Vitamina C: Para que serve, benefícios e como tomar.

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Você provavelmente já ouviu falar bastante desse composto e talvez até tenha tomado suplementos que a contenham. Mas para que serve a vitamina C? Descubra aqui quais são suas funções e benefícios.

Vitamina C

Vitamina C ou ácido ascórbico, é um nutriente essencial para o ser humano, o que quer dizer que ela não pode ser produzida pelo organismo naturalmente, é preciso ser consumida, por alimentação ou suplementação.

É uma vitamina hidrossolúvel (tem a capacidade de se misturar com água), que é absorvida pelo intestino e transportada pelo sangue. Pode ser encontrada em frutas e legumes ou em suplementos.

Para que serve vitamina C

Você já deve ter ouvido falar de alguns benefícios da vitamina C, por exemplo que é bom pra gripe ou que aumenta a imunidade, mas sabia que suas vantagens vão além? A vitamina C tem efeitos positivos na pele, cabelos, tratamento de câncer, sistema nervoso. Confira alguns benefícios:

Quais são os benefícios da vitamina C

Vitamina C para a pele

A vitamina C tem um papel importante na manutenção de uma pele bonita e jovem, pois contribui para a produção de colágeno no organismo. Veja alguns benefícios:

  • Melhora a aparência
  • Previne melanomas (câncer de pele)
  • Melhora a elasticidade
  • Protege a pele contra o envelhecimento
  • Protege contra os danos causados pela exposição solar

Vitamina C para o cabelo

Como a vitamina C atua na produção de colágeno, e o colágeno atua nas células do cabelo, ela também vai promover a vitalidade dos cabelos. Pode deixa-los com mais brilho, força e vitalidade e ainda impede sua queda.

Vitamina C e o câncer

A vitamina C pode matar algumas células cancerígenas, então a aplicação de altas doses injetáveis é recomendada para alguns pacientes com esse quadro. Mas atenção, essa aplicação só deve ser feita em ambientes hospitalares.

Vitamina C na gravidez

Algumas pessoas acreditam que o uso de vitamina C durante a gestação pode causar problemas à mãe ou ao bebe, inclusive causar abortos. Mas essas informações não são verdadeiras, pelo contrário, a vitamina C promove benefícios na saúde da mãe e do feto e reduz o risco de complicações na gravidez.

Vitamina C no sistema imunológico

O sistema imunológico consiste basicamente no sistema de defesa no organismo, e a vitamina C contribui para essa parte do corpo, já que atua impedindo o crescimento de vírus dentro do organismo. A vitamina C confere mais resistência às células de defesa, e é um aliado contra gripes e resfriados.

Vitamina C no sistema nervoso 

A função da vitamina C no sistema de defesa é mais conhecido, mas você sabia que ela também atua no sistema nervoso humano? A vitamina C está presente em alta concentração no sistema nervoso humano, auxiliando no funcionamento do cérebro. E dessa forma, ajuda a evitar doenças degenerativas como mal de Parkinson e Alzheimer. 

Fontes de vitamina c

Quando se fala em vitamina C, o primeiro pensamento que vem a mente provavelmente é a fruta laranja. Mas a laranja não é a fruta mais rica em vitamina C, existem outras frutas mais ricas.

As maiores fontes de vitamina C são: Acerola, mamão papaia, manga palmer, goiaba branca, mexerica, goiaba vermelha, caju, laranja baía, limão tahiti e kiwi. Também é possível encontrar vitamina C em algumas verduras e legumes, em menor concentração, como: pimentão, brócolis, rúcula, agrião e couve.

Como tomar vitamina C

A dose recomendada de suplementação de vitamina C é de 1g por dia, para que se obtenha todos os benefícios. Não existe consenso sobre qual melhor horário para se tomar, mas alguns médicos recomendam ingerir em jejum. 

É importante lembrar que a vitamina C é comercializada de algumas formas, nem todas são eficazes, confira quais são e qual a melhor

  • Pó: não é interessante, pois a exposição à luz e umidade podem fazer com que a concentração presente nesse suplemento diminua.
  • Líquida: usada para fins estéticos, mas não é recomendada, pois não penetra no sangue.
  • Injetável: uso apenas em ambientes hospitalares.
  • Comprimido: uso mais recomendável, contém as concentrações adequadas e é indicada por médicos.

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Referências:

COUTO, Meylene Aparecida Luzia; CANNIATTI-BRAZACA, Solange Guidolin. Quantificação de vitamina C e capacidade antioxidante de variedades cítricas. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 30, n. 1, p. 15-19, 2010. –

PADAYATTY, Sebastian J.; LEVINE, Mark. Vitamin C: the known and the unknown and GoldilocksOral diseases, v. 22, n. 6, p. 463-493, 2016.

MANELA-AZULAY, Mônica et al. Vitamin C. Anais brasileiros de dermatologia, v. 78, n. 3, p. 265-272, 2003.

CARR, ANITRA C.; MAGGINI, SILVIA. VITAMIN C AND IMMUNE FUNCTION. NUTRIENTS, V. 9, N. 11, P. 1211, 2017.

 
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