Entenda a influência da vitamina D na saúde bucal

| | ,

Certamente, você já ouviu falar sobre a importância de absorver vitamina D. Seja por meio de alimentos ou da exposição ao sol, essa substância tem um papel fundamental para evitar doenças cardiovasculares, problemas nos rins e, até mesmo, problemas odontológicos. 

Isso mesmo, existem estudos que apontam que além de agir na regularização do nosso metabolismo, a vitamina D atua no fortalecimento da arcada dentária. 

Neste artigo vamos te explicar um pouco mais sobre essa influência e apontar quais são as melhores fontes de absorção. Vamos lá?

O papel da vitamina D na odontologia

De acordo com diversos estudos, a vitamina D têm um papel muito importante na odontologia. 

Este nutriente faz com que o seu corpo absorva melhor o cálcio, fazendo com que seus dentes estejam mais fortes e saudáveis. Afinal, de acordo com profissionais da área, os nossos dentes estão em constante desenvolvimento. 

Além disso, existe uma grande relação entre pacientes que apresentam déficit de vitamina D com doenças bucais como a cárie e a periodontite. 

Portanto, a fim de evitar que casos extremos como a extração de dente ocorra, é importante visitar o seu dentista regularmente, seja por meio de um convênio odontológico ou em uma consulta particular. 

Também é necessário recorrer a um clínico geral para se certificar de que tudo esteja correndo bem. 

Gestantes e crianças precisam de uma maior atenção

Mulheres gestantes precisam se atentar à ingestão de alimentos que possuem uma boa taxa de vitamina D.

Além disso, é recomendado do banho de sol no mínimo duas vezes por semana – lembrando sempre do protetor solar e de se expor apenas nos horários permitidos. 

Isso porque, durante a gestação, é imprescindível manter a taxa de vitamina D alta para que o bebê não tenha problemas na dentição primária. 

Após o crescimento da criança, é preciso incentivar a absorção desses nutrientes para que os primeiros dentes permanentes sejam fortes e saudáveis. Isso porque se não tiverem uma boa formação, os danos podem ser irreversíveis.

Existem diversos profissionais especializados no cuidado de gestantes e crianças e muitos deles também atendem por meio do convênio dentário.

Descubra as principais fontes de vitamina D

Além de pegar sol de 5 a 30 minutos, ingerir alguns alimentos também faz com que a sua taxa de vitamina D suba.

São eles: 

  • Peixes de água fria e profunda, como o atum e o salmão;
  • Fígado;
  • Cogumelos cultivados sob a luz solar;
  • Leite;
  • Gema de ovo.

Contudo, caso haja uma grande deficiência do nutriente, o seu médico especialista poderá te receitar medicamentos que ajudem na reposição mais rápida da vitamina D em seu corpo.

Dicas finais

A fim de evitar problemas futuros, o mais indicado é que você tenha um acompanhamento regular com um dentista para que ele avalie a sua saúde bucal.

Se for necessário, ele recomendará uma visita ao nutricionista para que você faça exames de sangue e consiga descobrir como está a sua taxa de vitamina D.

Dessa forma, além de manter a sua saúde bucal em dia, você poderá contornar esse déficit com uma suplementação receitada por um profissional capacitado ao invés de ir à farmácias comprar fórmulas sem necessidade. 

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na Ideal Odonto, uma empresa de convênios odontológicos para pessoa física, jurídica e muito mais

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina D do mercado?

 
Anterior

Ômega 3 no tratamento do Câncer

Saiba quais vitaminas são primordiais para o seu bebê

Próximo

Deixe um comentário