Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Excesso de vitamina D | Causas, sintomas e como tratar

Excesso de vitamina D | Causas, sintomas e como tratar

tomar ômega 3 em jejum
7 minutos de leitura

A vitamina D é essencial para o corpo humano. As suas atuações são diversas, como por exemplo fortalecer os ossos, atuar no sistema imune prevenindo doenças, auxiliar no tratamento da queda de cabelos, entre outros.

Apesar dos diversos benefícios, a ingestão em excesso traz prejuízos. A hipervitaminose D, como é chamado o excesso de vitamina D no organismo, pode trazer problemas graves para o corpo.

A partir de 125 nmol/L de vitamina D no sangue, já é considerado ligado a potenciais efeitos adversos. Quando os níveis desse nutriente estão acima de 150 nmol/L no sangue, é diagnosticado  hipervitaminose D. 

Excesso de vitamina D pela alimentação

É muito difícil atingir altos níveis de vitamina D apenas por meio da alimentação. Um dos alimentos mais ricos nessa vitamina, o salmão, não é frequente na mesa da maioria dos brasileiros. 

ALIMENTOS FONTES DE VITAMINA D

QUANTIDADE EM 100g

Salmão

14,75 mcg

Ovo de galinha

6,29 mcg

Pescada branca

5,74 mcg

Sardinha

5,32 mcg

Leite de vaca

4,20 mcg

Fígado 

2,30 mcg

Queijo minas

2,11 mcg

Shitake

0,70 mcg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

Os outros alimentos fontes de vitamina D, como ovos, leites e queijos, estão presentes na nossa alimentação diária, mas seriam necessárias quantidades muito altas de cada um deles para se atingir o que é considerado o excesso do consumo da vitamina.

IDADE

QUANTIDADE DE VITAMINA D CONSIDERADA EXCESSIVA

0-6 meses

25 mcg

7-12 meses

38 mcg

1-3 anos

63 mcg

4-8 anos

75 mcg

9 -70 anos

100 mcg

acima de 70 anos

100 mcg

Fonte: Institute of Medicine (IOM).

Além de ser necessário ingerir pelo menos 0,7 kg de salmão para atingir o limite de consumo considerado seguro para adultos, é necessário repetir esse padrão durante meses para ocasionar os efeitos colaterais do excesso de vitamina D. Um único dia de exagero não causaria problemas.

Excesso de vitamina D pela exposição solar

A nossa própria produção de vitamina D é a principal fonte do nutriente. Essa produção é estimulada pelo contato da luz UV do sol com a nossa pele.

Dessa forma, uma exposição solar diária de no máxima 15 minutos em horários de sol mais ameno, já é o suficiente para garantir o estímulo do qual precisamos para produzir vitamina D.

Apesar de ser nossa principal fonte de vitamina D, não existe como ter um excesso de vitamina D pela exposição solar. O nosso corpo consegue regular essa produção interna de vitamina D.

A exposição solar em excesso não é saudável. As células da nossa pele morrem quando expostas ao sol em dias muito quentes por longos períodos. Por isso, muitas vezes a pele “descasca” após um dia inteiro na praia, por exemplo. É a troca das células mortas.

Excesso de vitamina D pela suplementação

Para atingir o excesso de vitamina através da suplementação, é necessário ingerir muito mais vitamina D do que a dose recomendada. A quantidade indicada de vitamina D para suplementação varia muito de pessoa para pessoa. Depende da necessidade de cada um, então não dá para ter certeza de quanto é seguro ou não tomar.

A recomendação geral para adultos é de 2000 UI por dia. No entanto, em casos de deficiência grave, a dosagem pode variar até 10000 UI. Então, para saber com clareza o quanto você pode e deve tomar é preciso visitar um médico e receber uma recomendação adequada para seu caso.

Sintomas do excesso de vitamina D

Caso você esteja com excesso de vitamina D no corpo, você vai notar alguns sintomas. Os mais comuns são: sede excessiva; prisão de ventre; irritabilidade; vontade excessiva de urinar; fadiga; perda de peso.

Então, fique atento, caso você note que está com mais de um desses sintomas, procure um médico para rever sua dieta, pois pode ser um sinal de hipervitaminose D.

O que o excesso de vitamina D pode causar?

O excesso de vitamina D vai trazer algumas complicações, que podem ser sérias se não forem tratadas. Os efeitos mais comuns são: formação de cálculos renais, que são as pedras nos rins; calcificação de tecidos, que é o enrijecimento de tecidos que devem ser moles e de artérias também e níveis elevados de fósforo e cálcio no sangue.

Mas é bom saber também que, mais da metade da população do Brasil sofre com a falta de vitamina D. Então, o excesso dela não é um problema recorrente. A preocupação, dos órgãos de saúde, está mais direcionada à deficiência de vitamina D do que ao excesso.

Como tratar o excesso de vitamina D?

Caso o resultado médico seja de hipervitaminose D, a primeira coisa a se fazer é suspender a suplementação da vitamina e evitar alimentos fontes desse nutriente. Além disso, é recomendado que se tome bastante líquido para promover hidratação e prevenção de cálculos renais.

Mas claro que tudo isso só deve ser feito sob orientação médica, então se você acredita estar com hipervitaminose, procure um profissional.

Doses recomendadas de vitamina D

As recomendações de vitamina D vão variar de pessoa para pessoa, pois depende da idade, dos hábitos de vida e da necessidade de cada um. Mas em média, os valores, ao dia, são:

IDADE

CONSUMO DIÁRIO DE VITAMINA D

0-12 meses

10mcg

1-70 anos

15mcg

Acima de 70 anos

20 mcg

Fonte: Institute of Medicine (IOM).

E para a suplementação dessa vitamina, as doses vão variar também, pois depende da necessidade de cada um.

Para adultos saudáveis a média é de 2000 UI por dia, equivalente a uma cápsula de Vitamina D3 da Vhita. Mas essa é apenas uma média, para idosos ou pessoas com deficiência de vitamina D essa dose pode ser maior.

A dose dos suplementos fica acima da dose recomendada de ingestão alimentar, pois a recomendação alimentar também leva em conta que haverá uma exposição solar individual ao longo do dia. O que não é a realidade para muitas pessoas. Além de ser uma dose segura, pois ainda está abaixo dos níveis de ingestão excessivos.

Por isso lembre-se, é bom tomar cuidado com os excessos, mas com a falta também, a vitamina D é essencial para o nosso organismo. Então é importante que você tome as quantidades necessárias para ter uma boa saúde.

Para isso, procure um profissional da saúde e adeque seu consumo, para evitar qualquer tipo de problema.

Quer saber mais?

Referências:

CIENTÍFICO, Conselho; DE PAULA, Leila Cristina Pedroso. Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção.Referências:

MAEDA, Sergio Setsuo et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 58, n. 5, p. 411-433, 2014.

Jean G, Souberbielle JC, Chazot C. Vitamin D in Chronic Kidney Disease and Dialysis Patients. Nutrients. 2017;9(4):328. 

4.1/5 - (10 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

102 comentários em “Excesso de vitamina D | Causas, sintomas e como tratar”

  1. Passei pela médica que avaliou meus exames laboratórias, e pediu pra mim tomar suplementos, dizendo que deu alteração na minha vitamina D. É de 25,5 ainda assim, devo tomar o de 2000ui?

    1. Oi Neide, tudo bem?

      Pode sim, 2000ui é o recomendado para suplementação.
      Porém, o ideal seria que para um tratamento mais individualizado, você consulte um médico ou nutricionista antes do consumo, combinado?

      Espero ter ajudado e fico à disposição! 😘

  2. Minha vitamina D estava baixa ( 23,7) e como tenho 61 anos o mínimo era 30.Meu medico pediu pra tomar a de 5000 unidades por 1 mes, 1 por semana e depois 1 de 7000 unidades por semana. mas a Nutricionista fez um manipulado onde tem 5000 unidades em cada cápsula, e mandou tomar duas por dia. Achei excessiva… Será que ela tem razão?

    1. Mari, tudo bem?

      Não sabemos como foi a estratégia da avaliação, então não conseguimos opinar. Recomendamos que em caso de dúvidas procure outro profissional para ouvir a opinião. 💜

  3. Eu fiz um exame e estava com 19 de vitamina D. A médica passou 50.000ui por semana , tomeu durante dois meses e fiz o exame novamente, deu 40, a Dra falou que queria aumentar só mais um pouco e mandou eu manipular 7.000ui po semana . tomei 1 mes apenas e ja fiz o exame deu 300 de vitamina. Agora estou atras de um laboratório para fazer a analise do medicamento , se foi mandado manipular apenas 7.000ui mesmo e não consigo achar.

  4. A prescrição foi 4 comprimidos de vit D 50.000 1x semana, 1 mês só. Por engano continuei tomando X mais 2 semanas. Estou com alergia no rosto,e dificuldade em urinar, pode ser isso?

  5. Minha vitamina D está em 12. E há dois dias tomei aquela dose por injeção de 600000. Ao ver algumas notícias, fiquei preocupado. Não vou tomar mais. Essa dose isolada é tóxica? Caso sim, até quanto tempo pode se manifestar? Obrigado!

      1. Alexandre, tudo bem?

        A versão injetável passa ser um remédio que é usado para casos muito específicos ou uma deficiência de Vitamina D muito grave, ou seja, apenas para tratamento clínico. A dosagem segura e autorizada pela Anvisa pra autosuplementação é de 2000ui por dia. 🥰

      2. Alexandre, tudo bem?

        A versão injetável passa ser um remédio que é usado para casos muito específicos ou uma deficiência de Vitamina D muito grave, ou seja, apenas para tratamento clínico. A dosagem segura e autorizada pela Anvisa pra autosuplementação é de 2000ui por dia. 🥰

    1. Ana Carla Pereira Silva Da Paixão

      Olá, acho que minha filha está tomando remédio errado, foi passada por uma pediátrica ,Addera D3 1000, ela começou a ter muitas dores na barriga, defecando quatro cinco vezes ao dia, náuseas, me bateu a curiosidade de ler a bula fiquei preocupada,em lugar nenhum da bula o remédio é recomendado para criança, minha filha tem 11 anos, não é raquítica,ela pesa 54 k, o exame dela na deficiência da vitamina D dei 19,80 ng/ml, suspensor a medicação mas estou bastante preocupada agora. Por favor o que faço agora.

    2. Oi estou grávida e a médica passou a suplementação de 500 de 15/ 15 dias, mas agora pela segunda vez percebi que fico com alergia, me coçando. A dúvida é passa alguma coisa para o bebê? E o que faço para eliminar?

      1. Wanessa, tudo bem?

        A qualidade da alimentação materna influencia muito no desenvolvimento saudável de um bebê. Tudo que a mãe ingere é utilizado, de alguma maneira, como fonte de nutrição para o organismo da criança.🥰

    3. Oi estou grávida e a médica passou a suplementação de 500 em 15/ 15 dias, mas agora pela segunda vez percebi que fico com alergia, me coçando. A dúvida é passa alguma coisa para o bebê? E o que faço para eliminar?

      1. Wanessa, tudo bem?

        A qualidade da alimentação materna influencia muito no desenvolvimento saudável de um bebê. Tudo que a mãe ingere é utilizado, de alguma maneira, como fonte de nutrição para o organismo da criança.🥰

    4. Olá tudo bem, eu acabei ingerindo 10 gotas de vitamina d que contia 2000 ui, e o indicado para minha idade seria 5 gotinhas porque eu tenho 15 anos, e ainda tomei um polivitaminico e agora estou com náuseas, tontura, fraqueza, vômitos, e minha barriga e cabeça doi muito, e estou tendo desmaios.
      O que eu faço e o que eu posso comer e beber?

      1. Angel, tudo bem?

        Nesse caso o ideal é ir ao médico para que ele possa analisar, e voltar a consumir a quantidade ideal para sua idade. 😉

    5. Ola,meu medico me receitou 50.000ui por 8 semanas,e 7000 ui foze semanas…manutençao.so que estou tenfo muita tontura faz um mes,e este me recomenfou a mais ou menos dois meses.minha vitamina d estava 14.nao cobtinuei o tratamento parei ma segunda caixinha de 7000 ui…o q faço,obs: quando pego sol passo mal,parece que vou desmaiar.

      1. Monique, tudo bem?

        Os valores de referência para o nível correto da vitamina D no sangue segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia são:

        – Maior que 20 ng/mL é o adequado para a população geral saudável;
        – Entre 30 e 60 ng/mL é o adequado para grupos de risco como idosos, gestantes, pessoas com osteomalácia, raquitismo, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos;
        – Entre 10 e 20 ng/mL é considerada baixa e com risco de perda de massa óssea, osteoporose e fraturas;
        – Menor que 10 ng/mL é considerada muito baixa e com risco de desenvolvimento de osteomalácia e raquitismo.

        Sua Vitamina D está abaixo do esperado. Caso tenha interesse de iniciar uma auto suplementação recomendamos o consumo de 2.000ui por dia, pois acima dessa quantidade apenas com orientação médica. Página do produto: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-d3-capsulas . 🥰

    6. O Dr. Cicero Galli Coimbra prescreve 600.000 UI (seiscentos mil UI)Como dose de atak contra a covid e outras doenças e após a dose diária de 10.000 UI por uns 2 a 3 meses. Ele é pós Doutorado e estuda essa área a 17 anos. Ale´m disso é professor da USP. PROCUREM POR ELE NAS REDES SOCIAIS QUE É FÁCIL ENCONTRAR…
      Precisam estudar mais antes de ficar espalhando besteira e adoecendo as pessoas…..
      Só fazem medicina para ganhar dinheiro e status…. Que coisa feia… um dia vão pagar, aqui ou no dia do juizo que se aproxima rapidamente.

      1. Nelson, tudo bem?

        A vitamina D Vhita segue as recomendações diárias e dose máxima de segurança permitidas para suplementos alimentares no Brasil, baseadas nas DRIs (Dietary Reference Intakes), que são as diretrizes de recomendação nutricional de maior reconhecimento mundial, propostas pelo Institute of Medicine dos Estados Unidos, em conjunto com a agência Health Canada.
        Acima da dose recomendada nos rótulos dos nossos produtos, apenas médicos podem prescrever, pois doses altas de vitamina D podem ser tóxicas, de forma que quando não existe insuficiência ou deficiência de vitamina D no organismo, em longo prazo, o excesso de vitamina D aumenta o depósito de cálcio em nossos órgãos, sendo a falência dos rins um dos problemas mais comuns relatados nos estudos, portanto doses altas precisam de acompanhamento médico. 🥰

    7. Sandra Cristina Gomes Lopes

      Olá, fui ao médico e ele me receitou 7000 ui por semana, ininterruptamente até a consulta daqui a um ano (ginecologista), porém tb me atrapalhei e tomei um por dia, durante 90 dias.
      Tenho dito dos sintomas descritos, dor de cabeça, insônia e irritação.
      Já tenho pedido de exame para avaliação de vitamina D. Mas estou muito preocupada. Pode me dizer algo a respeito.

      1. Osvair, tudo bem?

        Nesse caso recomendamos que você leve seus exames para o médico de sua confiança para que ele possa análisar e direcionar os próximos passos. 🥰

      1. Fabi, tudo bem?

        Os valores de referência para o nível correto da vitamina D no sangue segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia são:

        -Maior que 20 ng/mL é o adequado para a população geral saudável;
        – Entre 30 e 60 ng/mL é o adequado para grupos de risco como idosos, gestantes, pessoas com osteomalácia, raquitismo, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos;
        – Entre 10 e 20 ng/mL é considerada baixa e com risco de perda de massa óssea, osteoporose e fraturas;
        – Menor que 10 ng/mL é considerada muito baixa e com risco de desenvolvimento de osteomalácia e raquitismo.

    8. Boa noite.
      Fiz um exame pra ver o valor da minha vitamina D.
      Deu 29.
      Fui a um médico e ele receitou que tomasse 2 ampolas de 600.000 UI com intervalo de 15 dias entre elas.
      Nao tá muito alto essa dosagem ???

      1. Cassio, tudo bem?

        Em caso de dúvidas de uma recomendação feita pelo médico o ideal é procurar um médico da sua confiança para analisar seus exames e verificar a necessidade. 🥰

      1. Cleber, dosagem acima de 2.000 ui por dia (recomendado para população brasileira) normalmente é recomendada por médicos para pessoas que estão com deficiência de Vitamina D! Caso foi um médico que orientou essa dosagem sugiro que verifique com ele se você precisa continuar tomando essa dosagem, caso contrário é prejudicial.

        Espero ter ajudado, conte com a gente pro que precisar!?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    cinco × 5 =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.