Tire todas suas dúvidas de como tomar Vitamina D

| | ,

Quando o assunto é a falta da vitamina D no metabolismo, é preciso ficar ligado! Estudos mostram que os brasileiros possuem 50% a mais de chance de ter insuficiência ou deficiência de vitamina D.

Sendo que, para pessoas que moram em São Paulo, esse risco é ainda maior, por volta dos 60%. Por essa razão muitas pessoas buscam pela suplementação de vitamina D.

Apesar da suplementação ser totalmente segura na dosagem de 2000 UI ao dia, o que muitos não sabem é como tomar vitamina D.

Veja nesse texto qual o melhor horário para tomar vitamina D, se deve ser tomada em jejum ou junto com refeições e a melhor forma para ter a melhor absorção possível desse nutriente essencial para a saúde.

PODE TOMAR VITAMINA D EM JEJUM?

A vitamina D pode ser tomada em jejum, para isso não há contraindicação. Porém, por se tratar de uma vitamina classificada como lipossolúvel, o que significa ser melhor absorvida quando o consumida com outros alimentos fontes de gorduras, tomar a vitamina D junto com grandes refeições como o almoço ou o jantar, pode ser opção mais eficiente para melhor absorção dessa vitamina.

TOMAR VITAMINA D ANTES OU DEPOIS DAS REFEIÇÕES?

Como não existe nenhum estudo científico afirmando ter suplementado a vitamina D nesses momentos, a informação dos médicos e nutricionistas, que são os profissionais mais capacitados para as orientações da suplementação é de que é indiferente.

Portanto, tomar vitamina D antes ou depois das refeições não fará diferença. Isso porque como mencionado anteriormente, a vitamina D vai ser melhor aproveitada pelo organismo quando consumida junto a uma fonte de gordura.

Então desde que a refeição possua pelo menos um alimento fonte de gordura, a vitamina D será bem aproveitada pelo nosso corpo.

Exemplos de alimentos fontes de gordura comuns nas refeições são: azeite, castanhas, nozes, abacate e peixes. Ou seja, se você temperar sua salada com azeite por exemplo, a cápsula de vitamina D será bem aproveitada pelo corpo.

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TOMAR VITAMINA D

Não existe um melhor horário para consumir o suplemento de vitamina D. Portanto vale as orientações anteriores.

Evite consumir a vitamina D em jejum e priorize o consumo próximo a momentos de refeições que contenham alguma fonte de gordura.

COMO ABSORVER MELHOR A VITAMINA D?

Além do consumo junto a uma fonte de gordura da alimentação, uma orientação tão importante quanto é a exposição solar. 

A recomendação dos especialistas é que se tenha uma exposição ao sol diariamente por pelo menos 15 minutos em horários adequados. Entre as 10 h da manhã e após as 16 h em regiões tropicais.

A exposição ao sol capta a luz UVB capaz de desencadear reações no organismo que ajudam a ativar a vitamina D até que ela esteja pronta para exercer seus benefícios à saúde. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina D do mercado?

Referências:

SARAIVA, Gabriela Luporini et al. Prevalence of vitamin D deficiency, insufficiency and secondary hyperparathyroidism in the elderly inpatients and living in the community of the city of São Paulo, Brazil. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 51, n. 3, p. 437-442, 2007.

 
Anterior

Qual a fruta que tem mais vitamina C?

Alimentos anti-inflamatórios naturais| 15 opções para o dia a dia

Próximo

Deixe um comentário