Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Quantas cápsulas de ômega 3 devo tomar por dia?

Quantas cápsulas de ômega 3 devo tomar por dia?

capsulas de omega 3 - suplemento e alimento
5 minutos de leitura

Se a sua dúvida é ‘quantas cápsulas de ômega 3 devo tomar por dia’, você veio ao lugar certo. No geral, bons suplementos costumam suprir a necessidade em 2 cápsulas. Mas vamos explicar melhor!

Para adultos saudáveis, o consumo de gorduras deve representar de 20 a 35% das calorias totais do dia. Dentro desse percentual, de 0,6 a 1,2% deve ser exclusivamente de gorduras do tipo ômega 3.

Com base na recomendação padrão de 2000kcal/dia, a dose diária recomendada de ômega 3 deve variar de 1200 a 2600 mg.

Essa recomendação é baseada nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o consumo de gorduras.

Mas e então, quer entender melhor como isso pode ser feito a partir da alimentação? Acompanhe a leitura e fique sabendo como ter uma vida mais saudável.

Como atingir a dose diária recomendada de ômega 3 através da alimentação?

O ômega 3 é o nome de um grupo de gorduras com estruturas químicas parecidas.

Nos alimentos de origem animal, encontramos o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosaexaenoico (DHA), enquanto que nos alimentos vegetais a fonte é o ALA (ácido alfa-linolênico).

Quando consumimos o ALA, ele é convertido primeiro em EPA e DHA, os responsáveis por todos os benefícios do ômega 3 no nosso organismo.

Os principais alimentos fontes de ômega 3 são os peixes gordurosos de águas frias, as sementes e as castanhas. 

ALIMENTO FONTEQUANTIDADE DE ÔMEGA 3 EM 100G DO ALIMENTO
Atum em lata222 mg (EPA e DHA)
Salmão450 mg (EPA e DHA)
Sardinha em lata982 mg (EPA e DHA)
Chia17,8 g (ALA)
Linhaça25,3 g (ALA)
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) e United States Department of Agriculture (USDA).

Um exemplo para atingir a recomendação de ômega 3 por meio da alimentação é consumir duas porções de 160g de salmão por dia. Ou uma porção de salmão (160g) e uma porção de sardinha em lata (100g).

Assim, como o consumo dos principais alimentos ricos em ômega 3 não é comum, e nem muito viável, na rotina alimentar da maioria dos brasileiros, a suplementação é uma alternativa mais barata e prática de garantir as quantidades diárias necessárias de ômega 3.

Você já conhece o ômega 3 da Vhita?

Banner cor de rosa com a frase diferenciais de um bom ômega 3. Saiba mais.

Posso variar quantas cápsulas de ômega 3 devo tomar por dia?

Para explicar e detalhar a dúvida sobre ‘quantas cápsulas de ômega 3 devo tomar por dia?’, é bom saber que o número pode variar devido a dois motivos:

  • a concentração de ômega 3 de cada marca;
  • e as condições específicas de saúde da pessoa.

A concentração de ômega 3 oferecida por cápsula varia de acordo com cada marca. E, como já dito, um bom suplemento é aquele que atinge a recomendação de 1200mg em no máximo duas cápsulas.

No entanto, quando as oito principais marcas de ômega 3 do Brasil foram comparadas, nem todas seguem esse padrão.

Um breve comparativo de marcas

Dê uma olhada em nosso comparativo:

MARCAQUANTIDADE DE EPA + DHA NA PORÇÃONº DE CÁPSULAS NA PORÇÃO
Ômega 3 TG
(VHITA)

omega 3 melhor marca

1269 mg

2 cápsulas
Super Ômega 3 TG
(ESSENTIAL NUTRITION)


1200 mg

2 cápsulas
Omegafor Plus
(VITAFOR)

1650 mg
3 cápsulas
Ômega 3 Fish Oil
(SUNDOWN)
900 mg3 cápsulas
Ômega 3
(LAVITAN)
600 mg2 cápsulas
Ômega 3 Norwegian
(TOP THERM)
900 mg3 cápsulas
Ômega 3 1000mg
(CATARINENSE PHARMA)
900 mg3 cápsulas
Fonte: Informações retiradas dos sites oficiais das marcas Vhita, Essencial Nutrition, Vitafor, Sundown, Cimed, Top Therm e Catarinense Pharma no dia 17/01/2023.

Um outro fator que varia o número de cápsulas ao dia são as particularidades de cada indivíduo. Por exemplo, durante a gravidez, a recomendação de ômega 3 é de no mínimo 400mg de DHA.

Dessa forma, existem marcas de ômega 3 para gestantes que oferecem essa dose em uma cápsula. Em outros casos, como problemas cardiovasculares, a recomendação pode chegar a até 5000 mg.

Por isso, nessas situações mais específicas, é sempre necessário o acompanhamento médico para escolher a melhor forma de suplementação.

Então fique atento na hora de escolher qual ômega 3 comprar. Marcas que precisam de muitas cápsulas para atingir 1200 mg de EPA e DHA apresentam baixa concentração e possuem pouco custo-benefício.

E então, descobriu quantas capsulas de ômega 3 você deve tomar por dia? Agora continue com a gente e veja os 15 benefícios desse suplemento para a saúde e tenha a certeza de que está fazendo a compra correta!

Quer saber mais?

Referências

FALUDI, André Arpad et al. Atualização da diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção da aterosclerose–2017. Arquivos brasileiros de cardiologia, v. 109, n. 2, p. 1-76, 2017.

OTTEN, Jennifer J. et al. (Ed.). Dietary reference intakes: the essential guide to nutrient requirements. National Academies Press, 2006.

3.9/5 - (21 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

55 comentários em “Quantas cápsulas de ômega 3 devo tomar por dia?”

    1. Oi Fran, tudo bem?

      O recomendado para pessoas saudáveis é o suficiente para alcançar 1400 mg. Bons suplementos oferecem essa dosagem em até 2 cápsulas.
      Porém, como o seu caso é mais especifico o melhor a se fazer é seguir sua recomendação médica 😊

      Bjs 😘

    1. Cloves, tudo bem?

      Para esse tipo de câncer a suplementação de ômega 3 ainda é bem ambígua entre os profissionais e estudiosos.

      Respostas positivas a suplementação como terapia complementar são observadas nesse tipo de câncer, principalmente referente a interação entre inflamação e o ômega 3, porém também há estudos relacionando a ausência de efeitos protetores com a suplementação devido ausência de interação de receptores celulares.

      O indicado é avaliar junto com o seu profissional se o seu estado clínico pode ser benefíciado com esse suplemento. Ainda mais que, o diagnóstico de câncer não é isolado, outros sintomas podem ser ameninazados e beneficiados com a suplementação do ômega 3.🥰

    1. Gabi, tudo bem?

      O ideal é consumir todos os dias. Caso essa quantidade DE 1.400mg seja dividida em 2 cápsulas, recomendo o consumo de 1 cápsulas ao dia! 🥰

  1. Minha filha trouxe esse omega 3 fish oil concentrate Solgar Sinde 1947 dos Estados Unidos. Mas ainda não comecei tomar posso tomar 2 vezes ao dia?

    1. Josélia, tudo bem?

      Primeiro o ideal é verificar o prazo de validade do produto antes de consumir, agora referente a quantidade de cáspuals por dia você consegue vizualizar a informação no frasco do produto. Sempre é bacana seguir a orientação da empresa que produziu o produto! 🥰

    1. Kelvia, tudo bem?

      Caso seja necessário o consumo de 3 capsulas ao dia, você pode consumir todos juntos ou separados sem problemas. O consenso entre médicos e nutricionistas que o melhor horário para tomar Ômega 3 é junto com as refeições principais. Existem duas razões para essa indicação: evitar o refluxo e potencializar o aproveitamento de algumas vitaminas.🥰

  2. Comprei o Power Vita ômega 3 1000mg, é para tomar 2 cápsulas. Quero saber se é para tomar as 2 cápsulas de uma vez só após o almoço/café da manhã ou uma cápsula após o café da manhã e a outra depois do almoço?

    1. Elaine, tudo bem?

      Você pode consumir as duas cápsulas juntas ou separadas! 🥰

      O consenso entre médicos e nutricionistas que o melhor horário para tomar Ômega 3 é junto com as refeições principais. Existem duas razões para essa indicação: evitar o refluxo e potencializar o aproveitamento de algumas vitaminas.

  3. Mirian Leite Marques freire

    Boa tarde gostaria de saber quantos comprimidos devo Tomar por dia comprei hoje omega 3 Katigua DHA EPA me recomenda ram pois preciso limpar o sangue nasce muitos furúnculos aguardando o retorno obrigada

    1. Laudenor, tudo bem?

      “O ômega 3 é contraindicado para indivíduos para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação. ❤

    2. Laudenor, tudo bem?

      O ômega 3 é contraindicado para indivíduos para alérgicos a peixe, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação. ❤

  4. Criança de 6 anos pode tomar?
    Se puder, quantas cápsulas.
    É muito difícil achar ômega 3 de alta concentração de EPA e DHA para Crianças sem que tenha um monte de corante, além disso tem que tomar 8 comprimidos e forma de peixe com corante e gosto de bala, acho isso péssimo. Meu filho tomava o Ommax, que não tinha corante e eram só 2 cápsulas ao dia. Era ótimo para concentração, ele tomou por 3 anos direto, mas agora saiu de linha e preciso achar outra marca boa. Vi que vocês têm certificação. Crianca pode tomar?

    1. Eliane, tudo bem?

      Para crianças de até 12 anos, é recomendado uma dosagem de 1 cápsula do ômega 3 da Vhita, ao dia. Não existe um tempo determinado para o consumo, mas se trata de um nutriente fundamental que nosso organismo não produz, ômega 3 pode ser consumido por toda a vida.😀

      Entra em contato com o nosso atendimento é saiba mais – https://www.vhita.com.br/pages/fale-conosco

  5. Marcos Antonio Stivanello

    Quando comprei pelo site o Omega 3, estava gravado na embalagem 1200mg, e o que chegou não tem nem uma informação de quantos mg tem o Omega 3 .
    Fiquei preocupado!!!

  6. Boa tarde!! Tenho 26 anos e estou querendo tomar o ômega 3 pra melhorar a memória o ômega 3 que comprei foi de 1000mg quantas capsulas devo tomar e o melhor horários? Obrigado

    1. Boa pergunta! Recomendamos o consumo de 2 cápsulas (2000 mg) do nosso ômega 3 ao dia, que contém 783mg de EPA e 494mg de DHA no total antes ou após as principais refeições. Como o consumo do ômega trata-se de um tratamento, não existe um tempo determinado para o consumo, o ideal é consumir por toda a vida.

    1. Olá Daniel,tudo bem?

      O consumo de ômega 3 diário deve ser de pelo menos 1200 mg ao dia para se manter saudável e ter todos os benefícios dessa gordura para a saúde.

      Então ao ler o rótulo a somatória das gorduras do tipo ômega 3 no suplemento (EPA, DHA, ALA) deve somar 1200 mg por porção pelo menos. Principalmente daqueles que combinam EPA e DHA.:)

  7. Olá! Mas se toma em dose única diária? Ou horários diferentes? No que eu comprei não fala se é dose única ou se é 2x ao dia! Só diz tomar 2 capsulas! ?

    1. Oie Soyanara, tudo bem? Não existe uma melhor horário para se tomar Ômega 3. Apenas recomendamos o uso longe das principais refeições, pelo menos de 30 a 60 minutinhos antes ou depois das refeições. Já em relação a quantidade de consumo, caso você esteja falando de nosso Ômega 3 Vhita, recomendamos o uso de 2 cápsulas ao dia, juntas ou separadas. Se for de outra marca, seria necessário antes procurar um profissional para te orientar =)

      1. Mandei manipular em uma farmácia de manipulação, cada cápsula contém 1 grama, porém para a dose de 1.200 de EPA E DHA é necessário tomar 6 cápsulas diárias. É prejudicial ingerir diariamente essa quantidade de cápsulas?

        1. Boa Tarde Jaíra! Tudo bem?

          Para escolher um bom Ômega 3 você deve atentar a três características do produto: A concentração de EPA e DHA; Verificar se o produto oferece selo de qualidade como o IFOS e a forma triglicerídeos reesterificação (TG), que até o momento é considerada a melhor para absorção no organismo.

          Para saber mais acesse esse link – https://blog.vhita.com.br/4-diferenciais-do-omega-3-vhita/

          Espero ter ajudado, qualquer dúvida envie um e-mail para [email protected] ou uma mensagem no whats (11) 96036-5520.

      1. Patricia, tudo bem por aí?

        Se estiver consumindo o ômega 3 da Vhita, pode consumir 3 cápsulas do produto ao dia! Não existe um horário certinho que você precisa tomar mas, sugerimos que o produto seja consumido antes ou após as principais refeições. 😉

    1. Olá
      Então, são 2 cápsulas. Mas se toma em dose única diária? Ou horários diferentes?
      Comprei e não sei como tomar ?.
      No frasco só diz: tomar 2 cápsulas por dia.

      1. Dani, tudo bem por aí?

        O consumo do ômega 3 depende da recomendação do fabricante vs concentração de EPA e DHA vs concentração de 1200mg de ômega 3. Bem, não existe um horário certinho que você precisa tomar mas, sugerimos que o produto seja consumido antes ou após as principais refeições.

    2. Olá
      Então, do 2 cápsulas. Mas se tinha em dose única diária? Ou horários diferentes?
      Comprei e não sei como tomar ?.
      No frasco do diz 2: tomar 2 cápsulas por dia.

      1. IONARA RODRIGUES MARQUES

        Dani, boa noite.
        Você deve tomar 1 capsula antes ou após o almoço e a outra antes ou após o jantar.
        Espero ter ajudado🤗🤗

      1. Oii Sara, tudo bem? Poxa não temos estudos que comprovam que o ômega auxilia na perda de pesa.. O efeito anti-inflamatório promovido pelo ômega 3 auxilia no tratamento da obesidade e outras doenças metabólicas, mas ele não é um nutriente termogênico, portanto, não aumenta o gasto energético metabólico.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 + dezessete =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.