glândulas sebáceas.

Com isso, ela não só diminui o excesso de brilho na pele e nos cabelos, como também reduz a obstrução dos poros, prevenindo a acne.

Além disso, as suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a acalmar a pele propensa à oleosidade.

7. Clareia manchas

A niacinamida é capaz de clarear manchas na pele, pois possui propriedades que inibem a transferência de pigmentos. Dessa forma, ela reduz a aparência de manchas escuras e hiperpigmentação, sendo uma grande aliada no tratamento do melasma.

Além disso, a vitamina atua de forma positiva no processo de produção de melanina, promovendo uma tonalidade mais uniforme para a pele e suavizando pigmentações irregulares.

8. Melhora a textura da pele

A niacinamida proporciona uma pele mais firme, uniforme, iluminada e suave, por estimular a produção de colágeno e ceramidas, que são importantes para a regeneração celular e a proteção da barreira cutânea, respectivamente.

Além disso, a vitamina reduz a aparência de poros dilatados, suaviza linhas finas e rugas e deixa a pele mais uniforme, viçosa e rejuvenescida.

9. Promove a reparação capilar

Além de seus benefícios para a pele, a niacinamida também desempenha um papel fundamental na promoção da reparação dos fios capilares, prevenindo quebras e quedas de cabelo.

Isso se deve porque a vitamina melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, permitindo que nutrientes cheguem aos folículos com mais facilidade. Com isso, é possível ter cabelos mais fortes desde a raiz até as pontas.

Além disso, a niacinamida estimula a produção de queratina, uma proteína fundamental para a estrutura capilar. Assim, é possível obter cabelos mais fortes e resistentes, com menos frizz.

Os seus efeitos anti-inflamatórios também podem acalmar o couro cabeludo, reduzindo irritações e vermelhidões na região.

Vitamina C ou niacinamida: qual a melhor para a pele?

No geral, ambos os ativos são excelentes e extremamente eficazes para melhorar a aparência da pele. Então, o melhor vai depender do que a sua pele precisa e os objetivos do tratamento.

Por um lado, a vitamina C é bastante utilizada para estimular a síntese de colágeno e melhorar a elasticidade e resistência da pele.

Já a niacinamida, por sua vez, é eficiente para controlar a oleosidade, suavizar poros dilatados e acalma a pele irritada.

Portanto, em alguns casos, os dois ativos podem até mesmo serem utilizados juntos. Até porque um complementa o outro.

vitamina c

Qual a diferença entre niacina e niacinamida?

Ambas as substâncias se referem a formas químicas de vitamina B3. No entanto, quando se trata de benefícios para a pele e cabelos, a niacina pode gerar sensibilidade, coceira e irritação. Por isso, costuma-se utilizar a niacinamida nos cosméticos.

Por outro lado, a niacina é bastante utilizada em suplementos alimentares para melhorar o metabolismo dos carboidratos, a produção de energia e as funções cognitivas.

Onde encontrar niacinamida?

Atualmente, a niacinamida está inserida em diversos produtos para a pele e cabelos, seja séruns, cremes hidratantes ou máscaras, mas também é possível encontrá-la de forma isolada em farmácias.

De todo modo, o ideal é consultar um dermatologista para fazer da forma mais adequada para o seu caso.

E então, gostou de entender a niacinamida e para que ela serve? Continue com a gente e veja também os benefícios do resveratrol para a sua pele!

Quer saber mais?

vitamina c

Referências

BOO, Y. C. Mechanistic Basis and Clinical Evidence for the Applications of Nicotinamide (Niacinamide) to Control Skin Aging and Pigmentation. Antioxidants, v. 10, n. 1315, p. 1-24, 2021.

PEDROSO, A. G.; FURTADO, G. R. D.; BARBOSA, K. L. Niacinamida no tratamento do melasma: revisão integrativa de ensaios clínicos randomizados. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, p. 1-9, 2022.

VASCONCELOS, R. A. B. O uso da niacinamida para o clareamento de manchas na pele. Medicus, v.4, n.1, p.1-9, 2022.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − dois =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.