Quando o assunto é a falta da vitamina D no metabolismo, é preciso ficar ligado! Estudos mostram que os brasileiros possuem 50% a mais de chance de ter insuficiência ou deficiência de vitamina D.
Sendo que, para pessoas que moram em São Paulo, esse risco é ainda maior, por volta dos 60%. Por essa razão muitas pessoas buscam pela suplementação de vitamina D.
Apesar da suplementação ser totalmente segura na dosagem de 2000 UI ao dia, o que muitos não sabem é como tomar vitamina D.
Veja nesse texto qual o melhor horário para tomar vitamina D, se deve ser tomada em jejum ou junto com refeições e a melhor forma para ter a melhor absorção possível desse nutriente essencial para a saúde.
Pode tomar Vitamina D em Jejum?
Índice
A vitamina D pode ser tomada em jejum, para isso não há contraindicação. Porém, por se tratar de uma vitamina classificada como lipossolúvel, o que significa ser melhor absorvida quando o consumida com outros alimentos fontes de gorduras, tomar a vitamina D junto com grandes refeições como o almoço ou o jantar, pode ser opção mais eficiente para melhor absorção dessa vitamina.
Tomar vitamina D antes ou depois das refeições?
Como não existe nenhum estudo científico afirmando ter suplementado a vitamina D nesses momentos, a informação dos médicos e nutricionistas, que são os profissionais mais capacitados para as orientações da suplementação é de que é indiferente.
Portanto, tomar vitamina D antes ou depois das refeições não fará diferença. Isso porque como mencionado anteriormente, a vitamina D vai ser melhor aproveitada pelo organismo quando consumida junto a uma fonte de gordura.
Então desde que a refeição possua pelo menos um alimento fonte de gordura, a vitamina D será bem aproveitada pelo nosso corpo.
Exemplos de alimentos fontes de gordura comuns nas refeições são: azeite, castanhas, nozes, abacate e peixes. Ou seja, se você temperar sua salada com azeite por exemplo, a cápsula de vitamina D será bem aproveitada pelo corpo.
Qual o melhor horário para tomar a Vitamina D?
Não existe um melhor horário para consumir o suplemento de vitamina D. Portanto vale as orientações anteriores.
Evite consumir a vitamina D em jejum e priorize o consumo próximo a momentos de refeições que contenham alguma fonte de gordura.
Como absorver melhor a Vitamina D?
Além do consumo junto a uma fonte de gordura da alimentação, uma orientação tão importante quanto é a exposição solar.
A recomendação dos especialistas é que se tenha uma exposição ao sol diariamente por pelo menos 15 minutos em horários adequados. Entre as 10 h da manhã e após as 16 h em regiões tropicais.
A exposição ao sol capta a luz UVB capaz de desencadear reações no organismo que ajudam a ativar a vitamina D até que ela esteja pronta para exercer seus benefícios à saúde.
Quer saber mais?
Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina D do mercado?
Referências:
SARAIVA, Gabriela Luporini et al. Prevalence of vitamin D deficiency, insufficiency and secondary hyperparathyroidism in the elderly inpatients and living in the community of the city of São Paulo, Brazil. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 51, n. 3, p. 437-442, 2007.