Como escolher Ômega 3 | Aprenda a escolher um BOM produto

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De forma simplificada, ômega 3 é um tipo de “gordura do bem”. Na definição técnica, é chamada de gordura poli-insaturada, responsável por diversos benefícios para a nossa saúde, é o suplemento mais recomendado atualmente pelos médicos e nutricionistas.

Os exemplos de ômega 3 mais conhecidos e recomendados para a saúde são o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o docosahexaenoico (DHA).  

Qual é a importância do ômega 3 para a saúde?

O ômega 3 do tipo EPA, regula a atividade de células presente no sangue, chamada de plaquetas. Essa regulação evita a formação de coágulos, que poderiam causar um infarto ou um acidente vascular cerebral.

O EPA também atua na redução dos triglicérides, um tipo de gordura que é ruim para o organismo quando está acima do ideal. Já o ômega 3 do tipo DHA ajuda a prevenir alterações nos batimentos do coração e também mantém a saúde cerebral.

Tanto o EPA quanto o DHA, as principais gorduras do tipo ômega 3,  são recomendados para todas as idades, desde a gestação até a terceira idade.

Se preferir, veja esse vídeo em que a Dra Priscila Gontijo Corrêa, Nutricionista e Mestre em Ciências, explica o que é o EPA e o DHA do ômega 3 e a importância desses nutrientes para a saúde. E depois continue no post para ver as nossas 3 dicas para escolher o melhor suplemento de ômega 3!

  • Agora veja mais detalhes sobre o EPA e DHA para as diferentes faixas etárias:

Na gestação, o ômega 3 é importante para fortalecer a imunidade e contribui para o desenvolvimento saudável do cérebro do bebê.  

Durante a infância, seu consumo também é estimulado para continuar fortalecendo a imunidade e a saúde cerebral mas também ajuda a diminuir a incidência de asma. 

Já na vida adulta, além de continuar agindo no fortalecimento da imunidade e saúde cerebral o ômega 3 vai diminuir altos níveis do colesterol ruim (LDL) e melhorar o colesterol bom (HDL). Além disso, níveis adequados de ômega 3 (tanto de EPA quanto de DHA) no sangue são importantes para prevenir a obesidade.

Na terceira idade, o ômega 3 atua como anti-inflamatório ao reduzir a inflamação nas articulações. Auxiliando a diminuir sintomas de doenças auto imunes como a artrite reumatoide. E, também protetor da saúde cerebral e da cognição, beneficiando principalmente a boa memória.

Além disso, ele também é importante para a saúde dos olhos, previne a síndrome do olho seco e impede a degeneração da mácula (uma pequena área da retina que é responsável por garantir a visão de detalhes). 

O ômega 3 também protege o corpo contra diabetes e Alzheimer e distúrbios como hiperatividade, déficit de atenção e depressão.

Como escolher o melhor ômega 3?

Presente principalmente em peixes, óleos vegetais e algumas sementes, o ômega 3 pode ser consumido através desses alimentos, ou pela suplementação.

Provavelmente você percebeu que não costuma consumir esses alimentos diariamente, não é mesmo? Fica tranquila, na verdade a grande maioria de nós, da população brasileira não consome quantidades diárias recoendadas de ômega 3 também. 

Por isso o suplemento é tão recomendado, mas não é qualquer ômega 3, pra escolher o melhor ômega 3, você deve seguir essas 3 dicas: 

  1. É preciso escolher um ômega 3 com boa concentração de EPA e DHA. Por essa razão é importante não se deixar enganar por preços baixos. Pois provavelmente as concentrações de ômega 3 nesse suplemento será bem baixa. 
  2. Dose ideal de 1.200 mg de EPA e DHA por dia. No óleo de peixe, esses componentes podem corresponder de 12 % até 60 % da quantidade total de 1 cápsula. Mas os melhores são de 60% ou mais de concentração de ômega 3 por cápsula. 

Melhor concentração de ômega 3.

3. Procure por um suplemento de ômega 3 que tenha apenas 2 cápsulas por dose, com a concentração de 1200 mg.
Ômega 3 cápsulas.

Se mesmo com essas 3 dicas, você continuar na dúvida, faça o critério de desempate escolhendo aquele que tiver laudos técnicos e o selo IFOS. Pois esses laudos, e o selo IFOS garantem a qualidade e também que o suplemento é livre da contaminação por metais pesados.

Como escolher ômega 3:

Para escolher um bom ômega 3 é preciso garantir alta concentração de EPA e DHA, com 1200 mg, em no máximo 2 cápsulas. Além de terem laudos técnicos e a presença do selo IFOS.

Com essas informações você irá garantir o melhor ômega 3 para a sua saúde!

Mas se ficar na dúvida, não pense duas vezes em nos perguntar aqui no final da página, na sessão de comentários! Nós estamos sempre à disposição para ajudar a cuidar de você e da sua saúde 😉 

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