O colágeno é uma das proteínas mais importantes e responsáveis pela elasticidade e rigidez da pele, estando presente em cerca de 25% do nosso corpo. Além disso, o nutriente é encarregado por realizar inúmeras outras funções, como o auxílio na saúde óssea e das articulações, melhora na aparência da pele, redução das rugas e outros diversos benefícios. Para conhecer melhor essa proteína e entender sua ação no corpo, continue lendo o post!

O que é peptídeo bioativo de colágeno?

Os peptídeos bioativos de colágeno são pequenas estruturas obtidas a partir da hidrólise enzimática e térmica da proteína do colágeno. Esse processo é capaz de quebrar a molécula de colágeno em pequenas partes — menos de 50 aminoácidos — chamadas de peptídeos.

Como vantagem ao tradicional colágeno hidrolisado, nesse caso o organismo é capaz de absorver o nutriente muito mais rápido, resultado do baixo peso molecular e alta biodisponibilidade que apresentam.

Em seguida, os peptídeos são selecionados de acordo com seu perfil e peso molecular, para que possuam uma compatibilidade maior com o corpo de quem os consome. Por isso, todos os peptídeos bioativos são classificados como não alergênicos.

 

Quando suplementar colágeno?

A pele é o maior órgão do corpo humano e é afetada de forma visível durante o processo fisiológico do envelhecimento. Isso acontece porque com o passar dos anos, nosso metabolismo naturalmente diminui a produção de colágeno do tipo 1, esse fator associado com a exposição aos raios solares, poluição e outras condições da rotina, danifica alguns elementos do corpo.
 

A suplementação do colágeno, por sua vez, pode ser indicada após os 25 anos de idade, quando o corpo humano começa a perder sua capacidade de produzir a substância ou há a necessidade de uma dieta rica em colágeno para tratamento das cartilagens, prevenção de rugas e outros motivos. 

Colágeno qual o melhor

Os praticantes de atividades físicas (principalmente de alto impacto, como corrida, tênis e ginástica olímpica) ou pessoas com sobrepeso, que sofrem com o estresse mecânico dos movimentos, também são candidatos ideais para a suplementação de peptídeos bioativos de colágeno tipo 2, já que seu consumo pode proteger as articulações e evitar futuras dores. Veja algumas vantagens dessa proteína a seguir:

 

1. Diminui a celulite

Um estudo realizado com 105 mulheres entre 24 e 53 anos, durante 3 meses, mostrou uma diminuição na pontuação da celulite quando os peptídeos bioativos de colágeno foram utilizados. Essa diminuição prosseguiu também pelos 3 meses seguintes. Ao final dos seis meses, era possível notar uma melhora na ondulação da coxa enquanto as mulheres estavam de pé, e uma superfície mais suave quando deitadas. Já em questões da superfície da pele, a ondulação relativa diminuiu em 2% nas mulheres tratadas com peptídeos bioativos de colágeno. 

2. Melhora as articulações 

O passar do tempo não afeta somente os nutrientes do nosso organismo. As articulações, por exemplo, também são afetadas pelo processo do envelhecimento. Regiões como cotovelos, joelhos, ombros e quadris podem sofrer com esse desgaste e precisar de fortalecimento. 

Os peptídeos bioativos de colágeno tipo 2 são uma ótima solução para quem sofre com problemas como inflamação nas articulações, artrose e sobrepeso, que acaba por sobrecarregar essas regiões com os movimentos. No mais, também é uma opção na hora de prevenir possíveis lesões.
 

3. Atua direto na pele 

Para combater rugas e retardar o envelhecimento, mantendo a pele hidratada e mais bonita por um tempo prolongado, o uso de peptídeos bioativos de colágeno pode ser bastante benéfico e eficaz, dando firmeza e resistência para a pele não somente do rosto, mas do corpo todo.
 

4. Fortifica unhas e cabelos

As estruturas das unhas e dos fios de cabelo são formadas principalmente por proteínas. Dessa forma, o consumo diário de colágeno auxilia em seu fortalecimento, deixando-os mais brilhantes e com maior resistência. 

Quer conhecer um colágeno de altíssima qualidade e aproveitar os melhores benefícios que ele pode entregar para a sua pele? Confira 5 diferenciais do melhor colágeno para a pele! 

Conheça o melhor colágeno para a sua pele