Entenda para que serve o Ômega 3

| | ,

Você já deve ter ouvido falar que o ômega 3 faz bem pra saúde, mas sabe para que ele serve, quais seus benefícios e quando suplementar? Confira tudo isso agora nesse post.

O que é o ômega 3

O ômega 3 é um tipo de ácido graxo, ou gordura insaturada. No entanto, antes que você pense que essa substância pode aumentar seu peso, saiba que se trata de uma “gordura boa”. Então, o ômega 3 não faz mal nenhum, pelo contrário, ele promove diversos benefícios no corpo humano.

O ômega 3 é um nutriente essencial ao nosso corpo, porque não conseguimos produzi-lo de forma natural, então precisamos consumir essa gordura, por meio da alimentação ou da suplementação.

Existem diversos tipos de ômega 3, os mais importantes são o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Os dois podem ser encontrados em frutos do mar e peixes de águas profundas — sardinha, salmão, anchovas e atum. 

Outro tipo é o ácido alfa-linolênico (ALA), que pode ser convertido em DHA e/ou EPA após ser ingerido. De origem vegetal, esse tipo de ômega 3 é encontrado em alimentos como nozes, chia, linhaça, agrião, espinafre e couve. 

Para que serve o ômega 3?

O ômega 3 tem inúmeras funções que favorecem o coração, os vasos sanguíneos, o cérebro e muitos outros órgãos. Confira suas principais funções:

Efeito anti-inflamatório

O ômega 3 estimula o aumento de hormônios com efeito anti-inflamatório natural. Sendo assim, é possível afirmar que esse ácido graxo pode ser muito útil no tratamento de doenças autoimunes e crônicas, como por exemplo, lúpus e artrite.

Controle do ritmo cardíaco

O consumo de ômega 3 traz muitas consequências positivas para a saúde do coração. Com a melhora do fluxo sanguíneo, a pressão arterial se mantém mais controlada e tem menos chances de sofrer com obstruções.

E tem mais: a Associação Americana do Coração recomenda o uso de ômega 3 para manter a saúde do coração e evitar doenças cardíacas. 

Prevenção do câncer

O ômega 3 é usado no tratamento de alguns tipos de câncer e também pode ajudar na prevenção de certos tumores. Ele ainda tem a capacidade de impedir a metástase, o que diminui as chances das células da doença se espalharem pelo corpo.

Melhora cognitiva

O ômega 3 faz parte da composição da bainha de mielina, que atua na formação dos neurônios. A presença dessa gordura no organismo pode facilitar o processo de aprendizagem, assim como o fortalecimento da memória. 

Além disso, o ômega 3 ajuda na prevenção e no tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso, como Alzheimer e mal de Parkinson, por isso, é muito indicado para idosos.

Quando iniciar a suplementação 

Em países como Japão e Islândia, onde os peixes são um alimento básico (assim como arroz e feijão é para os brasileiros), a população supre suas necessidades diárias de ômega 3 facilmente. Estudos comprovam que esses povos sofrem menos com doenças cardíacas e com a perda das capacidades cerebrais. 

Mas no Brasil, os alimentos ricos em ômega 3 são pouco consumidos pela população, então, as pessoas sofrem mais com a falta desse nutriente. Por isso, a suplementação de ômega 3 é uma boa opção para quem não consegue atingir os níveis necessários dessa gordura apenas por meio da alimentação. 

Outros candidatos à suplementação são pessoas com altos níveis de gordura no sangue (mais de 500 mg/dl), idosos saudáveis, que procuram proteger a saúde mental e afastar o risco de Alzheimer, e gestantes, já que o ômega 3 promove benefícios para mãe e para o bebê durante a gravidez.

E lembre-se, o ômega 3 é um suplemento, então não precisa de indicação médica, mas recomendamos que você vá a um profissional e siga suas orientações, para tomar a dose correta e obter os benefícios do ômega 3. 

Quer saber mais?

Referências:

HORROCKS, Lloyd A.; YEO, Young K. Health benefits of docosahexaenoic acid (DHA). Pharmacological research, v. 40, n. 3, p. 211-225, 1999.

CANHADA, Scheine et al. Omega-3 fatty acids’ supplementation in Alzheimer’s disease: a systematic review. Nutritional neuroscience, v. 21, n. 8, p. 529-538, 2018.

 
Anterior

DHA | Tudo que você precisa saber sobre esse ômega 3!

Ômega 3 e Vitamina E | Entenda essa relação

Próximo

4 comentários em “Entenda para que serve o Ômega 3”

  1. Já ouvi muito falar do ômega 3, mais pela primeira vez que comprei e vou tomar. Espero ter os resultados que são indicados. Tenho todos esses problemas, coração inchado, colesterol, coração muito lento.

    Responder
    • Oi Amilton! Tudo bem?
      Se você tiver comprado um suplemento de ômega 3 de qualidade, com certeza terá bons resultados na melhora dos índices de colesterol, e em consequencia, melhora cardiovascular. Você vai conseguir perceber isso através de exames bioquímicos após 3 a 6 meses de consumo.
      Agora se você consumir um suplemento de baixa qualidade, pode piorar sua saúde ao invés de ajudar, beleza?
      Vale ressaltar ainda que o ômega 3 é uma gosrdura boa e não um medicamento. Desde que ingerido regularmente desde sempre na alimentação, consegue prevenir vários sintomas e doenças relacionadas ao coração.
      Sigo à disposição =)

      Responder

Deixe um comentário