Pular para o conteúdo
Home » Quanto tempo o colágeno leva para fazer efeito?

Quanto tempo o colágeno leva para fazer efeito?

quanto tempo leva para o colágeno fazer efeito
5 minutos de leitura

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo e sua suplementação têm benefícios para diversos tecidos. No entanto, é necessário saber qual resultado final você espera para escolher o tipo certo de colágeno.

Um colágeno para as articulações é diferente de um colágeno para a pele, e, consequentemente, cada tipo tem um tempo de atuação específico. Descubra a seguir quanto tempo leva para o colágeno fazer efeito de acordo com seu objetivo.

Por quanto tempo devo tomar colágeno?

Para efeito na pele

O efeito da suplementação de 2,5g por dia de colágeno verisol foi observado a partir de 8 semanas (2 meses). Os  estudos científicos mostram benefícios tanto para a melhora da elasticidade e firmeza da pele quanto para a redução das rugas.

Mas atenção! O ideal é que você não pare a suplementação, pois a partir dos 25-30 anos nós diminuímos a produção de colágeno.

Portanto, para a manutenção dos benefícios do colágeno o uso deve ser contínuo. Um tempo seguro de pausa para não perder os benefícios, caso seja necessário, é de 30 dias a cada 2 meses de suplementação.

Para prevenir e tratar a celulite, o consumo do mesmo tipo de colágeno e também com a dose de 2,5g/dia apresenta os primeiros sinais após 3 meses de suplementação e a melhora mais acentuada das “ondulações” após 6 meses.

Para as unhas

Para quem sofre de problemas com unhas quebradiças, ásperas e com descamação, a suplementação diária de 2,5g/dia com o colágeno Verisol para unhas estimulou o crescimento e ainda diminuiu as quebras. 

De fato, 64% dos participantes obtiveram uma melhora clínica global nas unhas quebradiças e 88% dos participantes experimentaram uma melhora 4 meses após o tratamento.

Para o cabelo

Da mesma forma que pele e unhas se beneficiam da suplementação de colágeno verisol, a dosagem diária de 2,5 g de péptidos bioativos do colágeno tipo 1 por 16 semanas (4 meses) também é vantajoso para o cabelo.

Logo depois dos 4 meses, como resultado da suplementação com o colágeno específico, ocorre um aumento na espessura do cabelo e efeitos benéficos na proliferação de células foliculares de maneira significante.

Quanto tempo leva para o colágeno fazer efeito no ganho de massa muscular?

O colágeno pode ser indicado para o ganho de massa muscular em mulheres e homens, bem como para prevenir e tratar a sarcopenia em idosos, além de ser indicado no pós-cirurgia bariátrica e plástica.

Os peptídeos específicos do colágeno tipo 1 contêm os aminoácidos arginina e glicina, responsáveis por estimular a síntese de creatina no organismo, e por isso são tão importantes para a saúde dos nossos músculos.

A suplementação de 15 gramas/dia de peptídeos específicos de colágeno tipo 1, associado a um programa de treino resistido (musculação), por 12 semanas, melhorou a composição corporal, aumentando a massa magra e a força muscular.

Com quanto tempo o colágeno começa a fazer efeito para a saúde das articulações?

O colágeno tipo 2 é importante para a saúde das nossas articulações. Os estudos científicos mostram que, em média, os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

Um estudo publicado em 2017 mostrou que atletas com dor no joelho suplementados com  5g de peptídeos de colágeno bioativos por dia durante 12 semanas apresentaram uma melhora significativa da dor.

Além disso, outro estudo envolvendo voluntários com osteoartrite mostrou que o consumo diário de 40 mg de colágeno tipo II não desnaturado (UC II) por 180 dias foi capaz de melhorar dor, rigidez e função física.

Em relação ao colágeno tipo 2 a resposta é mais individual então fica aqui a dica de escolher um bom produto e consumir o suplemento diariamente para obter o resultado desejado entre 3 e 6 meses.

Quer saber mais?

Referências:

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

VHITA. Qual é o melhor colágeno hidrolisado para a pele, unhas e cabelos?. São Paulo, 5 de novembro de 2020.

VHITA. Colágeno para os músculos – O que você precisa saber. São Paulo, 16 de abril de 2019.

VHITA. Colágeno tipo 2 para prevenir artrose. São Paulo, 9 de agosto de 2019.

3.9/5 - (11 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

34 comentários em “Quanto tempo o colágeno leva para fazer efeito?”

    1. Fernanda, tudo bem?

      Não conhecemos essa marca/produto. Recomendamos que entre em contato com a empresa que você adquiriu o produto para verificar em quanto tempo tomar para ver os primeiros resultados. 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.