Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Benefícios do ora-pro-nóbis para a saúde e receitas

Benefícios do ora-pro-nóbis para a saúde e receitas

Folhas de ora pro nobis
6 minutos de leitura

A ora-pro-nóbis faz parte do grupo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), as quais eram bastante consumidas na culinária antes do crescimento e globalização da indústria de alimentos.

Nos últimos anos, a ora-pro-nóbis tem retomado a sua popularidade por ser uma planta de fácil cultivo, sustentável e altamente nutritiva. Ainda mais quando comparada à alguns vegetais.

Dentre os seus nutrientes, ela chama atenção devido à grande quantidade de proteínas, ferro, cálcio, potássio e fibras. Sendo, inclusive, uma grande aliada para as dietas veganas e vegetarianas.

Confira abaixo os principais benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde e comece a incluir em sua alimentação agora mesmo!

10 benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde

Os benefícios da ora-pro-nóbis para a saúde vão desde o aumento da imunidade até uma melhora na digestão. Continue sua leitura e veja a lista dos principais!

1. Fortalece a imunidade

Por ser fonte de vitaminas do complexo B, C e A, a ora-pro-nóbis apresenta um efeito significativo na manutenção do sistema imunológico. Uma vez que esses nutrientes são importantes para a produção de células de defesa.

Além disso, as suas folhas também contêm uma grande quantidade de compostos antioxidantes, os quais atuam na proteção das células e no combate de infecções.

2. Previne e trata anemia

A anemia é uma doença bastante frequente em pessoas de diferentes faixas etárias. Dentre os tipos existentes, a mais comum é a anemia ferropriva, que ocorre devido a deficiência de ferro.

Desse modo, a ora-pro-nóbis pode ser uma grande aliada na prevenção e tratamento dessa enfermidade, já que contém altos níveis do mineral.

Além disso, a planta também possui ácido fólico em sua composição, o qual se trata de uma vitamina primordial para a produção e maturação de hemácias.

3. Favorece o bom funcionamento do intestino

Como a ora-pro-nóbis é rica em fibras, ela melhora o funcionamento do intestino, prevenindo prisão de ventre, inflamações intestinais e demais complicações.

Aliás, ela também contribui para a manutenção da microbiota intestinal, por atuar como um poderoso prebiótico.

4. Previne câncer

Os flavonoides, presentes nas folhas da ora-pro-nóbis, possuem propriedades antioxidantes. No organismo, eles protegem as células da ação dos radicais livres, prevenindo a formação de células cancerígenas.

Além disso, esses compostos também previnem o envelhecimento precoce das células. Sendo bastante eficaz para manter a pele, unhas e cabelos bonitos e saudáveis.

5. Ajuda a eliminar toxinas

Dentre as funções terapêuticas da ora-pro-nóbis, as propriedades detox são umas das que mais se destacam!

Basicamente, a planta auxilia o fígado e rins a eliminar as toxinas do organismo. Contribuindo, também, para a recuperação e regeneração de tecidos.

6. Previne e trata diabetes

Por ser fonte de fibras, a ora-pro-nóbis é uma forte coadjuvante na prevenção e tratamento da diabetes e da resistência à insulina.

Isso porque, ela ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue controlados. Uma vez que ela permite que a glicose chegue a corrente sanguínea gradativamente, bem como melhora a sensibilidade das células à insulina.

7. Ajuda na formação do cérebro do bebê

O ácido fólico, presente na ora-pro-nóbis, é fundamental para a formação do tubo neural do bebê, o qual dá origem ao seu cérebro e medula espinhal.

Por isso, é indicado que as mulheres incluam a planta em sua alimentação diária da gestante, a fim de garantir a ingestão adequada desse nutriente.

8. Reduz inflamações

A ora-pro-nóbis pode ser considerada uma anti-inflamatória natural, devido aos seus variados ativos. Sendo assim, ela pode ser utilizada no tratamento de diversas doenças inflamatórias, como:

  • gastrite;
  • esofagite;
  • bronquite;
  • reumatismo;
  • rinite;
  • sinusite;
  • entre outras.

9. Melhora a digestão

Com a ora-pro-nóbis, você também pode dizer adeus aos sintomas desagradáveis da má digestão.

Isso porque, as fibras presentes em suas folhas são excelentes coadjuvantes para o bom funcionamento do sistema digestivo. Favorecendo, então, a uma boa digestão e absorção de nutrientes.

10. Ajuda na cicatrização

Por último, a ora-pro-nóbis também possui efeitos cicatrizantes importantes. Com isso, ela pode ser utilizada para acelerar a cicatrização de feridas. Sendo, inclusive, uma grande aliada em pós-operatórios.

mulher jovem comendo um prato de salada

Como consumir ora-pro-nóbis no dia a dia?

A ora-pro-nóbis é bastante versátil e pode ser utilizada em diversos tipos de preparações. De modo geral, é possível consumi-la tanto crua como refogada ou cozida.

Já em preparações, você pode adicioná-la a saladas, risotos, crepiocas, omeletes, sucos, vitaminas, smoothies, sopas, caldos e até chás e infusões.

Mas, a melhor maneira de aproveitar todos os seus nutrientes é consumindo as suas folhas cruas ou cozidas ao vapor em, no máximo, 1 minuto e meio.

Além disso, você também pode utilizar as folhas desidratadas para triturar. Assim, formará uma farinha que pode ser utilizada em bolos, pães e tortas.

Mulher jovem preparando uma refeição vegetariana

3 receitas com ora-pro-nóbis para turbinar a sua saúde

Veja a seguir 3 opções de receitas com ora-pro-nóbis que vão fortalecer a sua saúde e lhe tornar mais resistente às doenças!

Suco verde de ora-pro-nóbis

Ingredientes

  • 1 maçã;
  • 10 folhas de ora pro nobis;
  • 1 limão espremido;
  • 15 gotas de própolis.
  • Gengibre (à gosto);
  • 200 ml de água;
  • Gelo (opcional).

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba, de preferência sem coar!

Salada de ora-pro-nóbis

Ingredientes

  • 15 folhas de ora pro nobis;
  • 1 pedaço grande de beterraba;
  • 1 pedaço grande de cenoura;
  • Manjericão (à gosto);
  • 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extravirgem;
  • Pimenta do reino (à gosto);
  • Sal (à gosto).

Modo de preparo

Em uma travessa, misture todos os ingredientes e sirva! Os cortes dos vegetais podem ser feitos conforme a sua preferência.

Chá de ora-pro-nóbis

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de folhas de ora pro nobis;
  • Canela em pau (à gosto);
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Coloque a água e a canela em pau em uma panela e leve para ferver. Após fervura, conte 5 minutos e desligue o fogo. Depois, acrescente as folhas de ora pro nobis, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Por fim, espere esfriar e sirva!

Quer saber mais?

Referências

FINK, S. R.; et al. Benefícios das Plantas Alimentícias não Convencionais PANCs: Caruru (Amaranthus Viridis), Moringa Oleífera Lam. e Ora-pro-nóbis (Pereskia Aculeata Mill). Pleiade. Foz do Iguaçu, PR, v. 12, n. 1, p. 39-44, set. 2018.

MARTINS, G. S.; et al. PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ORA-PRO-NÓBIS (Pereskia aculeata Miller). Conexão Unifametro 2019. VII Encontro de Iniciação à Pesquisa.

3.8/5 - (22 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 6 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.