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Pé de galinha tem colágeno? E gelatina?

Pé de galinha tem colágeno
5 minutos de leitura

O consumo de colágeno é muito buscado por seus benefícios, principalmente na pele e articulações. Existem alguns alimentos popularmente conhecidos por serem fontes alimentares de colágeno, principalmente de origem animal.

Entenda abaixo se pé de galinha e gelatina são boas fontes de colágeno.

É verdade que pé de galinha e gelatina tem muito colágeno?

  • Pé de galinha

Pé de galinha tem sim colágeno, mas infelizmente não vai te trazer os benefícios para a pele e articulações que você espera. Os alimentos de origem animal são ricos em colágeno natural. Porém, esse colágeno não vai ser destinado para fins específicos pelo nosso corpo.

Quando consumimos o colágeno por meio dos alimentos, o processo de digestão quebra a proteína de colágeno. Essa quebra torna o que era antes uma proteína de colágeno, em proteínas menores e diferentes do colágeno original.

Esse processo de digestão do colágeno, acaba resultando em outras proteínas sem ação específica, que não vão trazer benefícios específicos. Por outro lado, se sua intenção é consumir o pé de galinha para aumentar a quantidade de proteínas da sua dieta, é uma boa ideia! 

  • Gelatina

Assim como o pé de galinha, a gelatina também tem colágeno, no entanto, não vai trazer benefícios específicos para a pele, cartilagens e articulações.

Aqui fazemos um alerta: A gelatina é um alimento industrializado, ou seja, contém diversos aditivos químicos. Dessa forma, se você gosta de consumir gelatina, escolha bem qual produto vai consumir.

Prefira uma gelatina que não tenha adição de açúcar nem aditivos. Essas informações você consegue ver na tabela nutricional da gelatina e na lista de ingredientes.

Apesar da gelatina não ser específica para os benefícios do colágeno, ela pode ser uma boa fonte de proteína para lanches intermediários. Uma vez que uma porção de gelatina tem cerca de 10 gramas de proteínas.

Quantidades adequadas de proteínas, diariamente, ajudam na manutenção da massa muscular, proporcionando aquela aparência mais firme na pele.

Qual a melhor forma de consumir colágeno?

Agora que você já sabe que os alimentos, apesar de terem colágeno, não irão trazer benefícios específicos, você deve estar se perguntando: Como consumir colágeno para melhorar a saúde da pele e articulações? 

  • Colágeno para pele

Então, há pouco mais de 5 anos, foi desenvolvido uma tecnologia que conseguiu quebrar o colágeno na menor partícula de colágeno possível, sem perder a sua especificidade. Esse colágeno específico para a pele é o colágeno Verisol.

O Verisol contém 95% de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, e 5% de colágeno tipo 3.

Esses dois colágenos são os colágenos, tipo 1 e 3, encontrados naturalmente na nossa pele. Devido o suplemento ser um peptídeo, ela não sofre quebras no processo de digestão e vai conseguir agir diretamente nessa região e trazer todos os benefícios para a pele. 

  • Colágeno para as articulações

Agora se o objetivo é cuidar das articulações, o suplemento é outro, você deve procurar por um suplemento de proteína não desnaturada tipo 2.

Esse tipo de colágeno também vai ter ação específica, e sua melhor composição é a combinação de peptídeo bioativo de colágeno tipo 1 com proteína não desnaturada de colágeno tipo 2.

O colágeno tipo 2 em pó fornece, além dos benefícios para as articulações, uma boa fonte de proteína para complementar a alimentação. A versão em cápsula ainda traz as vantagens para as articulações, mas não aumenta a quantidade de proteínas da dieta.

Caso seu consumo de proteínas esteja adequado, você pode sim optar pela versão em cápsulas.

No entanto, não deixe de consumir pé de galinha e gelatina fazem parte do seu hábito alimentar. Afinal, são alimentos fontes de proteína e considerados saudáveis para a saúde (apenas saber escolher a gelatina).

Quer saber mais?

Referências:

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

VHITA. Qual é o melhor colágeno hidrolisado para a pele, unhas e cabelos?. São Paulo, 5 de novembro de 2020.

VHITA. Colágeno para os músculos – O que você precisa saber. São Paulo, 16 de abril de 2019.

VHITA. Colágeno tipo 2 para prevenir artrose. São Paulo, 9 de agosto de 2019.

VHITA. Quais são os alimentos ricos em colágeno tipo 2? Descubra agora. São Paulo, 7 de janeiro de 2021.

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

38 comentários em “Pé de galinha tem colágeno? E gelatina?”

  1. Só tem um detalhe, o colágeno é uma proteína, e por ser uma molécula grande, ele não é absorvido pelo organismo. Ele é quebrado pra poder ser absorvido, e pode acabar virando outras substancias no organismo.

    1. Olá Juliana, tudo bem?

      Sim Juliana. Entretanto, se o colágeno tiver peptídeos bioativos será diferente 🙂

      Os peptídeos bioativos é a proteína de colágeno submetida a dois processos de quebra. O primeiro processo, assim como descrito para a forma hidrolisada, é a hidrolise térmica, onde a proteína é quebrada em peptídeos. Em seguida vem o segundo processo, a hidrólise enzimática, onde são quebrados em partes menores, denominados peptídeos bioativos, os quais são conseguem orientar o corpo a produzir um tipo de colágeno específico.

      Devido o baixo peso molecular e alta biodisponibilidade, os peptídeos bioativos apresentam uma absorção e ação no organismo superior à proteína de colágeno em sua forma original, além de serem específicos na produção de algum tipo de colágeno. 🙂

  2. Galera, se informem mais antes de sair atacando as pessoas só porque vocês não gostaram do que leram. Querem se entupir de pé de galinha ok. Mas não agridam as pessoas. Nenhum alimento é milagroso. Depende de muitas variáveis. Da sua carência de aminoácidos, vitaminas e minerais, dos seus objetivos de saúde e estética e do quanto você quer otimizá-los.

    1. Oi Gisele, tudo bem?
      Sim. O pé de galinha tem todos os tipos de colágeno, inclusive o tipo 1 e o tipo 2.

      Mas não é possível saber o quanto de colágeno seu corpo consegue absorver ao ingerir o pé de galinha. Porque muitos fatores que vão desde o modo de preparo até a cocção, podem interferir na absorção do colágeno. Além disso, ao ingerir colágeno de alimentos, nosso corpo degrada a proteína e produz novas proteínas de acordo com a necessidade do metabolismo, podendo não produzir especificamente o colágeno tipo 2 ou tipo 1.

      Por isso que os suplementos específicos foram desenvolvidos.

      Outro ponto é que o colágeno precisa ser consumido em quantidades satisfatórias todos os dias, e não acredito que alguém consiga comer pé de galinha todos os dias.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação.

  3. https://www.equipemaissaude.com/pe-de-frango-e-saudavel/
    Então, no site citado acima, constam uma reportagem médica que fala justamente o contrário do que vocês estão falando… Será que é porque vocês estão a vender esse nutriente (colágeno, entre outros) em cápsulas???? Achei bem duvidoso esses comentários de vocês… Principalmente a intenção, então gostaria de saber se há algum argumento que possa desmerecer a reportagem do outro site que fortaleça a autoridade de vocês sobre o assunto.
    Grata
    . Alessandra

    1. Alessandra, como você está?

      Nossos conteúdos todos são feitos com estudos científicos que possuem comprovação, feitos por instituições nacionais e/ou internacionais. No final do nosso conteúdo você poderá ver todas as referências e estudos que comprovam os argumentos do texto. Acredito que eles sejam as fontes mais confiáveis que você pode conferir. 😉

      Não fazemos conteúdo comercial, e sim informativo. Inclusive somos contra empresas que fazem conteúdos apelativos e enganosos com a intenção de vender. Nossa intenção é informar, instruir e ajudá-los a fazer boas escolhas.

      Espero ter lhe ajudado!

      Abraços

  4. Você falou besteira. Claro que o colágeno natural do pé de galinha(tipos 1e 2) é o melhor colágeno. Não este aí que usa “tecnologia” para quebrar e fabricar o colágeno…artificialmente.

    1. Oi Margarida, tudo bem?

      Depende! Não é que um seja melhor do que o outro e sim qual é o benefício que cada um promove ao seu organismo, bem com qual é a necessidade do seu organismo no momento.

      Comer nutrientes naturalmente dos alimentos é realmente muito bom para a saúde, porém quando pensamos na necessidade de promoção de benefícios específicos, a ciência e a tecnologia já evoluiu para comprovar que o uso de suplementos específicos é melhor dos que ingerir um alimento rico em colágeno e esperar que estará consumindo a quantidade certinha que seu corpo precisa todos os dias.

      Segue algumas sugestões de estudos para você se atualizar e entender melhor a diferença entre consumir alimentos ricos em colágeno versus o cuplemento de colágeno:

      Zague, V. A new view concerning the effects of collagen hydrolysate intake on skin properties. Arch Dermatol Res 300, 479–483 (2008). https://doi.org/10.1007/s00403-008-0888-4

      SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, p. 530-539, 2012.

      GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, v. 8, n. 2, p. 190-206, 2015.

      PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

      PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

      SCHUNCK, Michael et al. Dietary supplementation with specific collagen peptides has a body mass index-dependent beneficial effect on cellulite morphology. Journal of medicinal food, v. 18, n. 12, p. 1340-1348, 2015.

      ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

      HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

      PADOVANI, Renata Maria et al. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Revista de Nutrição, 2006.

      Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação =).
      Abraços!

    2. Boa resposta. Concordo com você plenamente.Os pés de galinha são os melhores colágenos.Ok! Essas pessoas só pra vender os seus produtos fazem marketing. Valeu por existir pessoas que não se deixar ser enganados

      1. Oie Vanda, tudo bem? As pessoas que dizem isso provavelmente nunca tomaram rsrs. O colágeno é mega importante e traz diversos benefícios excelentes para o corpo. Todos os nosso produtos foram desenvolvidos com base em estudos atualizados e podemos garantir que todo mundo que já consumiu colágeno em algum momento da vida, principalmente o nosso, adorou os resultados 😉

    3. Margarida vc está certíssima. É um absurdo, essa mulher afirmar que o colágeno do pé de galinha não tem efeitos bons. Isso, é porque ela quer vender o dela, que é MARAVILHOSO. Tá, bom mesmo, engana a gente que a gente gosta. Parabéns Margarida ?

      1. Barbara, tudo bem?

        Nossos artigos são baseados em estudos (você pode ter acesso as referências das informações do post no final da página) e o objetivo do post é levar conhecimento e informação sobre o colágeno e suas fontes de consumo. Você pode confirmar essas informações com seu médico ou nutricionista. A Doutora Priscila que aparece no vídeo é mestre em ciências e de forma alguma o intuito nem dela e nem da Vhita é trazer informações enganosas para te induzir a compra. Estamos a disposição se tiver algum dúvida. Abraços.

        1. “Muitas pessoas utilizam alguns alimentos de origem animal para repor o colágeno no corpo, mas o consumo desses alimentos como pé de galinha e gelatina, assim que entram no nosso organismo são processados como proteínas sem ação específica para a pele ou articulações. Mas se sua intenção é consumir o pé de galinha para aumentar a quantidade de proteínas da sua dieta, é uma boa ideia!
          Até escrevemos sobre isso no nosso blog, da uma olhadinha: https://blog.vhita.com.br/pe-de-galinha-tem-colageno/‘

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