Benefícios do ômega 3| Atualizações 2020

| | ,

Você já ouviu algum nutricionista por aí falando que se tivesse que recomendar apenas um suplemento, seria o ômega 3? Então, isso tem um motivo. O ômega 3 promove diferentes benefícios para a saúde, mas, você sabe quais são eles?

Veja aqui os efeitos do ômega 3 para a saúde e as últimas atualizações dos estudos científicos publicados em 2020 dos benefícios para as mulheres!

Efeitos do ômega 3

A suplementação de ômega 3 traz benefícios para a saúde como um todo, desde o bom funcionamento do cérebro, até como tratamento de diferentes doenças crônicas e tantas outras comuns atualmente.

Por exemplo, a suplementação de ômega 3 vai agir tanto na proteção contra doenças, como Parkinson e Alzheimer, como no seus tratamentos, doenças essas comuns principalmente aos idosos. 

Um grupo de pesquisadores brasileiros (1) em 2018, realizaram uma grande revisão sobre as pesquisas já feitas com ômega 3 para a doença de Alzheimer. Nesse estudo, constataram que os pacientes com Alzheimer que faziam o uso da suplementação, tinham menor confusão e perda de memória do que aqueles que não suplementavam ômega 3.  

Do mesmo jeito, para o Parkinson, o ômega 3, ajuda a controlar o grau dos sintomas da doença, e se você combinar com vitaminas de ação antioxidante, como a vitamina E, os resultados são ainda mais evidentes.

Principalmente para a melhora da inflamação que ocorre na região do cérebro, o que diminui a intensidade da doença. Segundo os estudos, para esse benefício é necessário cerca de 3 meses de suplementação contínua (2).

Mais recentemente também confirmaram que o ômega 3 também é recomendado para pacientes com depressão e ansiedade. 

Além de todos esses benefícios, o ômega 3 é ainda mais famoso pelo efeito protetor da saúde do coração. Mas provavelmente você já sabe sobre isso, que a suplementação de ômega 3 inclui menores chances de infarto, melhora do colesterol e triglicérides, pressão arterial e ainda previne a formação de placas de gorduras nas artérias. 

Acha que acabou? Não, a suplementação de ômega 3 também é recomendada para pessoas que possuem diabetes, gestantes e crianças!

Benefícios do ômega 3 para mulheres – Pesquisas de 2020

Para as mulheres, uma pesquisa, agora de 2020, mostrou que diferentes diretrizes internacionais apoiam o uso da suplementação de ômega 3 para controlar os fogachos e suores noturnos, chamados tecnicamente de sintomas vasomotores (3). 

Outro benefício legal para as mulheres, é que agora em 2020 iniciaram as pesquisas com a suplementação de ômega 3 para mulheres que sofrem com dores causadas pela endometriose.

E mais uma vez, o ômega 3 foi relatado pela maioria das mulheres como algo que ajudou a aliviar os sintomas de dor causados pela endometriose.

Gostou? Já conhecia todos esses benefícios do ômega 3? Se você tiver ficado com alguma dúvida, não deixe de nos perguntar aqui na sessão de comentários! Nosso time conta com nutricionistas que estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas 😉 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade?

Referências:

1- CANHADA, Scheine et al. Omega-3 fatty acids’ supplementation in Alzheimer’s disease: A systematic review. Nutritional neuroscience, v. 21, n. 8, p. 529-538, 2018.

2- CIULLA, Michele et al. Role of dietary supplements in the management of Parkinson’s disease. Biomolecules, v. 9, n. 7, p. 271, 2019.

3- JURGENS, Tannis et al. A comparative analysis of recommendations provided by clinical practice guideline for use of natural health products in the treatment of menopause-related vasomotor symptoms. Complementary Therapies in Medicine, v. 49, p. 102285, 2020.

 
Anterior

Como tomar vitamina C? Veja dicas e recomendações

Tomar colágeno faz bem para a pele? Confira aqui

Próximo

Deixe um comentário