Principais benefícios do Ômega 3 | Dra. Priscila Gontijo

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O ômega 3 é uma gordura encontrada no óleo de peixes de regiões frias e em algumas sementes, esse nutriente traz vários benefícios para o corpo humano.

É uma gordura essencial, ou seja, não é produzida pelo nosso organismo, portanto, precisa ser ingerida, por meio de alimentos ou suplementos. Mas essa gordura é pouco presente na dieta da população.

Benefícios do ômega  3

Os benefícios do ômega 3 são retratados por milhões de pessoas ao redor do mundo. E vários estudos comprovam a eficácia desse nutriente, existem mais de 30 mil experimentos realizados nos últimos 35 anos sobre o ômega 3 (1,2).

Além de ser importante para a absorção de vitaminas (principalmente A, D, E e K) e de ser uma fonte de energia, o ômega 3 possui outras propriedades muito importantes para nossa saúde. Confira no infográfico abaixo os benefícios do ômega 3:

1 – Saúde do coração

Diversos estudos comprovam o efeito protetor do ômega 3 na saúde do coração. Dentre os benefícios estão: a regulação da pressão sanguínea, redução dos triglicerídeos (gorduras) e ação anti-inflamatória.

Esses fatores ajudam na prevenção e tratamento de várias doenças e na melhora dos níveis de colesterol ruim. Um estudo, da Sociedade Americana de Ciências Nutricionais, relacionou o consumo de peixe com a diminuição de gordura nas veias (2).

2- Saúde cerebral 

O DHA, que é um tipo de ômega 3, é incorporado pelas células dos neurônios, o que resulta em uma melhora da ligação dos neurotransmissores aos seus receptores, na prática, isso resulta uma melhora da comunicação entre as células cerebrais. (3)

O DHA também está relacionado com o estímulo da produção de hormônios como serotonina e dopamina, que estão relacionadas à sensação de bem-estar.

Sendo assim, é possível que o consumo adequado do ômega 3 melhore o controle das emoções e do humor do indivíduo, reduzindo sintomas depressivos e a ansiedade.

O ômega 3 foi relacionado com a depressão em 1998, quando cientistas notaram que pacientes que tinham a doença, contavam com níveis menores dessa gordura no sangue. Também foi visto que em países onde o consumo médio de peixe é mais alto, os casos de depressão são menos recorrentes.

O consumo de ômega 3 também evita doenças cerebrais, como Mal de Alzheimer, a Doença de Parkinson, que são comuns em idosos. 

3- Melhora a visão e o desenvolvimento cerebral infantil

Várias pesquisas mostraram que o ômega 3 é importante para o desenvolvimento cerebral na infância e no amadurecimento do cérebro. Essa gordura auxilia a memória e os processos de aprendizados. O ômega 3 também atua na melhora e proteção da visão em crianças.

4-  Prevenção de Diabetes Mellitus tipo 2

O ômega 3 aperfeiçoa a função da insulina, por isso ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Então, previne o diabetes tipo 2 e atua no tratamento de quem já tem a doença.

Em um estudo foi comprovado que a suplementação a base de óleo de peixes foi responsável por aumentar os níveis de adiponectina no sangue das pessoas que participaram da pesquisa, o que resulta na melhora da sensibilidade à insulina desses indivíduos.(4)

5- Contribui para a prevenção de alguns tipos de câncer

Consumir ômega 3 pode ajudar na prevenção do câncer de mama, de intestino e de próstata. Além disso, ele também previne a metástase, o que evita que as células cancerígenas se espalhem pelo corpo.

As gorduras EPA e DHA (ácido eicosapentaenoico e ácido decosahexaenoico), presentes em alguns alimentos e suplementos, podem ter um impacto significativo no câncer, isso porque podem impedir a formação de células cancerígenas, retardar o crescimento de tumores e aumentar a eficácia da radioterapia e de drogas quimioterápicas.

6- Fortalece o sistema imunológico

O ômega 3 também tem uma atuação no sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa contra agentes estranhos. Então, consumir ômega 3 ajuda a proteger nossa saúde contra diversas doenças.  

7- Proteção da retina.

O DHA fornece proteção para a mácula densa, região que protege a retina, nos olhos.

8- Ômega 3 na gestação

O ômega promove vários benefícios para a mãe e seu filho durante a gravidez, atua no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e dos olhos, no desempenho intelectual e no sistema de defesa, prevenindo alergia nos bebês e também pode reduzir deficiências em prematuros. O nutriente também é fundamental na infância e continua promovendo benefícios para a criança.

9- Melhora o desempenho esportivo

O ômega 3 facilita a distribuição de sangue rico em oxigênio para os músculos. Dessa forma, ele melhora nosso desempenho em atividades aeróbicas como natação e corrida, sendo usado inclusive para melhorar a performance de atletas.

10- Previne e trata a perda de massa óssea

O Ômega 3 retarda a perda de massa óssea. E em pessoas que já possuem osteoporose, aumenta a densidade do fêmur e da coluna vertebral.

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Referências:

1- MORI, Trevor A. Omega-3 fatty acids and cardiovascular disease: epidemiology and effects on cardiometabolic risk factors. Food & function, v. 5, n. 9, p. 2004-2019, 2014.

2- LI, Zhengling et al. Fish consumption shifts lipoprotein subfractions to a less atherogenic pattern in humansThe Journal of nutrition, v. 134, n. 7, p. 1724-1728, 2004.

3- INNIS, Sheila M. Dietary omega 3 fatty acids and the developing brainBrain research, v. 1237, p. 35-43, 2008.

4- BECIC, Tarik; STUDENIK, Christian. Effects of Omega-3 Supplementation on Adipocytokines in Prediabetes and Type 2 Diabetes Mellitus: Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Diabetes & metabolism journal, v. 42, n. 2, p. 101-116, 2018.

5- LI, Fang; LIU, Xiaoqin; ZHANG, Dongfeng. Fish consumption and risk of depression: a meta-analysis. J Epidemiol Community Health, v. 70, n. 3, p. 299-304, 2016.

6- MORTON, Sally C.; PASSARO, Austin; BLAUTH, Bruna. Effects of omega-3 fatty acids on cancer risk. JAMA The Journal of the American Medical Association, v. 295, n. 4, p. 403-15, 2006.

7- PANDALAI, Prakash K. et al. The effects of omega-3 and omega-6 fatty acids on in vitro prostate cancer growth. Anticancer research, v. 16, n. 2, p. 815-820, 1996.

8- GIOVANNUCCI, Edward et al. A prospective study of dietary fat and risk of prostate cancer. JNCI: Journal of the National Cancer Institute, v. 85, n. 19, p. 1571-1579, 1993.

9- PANDALAI, Prakash K. et al. The effects of omega-3 and omega-6 fatty acids on in vitro prostate cancer growth. Anticancer research, v. 16, n. 2, p. 815-820, 1996.

10- PERINI, João Ângelo De Lima et al. Ácidos graxos poli-insaturados n-3 e n-6: metabolismo em mamíferos e resposta imuneRev. nutr, p. 1075-1086, 2010.

11- GARÓFOLO, Adriana; PETRILLI, Antônio Sérgio. Balanço entre ácidos graxos ômega-3 e 6 na resposta inflamatória em pacientes com câncer e caquexia. Revista de Nutrição, 2006.

12- GONZÁLEZ, Francisca Echeverría; BÁEZ, Rodrigo Valenzuela. IN TIME: IMPORTÂNCIA DOS ÔMEGA 3 NA NUTRIÇÃO INFANTIL. Revista Paulista de Pediatria, v. 35, n. 1, p. 3-4, 2017.

13- LOGAN, Samantha L.; SPRIET, Lawrence L. Omega-3 fatty acid supplementation for 12 weeks increases resting and exercise metabolic rate in healthy community-dwelling older females. PLoS One, v. 10, n. 12, p. e0144828, 2015.

 
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5 comentários em “Principais benefícios do Ômega 3 | Dra. Priscila Gontijo”

    • Olá Daniel,
      Tudo bem?
      A quantidade recomenda de ômega 3, por dia, é de 2000 mg, e para atingir esse valor, basta consumir duas cápsulas do Ômega 3 Vhita diariamente.
      E se você quiser saber mais sobre o Ômega 3 Vhita, é só entrar aqui: https://conteudo.vhita.com.br/omega3
      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Responder
    • Bom dia Daniel!
      Como vai?
      O número de cápsulas pode variar de acordo com o objetivo da suplementação. Pensando em obter os benefícios, duas cápsulas ao dia (com 1200 mg de ômega 3) já seria o suficiente.
      Mas se o objetivo é proteção da saúde cardiovascular e melhora do colesterol e triglicérides, a dose de ômega 3 diária pode ser ainda maior. Por exemplo, a sociedade brasileira de cardiologia afirma que a dose de 5000 mg de ômega 3 ao dia (que daria um total de 4 doses ao dia – cada dose de 2 cápsulas com 1200 mg), é totalmente seguro para a saúde, desde que seja de um suplemento de qualidade.
      Se tiver dúvidas, estamos à disposição!

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