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Vitamina C: Para que serve, benefícios e como tomar

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Vitamina C: Para que serve, benefícios e como tomar

Você provavelmente já ouviu falar bastante dessa vitamina C e talvez até tenha tomado suplementos que a contenham. Mas, você sabe para que serve a vitamina C? Descubra aqui quais são suas funções e seus benefícios.

A vitamina C ou ácido ascórbico é considerada um nutriente essencial para o ser humano, porque ela não pode ser produzida pelo organismo naturalmente e por isso deve ser consumida por meio da alimentação ou da suplementação.

Além disso, a vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, tem a capacidade de se misturar com água, sendo absorvida pelo intestino e transportada através do sangue. Assim como a maioria das vitaminas, pode ser encontrada em frutas e legumes, e ainda na forma de suplementos.

Para que serve vitamina C?

Você já deve ter ouvido falar de alguns benefícios da vitamina C, por exemplo, que é boa para gripe ou que aumenta a imunidade, mas sabia que suas vantagens vão além? A vitamina C tem efeitos positivos na pele, cabelos, tratamento de câncer, sistema nervoso. Confira a seguir alguns benefícios:

Quais são os benefícios da vitamina C?

Vitamina C para a pele

A vitamina C tem um papel importante na manutenção de uma pele bonita e jovem, pois contribui para a produção de colágeno no organismo. Nesse sentido, veja alguns benefícios:

  • Melhora a aparência da pele,
  • Previne melanomas (câncer de pele),
  • Melhora a elasticidade,
  • Protege a pele contra o envelhecimento,
  • Protege contra os danos causados pela exposição solar.

Vitamina C para o cabelo

De fato, a vitamina C atua na produção de colágeno e o colágeno atua nas células do cabelo, e portanto ela também vai promover a vitalidade dos cabelos.

Em outras palavras, a vitamina C pode deixar as madeixas com mais brilho, força e vitalidade. E ainda mais, impedir sua queda.

Vitamina C e o câncer

A vitamina C pode matar algumas células cancerígenas, então a aplicação de altas doses injetáveis é recomendada para alguns tipos de câncer.

Mas atenção, essa aplicação só deve ser feita em ambientes hospitalares, pois dependendo do tipo de câncer a suplementação pode ter o efeito contrário.

Vitamina C na gravidez

Algumas pessoas acreditam que o uso de vitamina C durante a gestação pode causar problemas à mãe ou ao bebê, inclusive causar abortos.

Mas, essas informações não são verdadeiras, pelo contrário, a vitamina C promove benefícios na saúde da mãe e do feto, e reduz o risco de complicações na gravidez.

Vitamina C no sistema imunológico

O sistema imunológico consiste no sistema de defesa do nosso organismo, e a vitamina C atua conferindo mais resistência às células de defesa.

Portanto, o consumo adequado de vitamina C é importante para uma recuperação mais rápida em quadros de gripes e resfriados.

Vitamina C no sistema nervoso 

A função da vitamina C no sistema de defesa é mais conhecido, mas você sabia que ela também atua no sistema nervoso humano?

É isso mesmo, a vitamina C está presente em alta concentração no sistema nervoso humano, auxiliando no funcionamento do cérebro. E dessa forma, ajuda a evitar doenças degenerativas como mal de Parkinson e Alzheimer. 

Quais são as fontes de vitamina C?

Você sabe quais são os alimentos mais ricos em vitamina C? Pensou na laranja? Pois bem, há alimentos que tem vitamina C que talvez você nem imagine.

Dentre as maiores fontes de vitamina C encontramos a acerola, o mamão papaia, a manga palmer, a goiaba branca, a mexerica, a goiaba vermelha, o caju, a laranja baía, o limão tahiti e o kiwi.

Mas as fontes não param por aí, também é possível encontrar vitamina C em algumas verduras e legumes, como: pimentão, brócolis, rúcula, agrião e couve.

Aqui no blog nós temos um texto sobre os alimentos mais ricos em vitamina C , assim como um sobre as 10 frutas mais ricas em vitamina C, que tal dar uma olhadinha nesses textos e contar pra gente aqui nos comentários o que achou? (as referências você encontra aqui no final do texto).

Como tomar vitamina C?

A dose recomendada de suplementação de vitamina C é de 1g por dia, para que se obtenha todos os benefícios. Não existe consenso sobre qual melhor horário para se tomar, mas alguns médicos recomendam ingerir em jejum. 

É importante lembrar que a vitamina C é comercializada de algumas formas, nem todas são eficazes, confira quais são e qual a melhor:

  • Em pó: não é interessante, pois a exposição à luz e umidade podem fazer com que a concentração presente nesse suplemento diminua.
  • Líquida: usada para fins estéticos, mas não é recomendada, pois não penetra no sangue.
  • Injetável: uso apenas em ambientes hospitalares.
  • Comprimido: uso mais recomendável, contém as concentrações adequadas e é indicada por médicos.

Quer saber mais?

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Referências:

CARR, AC.; MAGGINI, S. Vitamina C e função imune (texto em inglês). Nutrients., V. 9, N. 11, P. 1211, 2017.

VHITA. Alimentos ricos em vitamina C. Blog Vhita. São Paulo, 3 de março de 2021. 

MANELA-AZULAY, M et al. Vitamin C. Anais brasileiros de dermatologia, v. 78, n. 3, p. 265-272, 2003.

PADAYATTY, SJ.; LEVINE, M. Vitamin C: the known and the unknown and GoldilocksOral diseases, v. 22, n. 6, p. 463-493, 2016.

VHITA. As 10 frutas mais ricas em vitamina C nos hábitos dos brasileiros. Blog Vhita. São Paulo, 3 de março de 2021. 

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

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