Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Colágeno | Tudo o que você precisa saber

Colágeno | Tudo o que você precisa saber

mulher negra mostrando os efeitos da niacinamida na pele
14 minutos de leitura

Você sabia que das proteínas que compõem nosso corpo, 30% delas são fibras de colágeno?

E que sinais que adquirimos com a idade como as rugas, pele flácida, artrose e a perda de músculos são causadas por uma redução dessas fibras?

Entenda abaixo tudo o que você precisa saber sobre colágeno, sua função e suas fontes. 

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína fibrosa e abundante no corpo humano. Existem 27 diferentes tipos de colágeno, variando de acordo com o tecido ou órgão que atua.

É produzido por células conhecidas como fibroblastos ou condrócitos, cuja função é construir proteínas e outros componentes da matriz extracelular.

Ele é encontrado principalmente nos tendões, ossos, veias, cartilagens, dentes, pele, músculos dos animais e seres humanos. Assim, os alimentos fontes de colágeno são os de origem animal.

Existem diferentes maneiras de se obter a proteípara o consumo, ele pode ser encontrado naturalmente em alguns alimentos, em suplementos não específicos (hidrolisado) e específicos (peptídeos bioativos).

Colágeno para que serve?

A principal função do colágeno, assim como de outras proteínas fibrosas, é construir e manter a estrutura de órgãos e tecidos. O motivo pelo qual o colágeno se destaca é sua abundância em relação às outras proteínas.

O colágeno representa cerca de 25 a 30% das proteínas do corpo humano.

É fundamental que ele esteja disponível em quantidades suficientes para facilitar a regeneração da pele e cicatrização de feridas, fortalecer a união das células e promover firmeza, elasticidade e hidratação da pele, articulações e músculos.

O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso metabolismo. Entretanto, o excesso do consumo de açúcares e gorduras, bebidas alcoólicas e cigarro, e a exposição solar contínua sem o uso de filtro protetor, são fatores que diminuem a sua produção.

Além desses estressores, nosso organismo sofre naturalmente a redução da produção e aumento da degradação de colágeno com o passar da idade. 

Quais as fontes de colágeno?

O colágeno pode ser encontrado em alimentos de origem animal como: ovos, ostras, carnes vermelhas, frango e peixes, e por suplementação: em pó, comprimidos ou gomas.

O mais indicado para manutenção da saúde, é ter hábitos alimentares que permitam o consumo de alimentos fontes e, a depender de características do seu estilo de vida, incluir uma suplementação específica adequada ao seu perfil.

Existem vários tipos de suplementos de colágeno comercializados atualmente, portanto, é importante entender que não são todos iguais.

O colágeno é uma proteína bem versátil, seus diferentes tipos podem atuar em conjunto ou separados, a depender de cada tecido biológico.

Dessa forma, os suplementos possuem diferentes categorias e podem ser direcionados para uma área do corpo específica.

Alimentos fontes de colágeno

O colágeno natural que obtemos dos alimentos de origem animal, precisam ser quebrados e absorvidos para estimular a produção de proteínas inespecíficas para o metabolismo de quem o consome.

Isso significa que após a ingestão de alimentos ricos em colágeno, nosso corpo precisa realizar vários processos até a produção de colágeno próprio, ou de outra proteína que ele esteja precisando.

Primeiramente, o colágeno é degradado em pedaços menores para absorção, depois esses pedaços menores são novamente quebrados por enzimas, e, depois disso, são direcionados a formar uma proteína qualquer, podendo ou não ser colágeno.

O consumo de alimentos ricos em colágeno é indicado para todos que procuram por uma alimentação saudável.

Por ser uma proteína, ajuda na manutenção da massa magra e oferece saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento e recuperação de processos cirúrgicos.

Quando começar a tomar colágeno?

A queda na produção própria do corpo de colágeno começa geralmente aos 25 anos, quando começamos a perder cerca de 1% da concentração de colágeno por ano.

Se nessa idade a pessoa tiver uma alimentação balanceada, adequada em proteínas, ainda não é necessário a suplementação.

Por outro lado, se houver abuso de exposição solar, consumo em excesso de carboidratos, bebidas alcoólicas, cigarro e estresse, é a hora de considerar a suplementação para prevenir os sintomas do envelhecimento. 

Esses sintomas de envelhecimento consistem em unhas e cabelos mais frágeis, rugas e estrias na pele, perda de massa magra, enfraquecimento dos ossos e articulações.

Começar a tomar colágeno também pode ser indicado sem precisar considerar a idade para pessoas que praticam atividade física intensa ou com frequência, com a finalidade de evitar o desgaste das articulações.

Além disso, pode ser um ótimo aliado no processo de regeneração e cicatrização de lesões causadas por fraturas ou pós cirurgias. No geral, a suplementação de colágeno é indicada nesses casos:

  • Praticantes de atividades físicas intensas.
  • Pessoas que se queixam de dores nas articulações ou sofrem de problemas como artrose, artrite e desgastes da cartilagem.
  • Pacientes em processo de recuperação de quedas, lesões musculares, fraturas e cirurgias.
  • Para aqueles que desejam evitar o envelhecimento precoce e manter a beleza da pele.
  • Indivíduos com apresentam queda de cabelos e unhas fracas.
  • Idosos que possuam uma alimentação baixa em proteína, problemas de dentição e/ou deglutição.

Colágeno qual o melhor?

Para poder definir os tipos de colágeno, primeiro é preciso entender que existem vários tipos de colágeno e, dentre esses, não há um colágeno que seja melhor do que outros, mas sim o que melhor atende às suas necessidades do momento.

Comercialmente eles se diferenciam em tipos de acordo com a estrutura e predominância no tecido que atua, podendo ser classificados em: colágeno hidrolisado e colágeno hidrolisado específico (peptídeos bioativos), o qual, por sua vez, ainda é caracterizado de acordo com algumas classes em: tipos 1 e 2.

Colágeno Hidrolisado

É um produto feito a partir de um procedimento industrial, onde a proteína de colágeno geralmente é extraída do couro de suínos ou bovinos e transformada em pedaços menores para facilitar a absorção do nosso metabolismo.

Esse processo industrial quebra a proteína por uma etapa conhecida por hidrólise térmica, a qual é induzida por altas temperaturas e modifica a estrutura em pedaços menores.

Esse tipo de colágeno não possui especificidade e, assim como o colágeno natural que absorvemos dos alimentos, as enzimas do nosso corpo quebram novamente e direcionam a produção de proteínas inespecíficas para onde estiver mais precisando.

A diferença entre eles é que a absorção pelo nosso metabolismo é mais rápida quando se consome colágeno hidrolisado.

Peptídeos bioativos – Colágeno hidrolisado específico 

Os peptídeos bioativos de colágeno foram desenvolvidos a partir do colágeno hidrolisado.

Ou seja, a proteína de colágeno é submetida ao processo de hidrólise térmica, mas, depois disso, passa por uma segunda quebra, conhecida como hidrólise enzimática.

Essa segunda etapa transforma o colágeno hidrolisado em peptídeos específicos que conseguem direcionar a produção de um tipo de colágeno para uma determinada região do corpo.

Os peptídeos bioativos são absorvidos com maior facilidade pelo organismo e são específicos para alguma região do corpo, podendo ser um dos 27 tipos existentes.

As pesquisas comprovam que os peptídeos bioativos de colágeno são melhor aproveitados pelo organismo e são específicos para alguma região.

Qual o melhor colágeno para pele, cabelo e unhas?

Colágeno Verisol  é  o nome comercial dos peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1 específicos para a pele, unhas e cabelos, pois é o principal colágeno presente nessas regiões. 

O Verisol autêntico foi desenvolvido por uma empresa alemã chamada Gelita e é o que possui maior volume de estudos publicados comprovando os benefícios promovidos na saúde e estética da pele.

É indicado para mulheres e homens a partir dos 25 anos para prevenir ou tratar os sinais do envelhecimento. É recomendado o consumo de 2,5 g de Verisol ao dia.

A depender do metabolismo de cada indivíduo, os resultados podem ser percebidos entre 8 a 24 semanas de suplementação comprovado por estudos científicos.

O ideal é que seu uso seja contínuo, permitindo pausas de até um mês a cada 2 meses de suplementação.

Veja os benefícios comprovados pelo uso do Verisol:

  • Redução das rugas

O primeiro estudo clínico que comprovou a eficácia da suplementação oral com Verisol foi publicado em 2014.

Nele, os pesquisadores observaram que a ingestão diária de 2,5g ou 5g dos peptídeos bioativos durante 8 semanas, melhorou a elasticidade, hidratação e aspecto áspero da pele de 69 mulheres com idades entre 35 a 55 anos.

Outro estudo reforçou esse resultado, mostrando que 2,5g de verisol por 8 semanas reduz a profundidade das rugas, promove maior firmeza e elasticidade da derme.

Além disso, uma biópsia da pele dos participantes mostrou os mecanismos moleculares relacionados com esse resultado.

Assim, foi visto que a suplementação estimula maior síntese de procolágeno 1 (células precursoras de colágeno), elastina e fribrina (componentes da matriz extracelular).

Todos os componentes citados são produzidos por fibroblastos presentes na derme, atribuindo o benefício da suplementação com a maior capacidade funcional dessas células.   

  • Unhas mais fortes

As unhas descamadas e quebradiças podem ser um problema estético para homens e mulheres.

No entanto, um estudo publicado pelo Journal of Cosmetic Dermatology comprovou que 3 meses de suplementação com Verisol, fortalece e estimula o crescimento de unhas.

  • Cabelos macios e hidratados

Além do fortalecimento das unhas, o Verisol ajuda a proteger e hidratar os cabelos, reforçando os estoques de queratina, uma proteína que forma uma película protetora em cada fio, e retém a umidade das madeixas, melhorando a hidratação e maciez.

  • Combate às celulites

A celulite é o resultado do acúmulo de gordura que aparece com mais facilidade nas coxas, bumbum e abdômen. É algo que incomoda muitas mulheres.

Com a hipótese de que o fortalecimento e a restauração das camadas mais profundas da pele poderia reduzir a celulite, foi feito um estudo com 105 mulheres com idades entre 24 e 53 anos, que consumiram 2,5g de Verisol todos os dias, durante 6 meses.

O resultado comprovou a hipótese! A suplementação com Verisol® pode ajudar a reduzir o grau da celulite em mulheres com peso adequado a sobrepeso, em mulheres com diagnóstico de obesidade foi visto uma tendência de melhora.

Qual o melhor colágeno para os músculos?

O melhor colágeno para os músculos é o Colágeno Bodybalance. Ele é feito a partir de várias quebras dos peptídeos de colágeno do tipo 1 e estimula o metabolismo dos músculos.

Embora não possua grandes quantidades de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) e lisina, oferece grandes quantidades de arginina e glicina, responsáveis por estimular a síntese de creatina no organismo. 

É indicado para induzir o ganho de massa magra em mulheres e homens, como opção de pós-treino, para prevenir e tratar a sarcopenia em idosos e para pós cirurgia bariátrica e estética. 

A dose diária indicada é de 10g de colágeno Bodybalance para obter os benefícios mencionados do melhor colágeno para os músculos.

Um estudo comparou as propriedades do colágeno hidrolisado e da proteína do soro do leite sugerindo que o consumo dessa combinação de proteínas poderia potencializar o ganho de massa magra.

Tanto em idosos, atletas, indivíduos em recuperação de cirurgias ou em tratamento de lesões, quando comparado com a ingestão apenas da proteína do soro do leite.

Foi visto que de fato, em conjunto, essas proteínas exibem maior potencial antioxidante, de estimular o sistema de defesa, reparar cartilagens e a matriz extracelular do tecido conjuntivo.

Mas, o bodybalance se mostrou superior a proteína do soro do leite na manutenção do balanço nitrogenado, um marcador de desnutrição proteica, em dietas com pouca proteína típicas de idosos e crianças. 

Qual o melhor colágeno para as articulações?

O colágeno tipo 2 atua especificamente nas articulações. É encontrado principalmente em cartilagens e articulações e é indicado para prevenir ou tratar lesões nessas regiões.

A prática de exercícios físicos regulares faz parte de um estilo de vida saudável, mas a maioria das atividades, quando realizadas com frequência ou excesso de intensidade ou de carga, provocam o desgaste das articulações.

Tanto que é comum praticantes de atividade física apresentar queixas de desconfortos em articulações como joelho, mãos, ombros e quadril. 

Outra causa de impacto que também pode prejudicar a saúde das articulações é a pressão exercida pelo excesso de peso.

Esses problemas devem ser evitados antes de evoluírem para doenças inflamatórias como artrose e artrite.

Em vista disso, os peptídeos bioativos de colágeno tipo 2 foram desenvolvidos para prevenir e tratar desgaste das articulações, seja para esportistas ou para quem está acima do peso.

Já foi comprovado que a ingestão de 10g ao dia de peptídeos bioativos de colágeno tipo 2, durante 3 meses, ameniza as dores articulares e, em um período de 1 ano de suplementação, pode regenerar a cartilagem em até 82%.

Assim, esse suplemento natural é uma alternativa eficaz para substituir o uso de analgésicos fortes, que podem atrapalhar o desempenho em exercícios e até evitar procedimentos cirúrgicos.

 A forma como os peptídeos bioativos de colágeno tipo 2 atua é a mesma dos outros tipo de colágeno, estimulam o metabolismo celular e a produção própria de colágeno específico para as articulações, o que a longo prazo vai repondo o colágeno perdido para fortalecer a região. 

Tipos de colágeno, para que serve e como tomar.

Quer saber mais?

Referências:

SILVA, Tatiane Ferreira da; PENNA, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, p. 530-539, 2012.

GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, v. 8, n. 2, p. 190-206, 2015.

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

SCHUNCK, Michael et al. Dietary supplementation with specific collagen peptides has a body mass index-dependent beneficial effect on cellulite morphology. Journal of medicinal food, v. 18, n. 12, p. 1340-1348, 2015.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

MCALINDON, T. E. et al. Change in knee osteoarthritis cartilage detected by delayed gadolinium enhanced magnetic resonance imaging following treatment with collagen hydrolysate: a pilot randomized controlled trial. Osteoarthritis and Cartilage, v. 19, n. 4, p. 399-405, 2011.

ABDULLAH, Muhammad; ATTIA, Fibi N. Vitamin C (Ascorbic Acid). In: StatPearls [Internet]. StatPearls Publishing, 2019.

PADOVANI, Renata Maria et al. Dietary reference intakes: aplicabilidade das tabelas em estudos nutricionais. Revista de Nutrição, 2006.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

18 comentários em “Colágeno | Tudo o que você precisa saber”

    1. Maria,

      O colágeno funciona como complemento do tratamento e não existem contraindicações para o consumo junto de outros medicamentos.
      Mas caso haja alguma dúvida, sugiro que solicite auxilio ao seu médico antes do consumo.

      Bjs! 😘

  1. Pingback: 3 prejuízos que o excesso de exercício pode causar

  2. Pingback: Colágeno hidrolisado | Para que serve? – Blog Vhita

  3. Pingback: Colágeno Verisol | Como tomar e dicas para o consumo – Blog Vhita

  4. Oi bom dia eu só nova aqui eu tenho 35 anos e to precisando de um colágeno mais não sei qual seria o mais indicado pois já ouvi alguns comentários que para iniciar o uso do colágeno tem que consulta primeiro um médico será necessário, Eu to com flacidez no pedaço e de baixo do queicho uma gordurinha que mim incomoda bastante queria tomar um colágeno mais não sei o certo qual vc poderia mim indica qual séria melhor pois nunca tomei nem um tipo de colágeno??

  5. Ana Lúcia Oliveira da Silva

    Bom dia! Eu tenho 38 anos e nunca tomei colágeno eu preciso muito, minha pele tá muito flácida no redor dos olhos e da boca. Qual o melhor colagino

      1. Olá! Primeiramente PARABÉNS pelo texto. Tenho artrite e também quero tomar o colageno para pele. É possível então encontrar o tipo 1 e 2 no mesmo produto?

        1. Oie Fabíola, tudo bem? Opa, pode sim! Cada colágeno atua de forma benéfica para tipos de tratamentos diferentes portanto não competem entre si e nem oferecem sobrecarga de suplementação, sendo assim, tá liberado tomar mais de um colágeno sem problema! É importante testar para saber se dessa forma é mais confortável para você! 🙂

    1. Pingback: Cuidados com a pele – Principais dicas para o cuidado diário | Mulheres de Quarenta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    2 × 4 =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.