Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 tem contraindicação? | Entenda aqui as indicações e benefícios!

Ômega 3 tem contraindicação? | Entenda aqui as indicações e benefícios!

mulher pensando se vale a pena tomar magnésio
4 minutos de leitura

O ômega 3 é uma substância natural, presente em alimentos. Por isso, as contraindicações para suplementação são poucas, mas existem alguns quadros que precisam de atenção

O ômega 3 é contraindicado para:

  • Indivíduos com problemas de coagulação;
  • Portadores de hemofilia;
  • Próteses cardíacas;
  • Pessoas com alergia a peixes e frutos do mar.

Os suplementos também podem oferecer risco pela falta de qualidade do produto. Dessa forma, é indispensável entender sobre a origem, a concentração e os riscos dos suplementos disponíveis no mercado.

Porém, além das contraindicações do ômega 3, existem certas polêmicas envolvendo esse nutriente. Esclarecemos algumas da principais dúvidas a seguir!

1. O ômega 3 faz mal para o fígado?

Não. Pelo contrário, o ômega 3 inclusive melhora o grau da esteatose hepática, doença que envolve o acúmulo de gordura no fígado.

Porém, vale ressaltar que, para casos graves de gordura no fígado, o ômega 3 não é um tratamento efetivo, ou seja, a suplementação de ômega 3 diminui a inflamação e a gordura apenas nos casos leves e moderados da doença.

Mas a recomendação é sempre trabalhar a prevenção em vez do tratamento.

2. Ômega 3 pode causar sangramento?

Toda essa polêmica em relação ao risco do sangramento na verdade surgiu a partir de um benefício do ômega 3.

Assim como existem medicamentos com um efeito chamado pró trombótico e antiplaquetário, ou seja, com o intuito de prevenir a trombose e evitar o entupimento de veias e artérias, o ômega 3 também possui esse efeito.

Porém, um efeito colateral de medicamentos para esses problemas, como a aspirina e a heparina, por exemplo, é o maior risco de sangramentos.

Mas no caso do ômega 3, que nada mais é que um nutriente, o que se sabe é que esse risco de sangramento está associado apenas para pessoas com o estado de saúde comprometido.

Portanto, pensando em todos os benefícios cardiovasculares, o suplemento de ômega 3 ainda é considerado um protetor da saúde cardiovascular.

Além disso, ômega 3 é seguro para a grande parcela da população com relação ao risco de sangramento.

3. Gestante possui contraindicação para ômega 3?

No caso das gestantes, elas podem obter muitos benefícios comprovados pela ciência.

Por exemplo, menor tempo de internação após o parto, o nascimento do filho com um peso considerado ideal, menor chance de desnutrição da criança, bom desenvolvimento cognitivo, e ainda efeito protetor ao longo da vida sobre o sistema nervoso e doenças neurodegenerativas.

Agora o alerta, nem todos os suplementos de ômega 3 são confiáveis.

Primeiramente, para evitar a contaminação por metais pesados, fique atento se a marca possui certificações internacionais comprovando ser livre de metais pesados.

Empresas transparentes e de credibilidade estão preocupadas em mostrar esse cuidado com o consumidor. Portanto, se não encontrou essa informação, procure por outra marca.

Indicações para o uso de ômega 3

O ômega 3 é conhecido por auxiliar no controle do colesterol ruim x colesterol bom, por aumentar o colesterol bom. Além disso ele é importante para prevenir doenças crônicas não transmissíveis, principalmente pela sua ação anti-inflamatória.

Também, o ômega 3 faz parte da bainha de mielina das células neurais, facilitando o desenvolvimento cognitivo e processos de aprendizagem.

Alimentos com ômega 3 são suficientes?

Os alimentos com ômega 3 mais conhecidos são os peixes de águas frias, como salmão, sardinha, anchova e arenque, e também as nozes e amêndoas e sementes como a linhaça.

É bem comum que as pessoas não consigam atingir as quantidades necessárias diárias de ômega 3 apenas através dos alimentos.

Por essa razão, a suplementação é cada vez mais frequente, sendo uma excelente alternativa para a adequação e manutenção da regularidade do consumo diário de ômega 3.  

Portanto, com alguns cuidados, o ômega 3 não possui contra indicações. Além de promover benefícios para todo o organismo.

Quer saber mais?

Referências:

THOTA, Rohith N. et al. Science behind the cardio-metabolic benefits of omega-3 polyunsaturated fatty acids: Biochemical effects vs. clinical outcomes. Food & function, v. 9, n. 7, p. 3576-3596, 2018.

WILSON, Nina A. et al. Gestational age and maternal status of DHA and other polyunsaturated fatty acids in pregnancy: A systematic reviewProstaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids, v. 144, p. 16-31, 2019.

3.8/5 - (9 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

63 comentários em “Ômega 3 tem contraindicação? | Entenda aqui as indicações e benefícios!”

  1. Boa tarde
    Tô fazendo uso de omega 3 já algum tempo
    Mas comecei a ter sangramento no nariz
    Pelo que diz na bula em alguns organismo isso pode acontecer.
    Devo suspender uso ou não?

    1. Bom dia,

      Se você começou a ter sangramento no nariz após o uso do ômega 3 e isso está mencionado na bula como um possível efeito colateral, é importante considerar a situação cuidadosamente. Embora o ômega 3 seja geralmente considerado seguro, os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa.

      É importante procurar orientação profissional ao lidar com efeitos colaterais ou preocupações relacionadas a suplementos.

  2. Ana Claudia Pinheiro Macedo

    Olá Doutora Eu Sou alérgica a anti-inflamatórios toma o remédio de pressão e gostaria de saber se eu posso tomar o ômega 3

    1. Oii Ana,

      Existem algumas contraindicações, como:

      Pessoas alérgicas a peixe e crustáceos, pois sua matéria-prima é o óleo de peixe;
      Pessoas com hemofilia (ou outros problemas relacionados à coagulação sanguínea);
      Pessoas com prótese cardíaca.

      O ideal antes do consumo é você consultar o seu médico 😉

  3. Ola bom dia!
    Depois de uma semana tomando omêga 3 duas vezes ao dia começei a ter uma suave diarréia que se tornou cada dia mais as frequencias ao banheiro e ja se passaram quase 15 dias e ainda continuo com diarréia.
    Umas vezes menos outra maiss liquida.
    Ja parei o uso do omêga a 5 dias e nada de para a diarréia.
    Isso é normal??
    Pq não vejo ninguêm fala sobre essas reacões.
    Sera que aconteceu sò comigo?!😒..
    Obs) uma nutricionista me passou para tomar.

    1. Olá Elenita, bom dia! tudo bem?

      Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso da suplementação e podem incluir dor de cabeça, azia, dor abdominal, diarreia, enjoo, náuseas e, em casos extremos, arrotos, mau hálito e sangramentos nasais.

      Orientamos que procure um médico para entender melhor as reações e se tem a ver com o consumo do produto e se a dosagem é correta para você!

      Espero ter ajudado, bjs! 💜

    1. Roberto,

      O Omega é contraindicado nos casos abaixo:

      O Ômega 3 é contraindicado para:

      Pessoas alérgicas a peixe e crustáceos, pois sua matéria-prima é o óleo de peixe;
      Pessoas com hemofilia (ou outros problemas relacionados à coagulação sanguínea);
      Pessoas com prótese cardíaca, neste caso o consumo só é recomendado com acompanhamento de um profissional da saúde.
      Para prevenir algumas reações indesejadas, evite consumir o Ômega 3 em jejum ou com grandes quantidades de líquido.

      Caso você tenha dúvidas em seu caso oriento que busque orientação médica antes do consumo 😊

    1. Walditer, tudo bem?

      Evite consumir o Ômega 3 em jejum ou com grandes quantidades de líquido.

      O Ômega 3 também é contraindicado para:

      • Pessoas alérgicas a peixe e crustáceos, pois sua matéria-prima é o óleo de peixe;
      • Pessoas com hemofilia (ou outros problemas relacionados à coagulação sanguínea);
      • Pessoas com prótese cardíaca, neste caso o consumo só é recomendado com acompanhamento de um profissional da saúde.

  4. Oi boa tarde!
    Quem tem doença renal cronica pode cosumir omega 3 com vitamina E 10mg da Vhita?

    Pesquisei sobre a relaçao de doença renal e vitamina E , nao achei nada, porem noite que a dose no suplemento da Vhita ja é 100% diario de vitamina E, porem consumimos varias outras fontes de vitamina E no dia a dia!
    Estou com receio de dar exesso de vitamina E!
    Que você recomenda?

    1. Wagner, tudo bem?

      Todo paciente que possui algum grau de disfunção renal só deve consumir suplementos e vitaminas com supervisão médica ou de nutricionista capacitado.🥰

  5. Olá.. Meus Omega 3 ficaram todos achatados, grudados e deformados. Acho que foi porque ficaram no calor talvez .. Mesmo assim posso ingeri-los ou é melhor jogar fora ?? .. obg.

    1. Huan, tudo bem?

      Recomendamos que entre em contato com a empresa que você adquiriu o produto e valide essa informação. Dica – Se você mora em uma região quente armazene seu produto dentro da geladeira, assim evita que as cápsulas grudarem e deformem. 🥰

    1. Cosme, tudo bem?

      Pode sim! O consumo do ômega 3 ajuda nos sintomas comuns da gastrite e do refluxo como náusea, diarreia, enjoo, sensação de estufamento e dores abdominais. Nesse caso, recomendamos o consumo de de 2 cápsulas do nosso ômega 3. O consumo do ômega 3 para pessoas que sofrem de refluxo e gastrite deve ser feito junto às principais refeições. Hábitos que você deve evitar: beber muito líquido quando for tomar o ômega 3, consumi-lo em jejum, colocar a cápsula no congelador, tá bem?

      Vou te explicar os principais benefícios do ômega 3:

      – Nutrientes que agem no sistema cardiovascular;
      – Contribui para o funcionamento adequado do sistema nervoso;
      – Prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais;
      – Ação anti-inflamatória e anticoagulante.
      – Estimula a produção do colesterol bom (HDL);
      – Reduz a produção de triglicérides e VLDL;
      – Trabalha na prevenção de alguns tipos de cânceres;
      – Proteção da retina e melhora da visão;
      – Ajuda na prevenção de crise de ansiedade e depressão.

    1. Maria, tudo bem?

      Não existe nenhuma contraindicação. Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista.

    1. Celso, tudo bem?

      O ômega 3 é contraindicado para indivíduos alérgicos a peixe e crustáceos, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação.🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 9 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.