Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Minerais quelados: o que são e para que servem?

Minerais quelados: o que são e para que servem?

magnesio-minerais-quelados
7 minutos de leitura

Os minerais quelados se referem a minerais revestidos por moléculas orgânicas, que podem ser aminoácidos ou compostos bioativos, cujo objetivo é melhorar a sua absorção e reduzir os riscos de efeitos colaterais.

Neste sentido, podemos falar, por exemplo, do suplemento de magnésio que, quando ingerido de forma isolada, não é tão bem absorvido e costuma provocar desconfortos gastrointestinais, como vômitos, náuseas, diarreia e dor abdominal.

Já na forma quelada, o mineral tem menos chances de causar essas reações e o corpo consegue absorvê-lo com mais facilidade.

Por isso, os suplementos com minerais quelados costumam ser mais caros, já que a sua qualidade e eficiência são superiores em comparação às outras formas de suplementos.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura e confira mais informações!

Para que servem os minerais quelados?

Por serem absorvidos com mais facilidade pelo corpo, os minerais quelados geram uma melhor biodisponibilidade.

Em outras palavras, isso significa que o corpo consegue aproveitar as suas propriedades com mais eficácia.

Com isso, ao chegar no organismo, os minerais atuam em diferentes processos e com inúmeras funções, como:

  • atuam na formação e manutenção dos ossos e dentes;
  • controlam os impulsos nervosos;
  • participam no processo de digestão, absorção e metabolismo de outros nutrientes;
  • favorecem a desintoxicação do fígado;
  • melhoram a circulação sanguínea;
  • controlam as funções cognitivas;
  • participam na produção de energia;
  • favorecem o bom funcionamento dos músculos;
  • entre outras funções.

E quais são os diferenciais dos minerais quelados?

Os minerais quelados apresentam diversos benefícios quando comparados às outras formas de minerais.

Para começar, podemos falar sobre a maior biodisponibilidade, que permite que o organismo utilize os nutrientes de forma mais íntegra.

Assim, esses minerais tendem a gerar melhor tolerância, diminuindo as chances de desconfortos gastrointestinais.

Além disso, os minerais quelados são mais estáveis em meio ácido. Então, ao chegarem no estômago, eles são menos suscetíveis a reagirem com outros compostos ou formarem substâncias insolúveis. O que também garante uma melhor absorção no intestino.

Por fim, os minerais quelados também são transportados no organismo de forma mais eficiente. Dessa forma, eles são capazes de alcançar todas as células e desempenhar as suas funções de forma mais eficiente.

magnesio é um mineral quelado

Quais são os melhores minerais quelados?

Existem diversos tipos de suplementos com minerais quelados atualmente, mas alguns deles são os principais.

1. Magnésio quelado

Muitas das vezes, o magnésio quelado é o mineral ligado a aminoácidos, como acontece com o magnésio glicinato ou o bisglicinato, que estão ligados ao aminoácido “glicina”.

No entanto, o nutriente também pode estar associado a compostos bioativos, como é o caso do magnésio malato ou dimalato, que está associado ao “ácido málico”.

Essa forma de suplemento tem sido a mais utilizada por pessoas que buscam melhorar os níveis de magnésio no corpo, de forma mais eficaz e com menos riscos dos efeitos gastrointestinais.

De modo geral, o magnésio é essencial para a saúde óssea, muscular e cardiovascular. Assim como, para a função nervosa, a regulação da pressão arterial e a produção de energia.

2. Ferro quelado

Geralmente, o ferro quelado é a junção do mineral com a glicina. Sendo, na maioria das vezes, o ferro bisglicinato.

Essa forma desempenha um melhor papel na produção de hemoglobina, proteína que transporta oxigênio no sangue.

Por essa razão, a suplementação de ferro quelado é comumente utilizada para tratar a deficiência de ferro, que pode levar a anemia ferropriva.

3. Zinco quelado

Assim como o ferro quelado, o zinco quelado também costuma estar associado a glicina, formando o zinco glicinato ou bisglicinato.

Esse mineral é essencial para diversas funções do corpo, como:

  • atua no sistema imunológico;
  • promove a cicatrização;
  • participa na síntese de proteínas e no DNA;
  • favorece a produção de hormônios, como a testosterona;
  • estimula a regeneração celular;
  • participa no metabolismo de outros nutrientes;
  • promove a saúde da pele.

4. Cobre quelado

O cobre quelado é uma forma de cobre ligado, muitas das vezes, à glicina, assim como a maioria dos outros minerais.

Este mineral exerce diversas funções cruciais no corpo, como estimular a síntese de colágeno para a pele e os demais tecidos.

Além disso, o cobre participa na formação de hemoglobina, tem ação antioxidante e contribui para o metabolismo energético.

5. Cálcio quelado

O cálcio quelado está comumente ligado a aminoácidos, na maioria das vezes à glicina. Como muitos já sabem, esse mineral é essencial para a saúde dos ossos e dos dentes.

Além disso, ele também é crucial para a coagulação sanguínea, a contração muscular e o bom funcionamento do sistema nervoso, bem como para a ativação de enzimas e na regulação do ritmo cardíaco.

copo de leite tem cálcio, um mineral quelado

Qual a diferença dos minerais quelados para os outros tipos?

A principal diferença dos minerais quelados para as outras formas está em sua estrutura molecular.

Em outras palavras, isso significa que os minerais quelados estão ligados a moléculas orgânicas, como aminoácidos e compostos bioativos.

Enquanto que as outras formas estão associadas a moléculas inorgânicas, como cloro e enxofre.

Por essa razão, os minerais quelados são melhor absorvidos e aproveitados pelo organismo, além de promoverem maior tolerância gastrointestinal, diminuindo as chances de efeitos colaterais, como diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal.

Já os minerais inorgânicos, como os óxidos, cloretos e sulfatos, costumam ter absorção e biodisponibilidade menos eficazes, além de possuírem mais chances de provocarem desconfortos gastrointestinais.

Por isso, os suplementos com minerais quelados costumam ser mais caros. Em contrapartida, têm sido os preferidos por conta da sua melhor absorção e biodisponibilidade.

Assim, é possível obter benefícios ainda mais eficazes e prolongados à saúde, especialmente em casos de deficiências nutricionais ou quando o indivíduo apresenta dificuldades de absorção.

O Magnésio Quelado da Vhita e os seus diferenciais

O Magnésio Quelado da Vhita tem versão duo. Ou seja, ele apresenta dois tipos de magnésios quelados em uma só composição, o que promove a absorção e uma biodisponibilidade ainda melhor.

Neste caso, o suplemento conta com o magnésio bisglicinato e o magnésio dimalato, ligados a glicina e ao ácido málico, respectivamente.

Além disso, há a presença da vitamina B6, que melhora ainda mais a absorção do magnésio.

Dessa forma, o produto promove absorção otimizada, além de menores riscos de desconfortos gastrointestinais.

E então, gostou deste artigo e quer continuar aprendendo sobre saúde e nutrição? Então continue com a gente e siga a Vhita nas redes sociais!

Quer saber mais?

magnesio é um dos minerais quelados

Referências

MACEDO, A. N.; ALMEIDA, M. R.; QUADROS, A. L. CARBONATO DE CÁLCIO OU CÁLCIO QUELADO? ELUCIDANDO ESSA DÚVIDA POR MEIO DE ESTUDO DE CASO. Química Nova, v. 44, n. 5, p. 659-666, 2021.

RITTA, J. C. F.; SILVA, J. M. OLIGOTERAPIA COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR PARA DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL DO MINERAL ZINCO. Revista Saúde Quântica, v. 4, n. 4, p. 62-77, 2015.

WARD, R. J. et al. The role of iron in brain ageing and neurodegenerative disorders. Lancet Neurology, v. 13, n. 10, p. 1045-1060, 2014.YAMAGAMI, R.; SIEG, J. P.; BEVILACQUA, P. C. Functional Roles of Chelated Magnesium Ions in RNA Folding and Function. Biochemistry, v. 60, n. 31, p. 2374-2386, 2021.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 5 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.