Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como tomar vitamina C? Veja se deve tomar todos os dias!

Como tomar vitamina C? Veja se deve tomar todos os dias!

Qual melhor horário para tomar vitamina C
4 minutos de leitura

Consumir o suplemento de Vitamina C previne a deficiência do nutriente em nosso organismo e as doenças causadas por essa inadequação, além de diversos benefícios para a saúde, como melhora no sistema imunológico e na saúde da pele, cabelo  e unhas.

Caso você realize exercícios físicos e esteja se perguntando qual o melhor horário para tomar a vitamina C, é antes de praticar a atividade física, potencializando seu efeito antioxidante no nosso organismo.

Caso você não pratique exercícios, não existe um melhor horário para tomar vitamina C. O único ponto importante é que o consumo do suplemento seja feito todos os dias.

Pode tomar vitamina C em jejum?

Uma dúvida comum sobre como tomar a vitamina C é sobre seu consumo em jejum. Não há problema nenhum em consumir o suplemento em jejum.

Porém, também não há nenhuma evidência que comprove que  a melhor forma de tomar a vitamina C seja em jejum, ficando a seu critério escolher.

Pode tomar vitamina C junto com refeições?

Apesar de não fazer mal consumir em jejum, existem algumas estratégias do consumo de vitamina C que potencializa seus benefícios.

Por exemplo, é possível aumentar seu efeito antioxidante ao consumir o suplemento junto de alimentos ricos em vitamina A e E.

A vitamina C auxilia na absorção de ferro. Portanto, realizar a suplementação próximo a refeições principais, que geralmente contém fontes de ferro, adiciona um benefícios a mais do consumo da vitamina.

Ainda, é importante lembrar que a falta de vitamina C também contribui para o surgimento de anemias.

Pode tomar vitamina C todo dia?

A recomendação de consumo para esse nutriente é diário, junto a frutas e outros alimentos ricos nele, visando seus benefícios e correção de inadequações e deficiências. O consumo do suplemento de vitamina C dentro das recomendações (1000 mg) todos os dias é seguro.

Então, a única recomendação é escolher uma marca que ofereça a dosagem adequada da vitamina em sua porção.

A dose diária recomendada para suplementação de Vitamina C está presente em um comprimido da Vitamina C Vhita.

Por quanto tempo devo consumir vitamina C?

Se você está consumindo vitamina C para gripes e resfriados, a recomendação de consumo é manter a suplementação enquanto os sintomas durarem. Portanto, você deve fazer o uso contínuo dessa vitamina até se sentir bem novamente.

Se o objetivo são os benefícios da vitamina C para a pele e cabelos, a recomendação de consumo é de pelo menos 8 semanas com a dose de 1g ao dia. Para melhores resultados o uso não deve ser interrompido.

Além da dose e tempo de suplementação, é importante saber como comprar vitamina C, com atenção especial para a do suplemento. 

Qual a melhor Vitamina C?

Para ser considerado um bom suplemento de vitamina C ele deve ser na versão em comprimido, zero açúcar e o mínimo de ingredientes possíveis em sua composição. 

Essas recomendações são dos especialistas no assunto, para você não descuidar da sua saúde, e também da sua beleza. 

Mas não se esqueça, essas são recomendações gerais, que atendem a grande maioria da população. Porém elas não excluem uma avaliação individual para adequação do seu consumo de vitamina C e do restante da alimentação.

E aí? Quer continuar aprendendo sobre nutrição e investir ainda mais na sua saúde e no seu bem-estar? Então acompanhe a Vhita no Instagram!

Quer saber mais?

vitamina c

Referências

YANG, Jun et al. Vitamin C: Daily Requirements, Dietary Sources and Adverse Effects. HANDBOOK OF VITAMIN CResearch: DAILY REQUIREMENTS, DIETARY SOURCES AND ADVERSE EFFECTS, p. 237, 2009.

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

3.7/5 - (19 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

74 comentários em “Como tomar vitamina C? Veja se deve tomar todos os dias!”

  1. Bom dia! A médica me indicou a vitamina c em comprimido, mas só encontrei comprimido com ação prolongada. Tem diferença? Estou tomando vários remédios, posso tomar junto com o sulfato ferroso depois do café da manhã? Obrigada

  2. Francisca Chagas oliveira Freitas Barbosa

    Estou tomando o suplemento cystera a 4 meses é muito tempo devo parar ou não? E tomo o colágeno beauty da Nestlé já faz uns 7 meses . posso continuar tomando ,ou devo parar? muito obrigada .

    1. Francisca, tudo bem?

      Qual o seu objetivo em consumir o suplemento cystera ? Sobre o tempo do consumo do colágeno, se você estiver consumindo um colágeno puro o mesmo pode ser consumido por tempo indeterminado. Observe apenas se o consumo do produto te traz alguma sensação de mal estar, se sim, melhor interromper o consumo. Esperamos ter ajudado 🙂

  3. Boa noite !
    Pelo que entendi
    acho que o objetivo aqui e vender essa vitamina c vhita sempre citada em quase todas as respostas…
    Pois as respostas dadas pela Dra sempre são muito inconclusivas, vi várias pessoas perguntando se faz mal usar vitamina c por um período longo, e respostas não são objetivas …
    Faz ou não ???

    1. Luciana, tudo bem por aí?

      Esse blog foi criado com o intuito de levar conhecimento e informação com base em estudos científicos para as pessoas que se interessam sobre o assunto ou que precisam de ajuda para escolher melhor os suplementos e vitaminas para a sua saúde. Esse blog é da Vhita que oferece produtos de muito qualidade para a população. Temos produtos embasados em laudos técnicos e selos que certificação sua qualidade. Consideramos, até comprovamos em alguns dos nossos post, que a nossa vitamina C tem excelente qualidade e por isso indicamos, mas se o público prefere comprar uma vitamina de outra marca, não há nenhum tipo de problema! O importante é que o consumidor saia do blog bem informação e tenha esse senso crítico de analisar vitaminas e suplementos antes de sair comprando para consumo. Espero que tenhamos esclarecido sua dúvida. Abraços.

    1. Gi, tudo bem por aí?

      O consumo da vitamina C efervescente, não é a melhor forma de consumir vitamina C. Te digo porque: esse tipo de vitamina C possui muitos compostos químicos e corantes, o que não trás grande benefícios para saúde. Além disso, a quantidade de vitamina C (ou ácido ascórbico) presente no na sua composição, é muito pouco o que te obriga a consumir muito mais do produto aumentando o custo benefício. Ideal é consumir uma vitamina C com poucos ingredientes na fórmula e que possa apresentar laudo técnico, certificando sua pureza e qualidade. Dá uma olhadinha na página da vitamina C da Vhita, que possui tudo o que comentamos acima: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes

    1. Viviane, tudo bem por aí?

      Vitaminas com baixo teor de carboidratos não quebram o jejum intermitente. Mas tudo depende da qualidade de carboidratos que a vitamina pode apresentar na sua tabela nutricional. O zinco,não possui carboidratos e nem proteínas na sua composição, logo também não quebra o jejum.

  4. Olá boa noite, eu tomo vitamina c 1000mg e também d3 e k2 e magnésio malato coezima q10, l carnitina e d ribose tudo da solgar e astragalus, e fo ti he shou wu da marca now e também tomo cardioplus da Esi e as vezes também tomo astaxantina e resveratrol da solgar mas agora não estou a tomar e vou começar a tomar uma vesugem para fortalecer e limpar as arterias será que tudo isto pode prejudicar alguns órgãos? Obrigado Orlando

    1. Oi, boa noite. A minha mãe tem 63 anos, é hipertensa, tem glaucoma, osteoporose. Estou dando a ela zinco e vitamina c em cápsulas de Sidney Oliveira, 2 por dia. Além da vitamina D3 2.000un e k2. Tem algum problema? Todos da mesma linha SO.

      1. Jane! tudo bem por aí?

        Vitaminas de qualidade não devem trazer resultados negativos para a saúde. O ideal, por se tratar de uma pessoa que já carrega alguns problemas de saúde mais delicados é consultar o médico para saber se os produtos estão sendo consumidos da forma correta. Lá na Vhtita, você encontra vitamina C e D de alta qualidade, olha só: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes e https://www.vhita.com.br/products/vitamina-d3-capsulas

    1. Oii Flávia, tudo bem?

      As Vitaminas podem ser consumidos tanto no mesmo horário, quanto em diferentes! E os resultados, você começa a observar os resultados na imunidade e na pele em 30 dias. Mas isso depende também de como está seus cuidados com a pele =)

    1. Oii Rosana, tudo bem?

      Pode sim! Sem problema algum!

      ah o melhor horário para consumir, é longe das principais refeições. Pelo menos de 30 à 60 minutinhos antes ou depois, do café da manhã, almoço ou jantar =)

  5. Estou tomando vitamina c de uma grama com zinco e vitamina D ja tem uns três messes tem perigo de atacar meus rins? Ouvir dizer que a vitamina c causa pedra nos rins.

    1. Oie Regina, tudo bem?

      Você tem analisar principalmente a composição e formato da Vitamina C que está tomando, pois o melhor formato de consumo para Vitamina C é em tabletes, assim o melhor suplemento de vitamina C vai ter 1 g (1000 mg) de ácido ascórbico (nome químico da vitamina C) e um antiumectante de origem natural para evitar a degradação do suplemento e sem riscos de prejudicar a saúde.

      O açúcar ou qualquer outro aditivo não vai trazer mais qualidade, pelo contrário, o recomendado pelos médicos e nutricionistas é evitar produtos que acrescentam açúcar em sua composição e aditivos artificiais.

      Além de contribuir para o ganho de peso a longo prazo, esse açúcar e aditivos artificiais podem desenvolver mais riscos para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

      Então Regina para saber se realmente é o melhor suplemento de vitamina C, basta seguir esse passo a passo:

      ° Versão em cápsulas
      ° Dose de 1000 mg (1 g)
      ° 2 ingredientes no máximo (Ácido ascórbico + Aditivo alimentar de origem vegetal)
      ° Zero calorias

  6. Boa tarde, vc acha que vitamina C faz cair o cabelo? Se tiver em excesso? Eu tomo desde fevereiro, mais ou menos, foi qdo chegou o coronavírus na Holanda

      1. Jose, tudo bem?

        Que estranho, nesse caso procura consumir após comer algo ou vá ao médico para ele análisar o que pode estar acontecendo com você. 🥰

    1. Olá Rita, como vai?

      Sim, pode tomar Vitamina C. É um excelente suplemento e pode auxiliar na imunidade. Este conteúdo e este pode te ajudar! 😉

      O ideal é o consumo continuo, e por isso o correto é tomarmos pelo maior tempo possível

  7. Olá boa noite!
    Vi num artigo que adultos tem que tomar 75 mg à 100 por dia…
    Acima diz 1000mg ou 1 g.
    Sinceramente em termos de dosagem ainda sou leiga.
    Poderiam explicar qual é a dosagem para adulto/mulher ingerir ao dia a vitamina C ? Obrigada pela atenção.

      1. Estou tomando a Vit de A a Z, mas o percentual de Vit C é baixo,posso tomar mais Vit C ? Pode haver excesso e ofender alguma coisa no organismo ?

        1. Ana Maria, como vai?

          Fique tranquila. Como você mesma disse a concentração de Vitamina C é muito baixa e então você pode consumir Vitamina C sim! 😉

      1. Oi Nira, tudo bem?
        É possível sim. Desde que você escolha por suplementos de qualidade, não há nenhuma contraindicação ou risco para a saúde.

        São dois nutrientes que agem por mecanismos bem distintos no corpo.
        O ômega 3 é um gordura boa que atua promovendo benefícios principalmente para o coração e o cérebro.
        Já a vitamina C é um micronutriente que atua promovendo benefícios para o sistema imunológico e para a pele.

        Podem ser incluídos em uma mesma dieta. Podem inclusive ser tomados juntos, na mesma refeição, ou separados em horários diferentes ao longo do dia.
        O mais importante é escolher o produto certo e tomar a quantidade recomendada para cada um deles todos os dias.

        Sigo à disposição se puder ajudar com mais alguma informação
        Abraços!

        1. Nilda, tudo bem por aí?

          Depende! Se sua vitamina C foi prescrita por um médico, o ideal é seguir o tratamento que ele te recomendou. Vitaminas C com zinco geralmente são acompanhadas de muito outros componentes químicos, que tornam o produto pouco eficiente e com menor qualidade. Recomendamos que toma uma vitamina C com principal ativo o ácido ascórbico (que nada mais é do que a vitamina C na sua forma mais pura), pois está garantindo o consumo de um produto com muito mais qualidade e que vai trazer melhores benefícios para sua saúde. Dá uma olhadinha na Vitamina C da Vhita que é composto por ácido ascórbico: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes

            1. Olá Jamil, tudo bem?

              É recomendado o consumo da Vitamina C de liberação prolongada pela manhã, mas não é necessário esperar antes de realizar suas refeições. Consulte a bula do seu suplemento para verificar possíveis recomendações diferentes de consumo.🥰

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        8 + dez =


        The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.