Existem várias formas diferentes da suplementação de colágeno, colágeno em cápsula, comprimido em pó e goma.

O fato é que a indústria de suplementos desenvolveu formas para atender a todos os públicos. Já que seus benefícios são de grande interesse da população.

Veja algumas dicas que podem te ajudar a escolher o melhor colágeno para a pele:

Qual a quantidade ideal para o consumo?

Para saber as quantidades que você precisa ingerir de suplemento, primeiro é necessário entender que existem vários tipos de colágeno.

Se ainda possui dúvidas sobre qual o colágeno suplementar, espia esse nosso texto e volte aqui para saber recomendações. Lembrando que para cada colágeno há recomendações diferentes, portanto, é importante que saiba qual irá te ajudar antes de comprar.

As doses recomendadas para cada tipo de suplemento também são diferentes. O ideal é consultar um profissional da saúde e seguir a recomendação da porção sugerida no rótulo do produto.

Na maioria dos suplementos, a recomendação diária sugerida é:

  • 2,5 g para o Colágeno hidrolisado específico Verisol.
  • 10 g para os Colágenos hidrolisado não específico e para os específico do tipo 2.
  • 15 g para o Colágeno hidrolisado específico Bodybalance.

Veja na tabela a seguir um resumo sobre os tipos de colágeno, a dose recomendada de uso, para quê serve e como tomar:

Colágeno em cápsula é melhor?

Outro fator que irá influenciar nas quantidades indicadas do consumo é a apresentação do suplemento. Isso acontece pois a quantidade de proteína que pode ser armazenada em um comprimido não é a mesma que em uma cápsula. E isso pode afetar diretamente no resultado que o suplemento terá no seu corpo. Saiba porque:

Cuidados antes de tomar colágeno em cápsula

Para explicar este ponto, vamos usar como exemplo o Verisol®, o suplemento específico para pele, cabelo e unhas.

Foram realizadas diversas pesquisas para estabelecer a quantidade correta de consumo do suplemento para que ele realize os benefícios prometidos, e então, como dito acima, foi concluído que o ideal é ingerir uma quantidade de 2,5g de Verisol por dia, associado com uma alimentação equilibrada.

O ponto é que muitas empresas utilizam os benefícios do nutriente para vender seus produtos porém não entregam a quantidade necessária para que as mudanças aconteçam.

Existem algumas marcas atualmente que vendem cápsulas com 500mg de colágeno Verisol. Porém, a recomendação sugerida é de 4 unidades ao dia, resultando em 2g de colágeno, e essa quantidade é inferior a recomendada para promover benefícios.

Normalmente às quantidades recomendadas são apresentadas em forma de comprimido. Porque, como dito acima, neles cabem uma dose maior de colágeno do que nas cápsulas. No entanto, é muito importante estar atento à esta situação, pois ela pode acontecer com outras apresentações e tipos de suplemento.

Posso consumir mais que 2,5g de Verisol® por dia?

A resposta é sim, você pode, no entanto não há necessidade pois, segundo estudos, os benefícios do colágeno serão obtidos da mesma maneira que suplementando com 2,5g.

Algumas marcas disponibilizam doses de 2,7g de Verisol® como forma de garantia de que será consumido a quantidade adequada. Uma dica de suplementação confiável é o Collagen Vhita, ele possui certificação e estudos científicos comprovando seus benefícios.

Quer saber mais?

 

Referências:

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

ITO, Naoki; SEKI, Shinobu; UEDA, Fumitaka. Effects of Composite Supplement Containing Collagen Peptide and Ornithine on Skin Conditions and Plasma IGF-1 Levels—A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Marine drugs, v. 16, n. 12, p. 482, 2018.