De forma simplificada, ômega 3 é um tipo de “gordura do bem”. Na definição técnica, é uma gordura poli-insaturada, o que significa que existem mais de uma ligação dupla entre as moléculas de carbono da estrutura. Exemplos de tipos de ômega 3 mais conhecidos são os ácidos eicosapentaenoico (EPA) e o docosahexaenoico (DHA).  

Se preferir, veja esse vídeo em que a Dra Priscila Gontijo Corrêa, Nutricionista e Mestra em Ciências, explica o que é o EPA e o DHA do ômega 3 e a importância desses nutrientes para a saúde.  

Qual é a importância do ômega 3 para a saúde?

O EPA regula a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um AVC ou infarto. Ele também reduz os níveis de triglicérides, um tipo de gordura que é ruim para o organismo quando está acima do ideal. Já o DHA ajuda a evitar arritmias cardíacas, estabilizando a atividade elétrica no coração.

O ômega 3 pode ser usado em várias etapas da vida, desde o pré-natal até a terceira idade. No pré-natal, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso fetal. Durante a infância, seu consumo é benéfico para o sistema imunológico, desenvolvimento da cognição e diminuição da incidência de asma. Já na vida adulta, ele auxilia no combate aos altos níveis do colesterol ruim (LDL) e na melhora do colesterol bom (HDL).

Na terceira idade, o ômega 3 atua como anti-inflamatório ao reduzir a inflamação nas articulações. Auxiliando a diminuir sintomas de doenças auto imunes como a artrite reumatoide. E, também protetor do sistema nervoso central, regula receptores hormonais, auxilia nas atividades cerebrais.

Além disso, ele também é importante para a saúde ocular: previne a síndrome do olho seco e impede a degeneração da mácula (uma pequena área da retina que é responsável por garantir a visão de detalhes). O ômega 3 também protege o corpo contra diabetes e Alzheimer e distúrbios como hiperatividade, déficit de atenção e depressão.

Como escolher o melhor ômega 3?

Presente principalmente em peixes, óleos vegetais e algumas sementes, o ômega 3 é obtido somente pela alimentação. Antes de consumir ou prescrevê-lo para seus pacientes, acompanhe as dicas que reunimos:

  1. É preciso escolher um ômega 3 com boa concentração de EPA e DHA. Fique atento: muitas marcas comercializam produtos a preços muito abaixo do mercado e certamente terão concentrações baixíssimas desses elementos.

  2. Segundo estudos, para o organismo sentir os benefícios, é preciso ingerir pelo menos 1.200mg de EPA e DHA por dia. No óleo de peixe, esses componentes podem corresponder a 12 até 60% da quantidade total. Vale lembrar, porém, que o mais importante é a quantidade deles na dose ingerida, não no óleo de peixe em si.
    Melhor concentração de ômega 3.

  3. Assim, se a dose for de 2.000mg de óleo de peixe e a concentração dos ácidos de 30%, por exemplo, o consumo de ômega 3 será de apenas 600mg, inferior às 1.200mg indicadas pela literatura científica. O ômega 3 da Vhita, por exemplo, tem em duas cápsulas 720mg de EPA e 480mg de DHA.  

  4. É importante, ainda, consultar o rótulo do produto. Pode ser que ele indique a quantidade de 1.000mg ou 2.000mg em referência ao peso da cápsula ou à dose de óleo de peixe, não à quantidade de ácidos graxos. Por esse motivo, é melhor preferir sempre as maiores concentrações, assim, consome-se menos cápsulas e com mais benefícios.
    Ômega 3 cápsulas.

  5. Antes de prescrever ou comprar o ômega 3, verifique a tabela nutricional e confirme se as quantidades de EPA e DHA somadas ultrapassam as 1.200 mg em duas cápsulas.

Como escolher ômega 3:

Para escolher um bom ômega 3 é preciso garantir:

  • Alta concentração do nutriente (ele é denominado EPA,DHA ou ALA nos suplementos)
  • Confirmar que o óleo seja livre de contaminação por metais pesados, purificado, com certificação e laudo técnico. Boas marcas se preocupam com a origem e conservação da matéria prima.

  • Saiba mais em: Diferenciais de um bom ômega 3

Um desconto especial para você

Quer experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade e aproveitar os melhores benefícios que ele pode entregar para o seu organismo? A Vhita vai te ajudar.

Cadastre-se aqui e receba um desconto exclusivo na sua primeira compra na Vhita